Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dicas de consumo de drogas durante a quarentena da pandemia

onofremartelo

Hifa
Membro Ativo
26/11/2019
64
6
Algumas dicas que eu fiz para meus amigos sobre tomar substâncias psicoativas durante a quarentena do Coronavírus, relacionando por exemplo com o sistema imunológico. Por Onofre Martelo.


- Álcool: o uso crônico ou abusivo por vários dias ou em altas doses tem efeito imunosupressor, aumentando a incidência de doenças infecciosas, principalmente pneumonia e tuberculose. Porém, o uso moderado de cerveja ou vinho (2 drinks por dia pra homem e 1 por dia pra mulher) pode beneficiar o sistema imunológico em comparação a zero consumo de álcool, por causa das suas propriedades antioxidantes por exemplo. É bom lembrar que, no geral, o álcool é considerado a droga mais danosa dentre todas, ficando na frente até da heroína, então é melhor moderar pensando na saúde no futuro.



- Cigarro/tabaco: além de estar diretamente relacionado com doenças respiratórias, fumar em geral está ligado a inibição do corpo de se curar contra infecções. Na China, fumantes tinham 14 mais vezes de desenvolver complicações e morte com o coronavirus do que não fumantes.

- Caneta/vaping com ou sem nicotina: estudos sugerem que usuários jovens de vape estão mais susceptiveis a infecções respiratórias, incluindo aumento de sintomas de bronquite crônica. Além disso, desde 2018 há grandes relatos de problemas de pulmão e algumas mortes relacionado a usuários de cigarros eletrônicos, sendo a substância incluída nos juices "Acetato de Vitamina E" a grande responsável por esses danos na saúde. Então para pessoas até 42 anos, essa pode ser a diferença de contrair o vírus e ter que ir pro hospital ou não.

- Cannabis/Maconha: usualmente tem ação de vasodilatação que pode ser bom pro sistema respiratório. Outro ponto positivo é o aumento do apetite, em que doenças crônicas como o coronavirus pode afetar significamente. Além disso, vários usuários consomem maconha para ajudar a dormir, momento esse extramamente importante pro bem do sistema imunológico. Porém, tem também ação anti-inflamatória que está sendo amplamente discutida se é ruim ou não pra tratamento do coronavirus (NSAIDs ou anti-inflamatórios tem propriedades de evitar a replicação de virus mas também de parar a produção de anti-corpos, a princípio não estão recomendando por exemplo o Ibuprofeno pra tratamento do coronavirus mas não há evidência clara ainda). O cuidado está em compartilhar os beques de boca em boca, que pode facilmente espalhar o vírus entre os usuários, então o ideal é fumar sozinho.
NSAIDs e COVID-19:


Sono e COVID-19:


Substâncias psicodélicas: além de sempre respeitar as condições de "set" (estado psicológico) e "setting" (contexto do ambiente), minha dica é ter sempre uma venda nos olhos e música tranquila de fundo, pois os psicodélicos agem mais no interior do que no exterior, acessando uma terapia do inconsciente. A própria palavra Psicodélico significa “manifestação da mente ou da alma” e tem tudo a ver com conexão. Conexão consigo mesmo pois há a percepção de aspectos da mente antes desconhecidos, conexão entre seres humanos pois cria empatia, conexão com o propósito e sentido da vida (que você é, não um simples indivíduo com cpf, mas sim uma coisa que nunca acaba, sempre muda, dentro de um fluxo temporário de matéria que se manifesta e que tem habilidade de transmitir amor), e conexão com a sensação de uma verdadeira experiência espiritual. Nesse sentido, essas substâncias podem nos ajudar positivamente nesse momento de pandemia, criando um incrível senso de compaixão, que apesar de todos estarem de quarentena, estamos também juntos por um mundo melhor, que essa é apenas uma etapa da constante mudança que o universo nos desafia a viver. Porém, em pessoas com disposição a ansiedade e depressão que não respeitem condições de set e setting, pode até ter alguns efeitos mais negativos, como badtrips, ataques de pânico e medo extremo, mas nada diferente de como o mundo já não esteja passando em sã consciência, neh? Então outro conselho é diminuir as doses, não tentar novas substâncias, ficar em casa ao invês de caminhar por ai, ter um tripsitter por perto (amigo te observando), ou seja, praticar o uso dessas substâncias de forma responsável, respeitável e amigável.
Há outros detalhes importantes sobre cada uma delas:

