Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Durex pode derreter na panela de pressão?

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Bem pessoal,

Comprei uns potinhos para fazer PF-Tek que já vem com uma tampinha meio parecida com as tampas de Nescau, por exemplo. Minha idéia é colocar a mistura lá dentro e depois vedar com durex. Só tenho uma dúvida: será que na hora de esterilizar os potes na panela de pressão o durex não pode derreter?
 
Esterilize, espere esfriar, tire e passe rápido o durex em volta.

Essas tampas já vem com furos para inocular?
 
Se vc colocar o papel alumíneo em cima do copo e der algumas voltas com durex, ele não derrete, digo isso porque eu SEMPRE faço assim.

Agora so não sei dizer se pra vedar essas tampas de ferro que ja vem nesse própio copo vai dar certo
 
Equador, elas não vêm com furos, mas eu pretendo fazê-los.

As tampas não são de ferro, são de plástico (como as de Nescau ou Nutella); será que elas derretem também? Sobre vedar com durex acho que rola sim, Kleber - seria o mesmo que pegar um copo de Nutella e passar durex naquela frestinha entre a tampa e o vidro. Na minha imaginação, pelo menos, é possível.

Bom, sei lá, se a idéia não for boa acho que eu vou usar só papel alumínio mesmo...
 
Nossa mano, usa aluminio é mais pratico, facil e barato, vai que rola. Deixe sem vedar com aluminio para circular o ar, depois de frio véde.
 
Fita adesiva derrete na panela, mas isso depende da marca ou qualidade da fita. Tenho usado pequenas chapas circulares de metal como tampa, as prendo com fita e esterilizo normalmente... uma vez usei uma fita diferente e derreteu.

Ah, vale lembrar que em Portugal durex é a marca de preservativos!
 
Não é necessário vedar os copos com fita ou qualquer coisa, antes da esterilização. Acho até melhor não vedar, para que o vapor entre no copo e esterilize mais efetivamente.

Para esterilizar apenas use as tampas de alumínio encaixadas (moldadas) no copo, sem vedar. Depois espere a panela esfriar, para só então retirar os copos, e vedá-los.

Antes de vedar com fita adesiva, também é aconselhável secar os copos por fora, de leve, utilizando papel toalha. Ou tirar da panela com cuidado, deixar num local limpo, e aguardar que seque. O adesivo da fita geralmente não gruda bem em superfícies molhadas.
 
Bem pessoal,

Comprei uns potinhos para fazer PF-Tek que já vem com uma tampinha meio parecida com as tampas de Nescau, por exemplo. Minha idéia é colocar a mistura lá dentro e depois vedar com durex. Só tenho uma dúvida: será que na hora de esterilizar os potes na panela de pressão o durex não pode derreter?

Aeew!, tem essas borracha elástica que usam no banco para o dinheiro, você pode colocar essas borrachas para sustentar o papel alumínio uma vez que esfriar depois de esterilizar, tira as borrachinhas e coloca o durex.
 
Última edição por um moderador:
De volta à pergunta inicial do tópico, parece que durex não derrete na PP. Além de quem falou neste tópico, recentemente também foi relatado isso no diário do @Spiritualcybe. :coffee:
 
Se a tampa não derreter, quem sabe não seja necessário fazer nenhuma vedação extra. Eu testaria uns 2 potes sem vedar pra ver o que acontece, mas acho que durex não é a melhor opção.

Eu já fiz com fita isolante e fita crepe. As duas funcionam. A fita crepe é bem mais barata.

Eu não vou dizer que não funciona vedar só depois de esterilizar, mas acho que pode criar dois problemas básicos.

1. Maior risco de contaminação. Eu prefiro tirar os copos da panela e inocular imediatamente.

2. A quantidade de água no substrato pode ficar maior do que o desejado.

Lembrando que no pf tek original é feita a vedação antes de esterilizar. É claro que se alguns membros fazem diferente e não têm problemas, é porque também funciona, mas se você começar a ter problemas com contaminação esta pode ser uma das causas.
 
Back
Top