Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duas culturas, dois resultados em um só procedimento

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, amigos psilodoutos

Dia 2/9 fiz essas CLs aqui.

3 seringas de água de copo/garrafinha (furei uma garrafinha de 500 ml de água mineral, com a agulha e suguei a água sem abrir a tampa - copo é difícil de achar e é a mesma água, no fim das contas, segundo os fabricantes)

Ou seja, 60 ml de água. Juntei 3 ml (5%) de glicose 50% direto das ampolas (uso ampolas de 10 ml, o restante foi em outras).
Nessa mistura, abri um carimbo, raspei e joguei praticamente a mesma quantidade de esporos.

Hoje estão assim.

Um vidrinho está com essa mistura de teia com esporos.
O outro está apenas com os esporos.

O procedimento foi feito no mesmo momento, com a mesma esterilização dos vidros (fervidos, secos no microondas e depois 10 minutos de luz UVC direta).
O carimbo é o mesmo. A mistura líquida é a mesma.

Aí vem a pergunta: porque caralhos essa diferença?
É seguro usar a CL que formou teia?

Aproveitando pra perguntar outra coisinha: é normal a CL escurecer quando tem mel na mistura?
 

Anexos

  • IMG_20220914_012509546.jpg
    IMG_20220914_012509546.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 38
  • IMG_20220914_012449690.jpg
    IMG_20220914_012449690.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 37
Olha, eu creio que essa teia seja justamente o micélio. E ao meu ver parece saudável, mas não consigo dar certeza pela distância da foto. A diferença entre os dois é porque pode ser que tenham esporos mais agressivos na outra CL e eles cresceram bem mais rápido assim. É bom lembrar que cada esporo é uma genética diferente.
Sobre a CL de mel, é geralmente como eu faço e ela escurece muito também hehe
Vou esperar outros colegas ajudarem na questão também :)
 
@Rickarddin É muito difícil conseguir fazer uma CL de esporos sem riscos de contaminação. O ideal é você testar em placas/flocão, só não crie muita expectativa em CL de esporos.
Boa sorte!
 
Última edição:
Back
Top