- MDMA/Ecstasy/Molly: apesar de ser a terceira substâncias menos danosa, fisiologicamente falando, o MDMA tem efeito imunosupressor, ou seja, pode diminuir consideravelmente a ação do sistema imunológico e as defesas do nosso organismo contra doenças infecciosas, então é melhor não usar nesse período.

- Argyreia Nervosa/Hawaian Baby Woodrose/LSA/LSH: tem forte ação de vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), fazendo com que as vias respiratórias fiquem bem mais contraídas do que o normal (nariz entupido por exemplo), que é o que uma gripe ou coriza já faz. É melhor não usar essa aqui em altas doses (6-12 sementes), principalmente pra quem tem asma ou outros problemas respiratórios. Como é um psicodélico que dura 8 horas, é melhor tomar de dia pra que o corpo e a mente possam descansar a noite, pois o sono é um grande aliado pro sistema imunológico. Além disso, o LSA é bem sedativo, fazendo com que as juntas fiquem até doloridas ao se locomover, então é bom ter um tripsitter por perto pra ajudar a ir no banheiro ou tomar água. É recomendado a extração filtrada das sementes trituradas com vinho branco para diminuir os efeitos colaterais.

- LSD/ácido/papel: é a segunda substância menos danosa dentre as mais usadas, fisiologicamente falando. Como é um psicodélico que dura incríveis 8-12 horas, é melhor tomar cedo pra que o corpo e a mente possam descansar a noite, pois o sono é um grande aliado pro sistema imunológico ficar em alta. Estudos demonstraram que doses mais baixas ou recreativas podem influenciar positivamente a imunidade antiviral ou anticâncer através da modulação da ativação das células NK. Ademais, aqui no Brasil nunca se sabe que o papel é realmente somente LSD ou adulterado por falta de teste de idenficação.

- Ayahuasca: como há a inserção de um IMAO (inibidor da enzima monoamina-oxidase) junto com DMT, é extremamente importante seguir a dieta restritiva durante alguns dias antes e depois do uso pra não dar complicações com o corpo. Além disso, estudos clínicos em humanos mostraram que a Ayahuasca/DMT pode alterar o número e a distribuição de células imunes no sangue de uma maneira que pode aumentar a imunidade antiviral e antitumoral do usuário.

- DMT/Tchanga: como dura de 5 a 15 minutos de forma intensa, essa também é uma excelente opção pra viajar nas mais incríveis cores e conversar com os aliens. As propriedades positivas para o sistema imulógico são os mesmos da Ayahuasca.

- Cogumelos mágicos/Psylocibe cubensis: é a substância menos danosa, fisiologicamente falando, sem contar que não dá pra adulterar incluindo outras substâncias desconhecidas como pode acontecer com o LSD. Como é um psicodélico que dura até 6 horas e tem um efeito de te deixar mais no sofá e inativo, acho que é a melhor escolha pra ter uma viagem tranquila em qualquer horário. Além disso, vários estudos vêm demonstrando que extratos e substâncias derivadas de micélio e de cogumelos (não necessariamente os cubensis) tem propriedades anti-virais e podem ser grandes aliados ao sistema imunológico pra tratar infecções de gripe.




- Benzodiazepínicos/Rivotril/Diazepam/Bromazepam (calmantes, trip killers): aumentam as chances de 25%-54% de contrair, ou até morrer por, pneumonia. Então é bom tentar parar bem aos poucos, de 5 em 5% durante várias semanas se o uso for crônico, igual se faz com anti-depressivos pra evitar os efeitos colaterais.

