Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratar no sol?

realvidalz

Esporo
Cadastrado
24/10/2023
1
1
21
Olá pessoal, sou Vidal, sou novo novo no fórum e este é meu primeiro post, e tenho algumas dúvidas relacionadas a secagem.

Desde quando comecei a caçar cogumelos, meu método de desidrata-los sempre foi colocar os Cogus dentro de uma forma de metal, com uma rede de mosquitos por cima (pra que insetos não toquem o fruto) e geralmente colocava em cima do telhado de casa por um dia todo, quando o sol estava bem quente. Sempre funcionou bem, eles ficavam bem sequinhos e crocantes, então sempre fiz isso, ao invés de usar o método com vento.

Porém alguns amigos meus que também utilizam da medicina, me disseram que é errado, e que secar desta forma no sol, eles absorvem radiação e alteram a psilocibina, e que isso ao longo prazo poderia me causar uma intoxicação. Porém sempre sequei desta forma e consagrei várias vezes. Porém não senti nenhum colateral posterior. O que acham disso? A secagem no sol é realmente incorreta? Isso estraga ou muda meus frutos? E se sim, qual o método mais eficiente?
 
secar desta forma no sol, eles absorvem radiação e alteram a psilocibina, e que isso ao longo prazo poderia me causar uma intoxicação.
Silogismo: se isso fosse verdade os cogumelos in natura expostos ao sol também se tornariam tóxicos?
Sobre a secagem ao sol, um fato estudado, é a aceleração da degradação da psilocina devido aos raios UV, aliás, temperaturas acima de 72°C são fatais para a molécula.
Isso é tudo que posso afirmar sobre o assunto.
 
Desde quando comecei a caçar cogumelos, meu método de desidrata-los sempre foi colocar os Cogus dentro de uma forma de metal, com uma rede de mosquitos por cima (pra que insetos não toquem o fruto) e geralmente colocava em cima do telhado de casa por um dia todo, quando o sol estava bem quente. Sempre funcionou bem, eles ficavam bem sequinhos e crocantes, então sempre fiz isso, ao invés de usar o método com vento.

Eu colocava no ventilador, mas passei a desidratar no forno quando a quantidade é maior. Não sei se degrada tanto quanto no Sol... Mas não vejo diferença.

Tenho a impressão que esse calor por pouco período (eu deixo no forno baixo e tampa aberta para desidratar) degrada menos que raios UV... Mas se vem funcionado até então segue em frente!

temperaturas acima de 72°C são fatais para a molécula

São e não são... Já mostraram diversas vezes (até em testes meus) que se tu ferver o chá até ficar uma pasta grossa ele ainda não perde a potência. Horas no forno a quase 200ºC não degradam também: bolo de cogumelo
 
São e não são... Já mostraram diversas vezes (até em testes meus) que se tu ferver o chá até ficar uma pasta grossa ele ainda não perde a potência. Horas no forno a quase 200ºC não degradam também: bolo de cogumelo
Verdade. Fatal foi uma palavra forte. Tempo de exposição é outro fator inerente.
Encontrei esse gráfico nos meus arquivos sobre a relação temperatura x tempo = % degradação:
psilocin temperature degradation.jpg
 
Back
Top