Pontuação das drogas mais danosas: What is the most dangerous drug?


Quer substituir as drogas por algo natural? Tente meditar, fazer yoga ou até dançar por várias horas até gerar esses estados alterados de consciência. Outro método interessante é flutuar numa banheira com água salinizada, tentar fazer um isolamento de luz e som, pra simular um tanque de flutuação e isolação. Mas não posso mentir: misturar essas atividades com psicodélicos é melhor ainda!
 
Última edição:
Nova notícia pra talvez quebrar os paradigmas! 👌🤯🚬🔥

Pesquisadores franceses testam adesivos de nicotina em pacientes com coronavírus:
Estudo - que ainda sim enfatiza sérios riscos à saúde em fumar - sugere que substância do tabaco pode reduzir o risco de contrair coronavírus.
...
"Nosso estudo transversal sugere fortemente que aqueles que fumam todos os dias têm muito menos probabilidade de desenvolver uma infecção sintomática ou grave com Sars-CoV-2 em comparação com a população em geral", escreveram os autores do relatório Pitié-Salpêtrière.
“O efeito é significativo. Ele divide o risco por cinco para pacientes ambulatoriais e por quatro para aqueles internados no hospital. Raramente vemos isso na medicina ”, acrescentou.


Eles basicamente compararam a porcentagem de pessoas fumantes hostitalizadas com o coronavirus com a porcentagem de fumantes da população em geral. Exemplo com números aleatórios: se numa cidade tem 14.2% de fumantes e nos hostipais apenas 4.2% dos pacientes internados com COVID19 são fumantes, então quem é fumante não está pegando corona como as outras pessoas.

China: 12.6% de 1,000 infectados eram fumantes, enquanto o número de fumantes chineses gira em torno de 28%.
Paris/França: 8.5% de 11,000 infectados eram fumantes, enquanto o número de fumantes franceses gira em torno de 25.4%.


Edit: como disseram os amigos Texugo e Ecuador abaixo, ainda convém adicionar uma parte importante da notícia que deve ser lida:

No entanto, os pesquisadores insistiram que não estavam incentivando a população a começar a fumar, o que acarreta outros riscos potencialmente fatais à saúde e mata 50% dos que o adotam. Embora a nicotina possa proteger as pessoas do vírus, os fumantes que a pegaram desenvolvem sintomas mais sérios devido ao efeito tóxico da fumaça do tabaco nos pulmões, dizem eles.
 
Última edição:
Apenas para esclarecer que paradigmas não foram quebrados e está bem longe de ser um estudo confirmado.

Isso me lembra o Ceteris paribus da Economia, que você apenas ignora o restante das variáveis.


Do próprio texto:
While nicotine may protect those from the virus, smokers who have caught it often develop more serious symptoms because of the toxic effect of tobacco smoke on the lungs, they say.

Enquanto a nicotina, talvez, proteja os fumantes de adquirirem o vírus.
Indivíduos fumantes que pegaram o vírus, mais frequentemente desenvolveram sintomas graves devido ao efeito tóxico do tabagismo nos pulmões.
 
Pesquisadores franceses testam adesivos de nicotina em pacientes com coronavírus:
Estudo - que ainda sim enfatiza sérios riscos à saúde em fumar - sugere que substância do tabaco pode reduzir o risco de contrair coronavírus.


Pelo que entendi ainda vão testar os patches: "Clinical trials of nicotine patches are awaiting the approval of the country’s health authorities."

Mas é um dado interessante a questão dos fumantes aparentemente não terem risco maior de adoecerem com a COVID-19. Mais curioso do que útil, porque não é bem uma opção de tratamento ou prevenção, para a maioria da população.
 
Sim, desculpa não traduzir as outras partes importantes. No meu primeiro post já tinha colocado algumas notícias sobre o risco maior em contrair o vírus e ser fumante.

Mas é curioso e uma faca de dois gumes. 🤔
 
Back
Top