Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Demora para colonizar bolos

Bottis

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/09/2007
23
68
Boa Noite gente
Eu iniciei meu cultivo com GT.Fiz alguns potes com 2/3vermiculita e 1/3 de aveia.Completei com água depois.Fiz a esterelização normalmente como o recomendado, mas na hora de fazer a seringa e guardá-la na geladeira , acabei não fazendo muito direito e acho que tive contaminação ali.
O que aconteceu foi que muitos dos potes não vingaram, alguns já deram contaminação logo, com um fungo verde escuro, outros nasceram mas ficaram um pouco feios, e mesmo assim, estão demorando muito para colozinar, mais de um mês, e nem 50% ainda.Tenho quase certeza que é o cubensis, mas está muito devagar mesmo.
A minha dúvida é se existe algum problema comum que cause isso, considerando que mantive os bolos proximo da temperatura ideal 24-29 graus.

E aproveitando o tópico, alguem pode me dizer se recebeu esporos da profungos recentemente?
 
Boa Noite gente
Eu iniciei meu cultivo com GT.Fiz alguns potes com 2/3vermiculita e 1/3 de aveia.Completei com água depois.Fiz a esterelização normalmente como o recomendado, mas na hora de fazer a seringa e guardá-la na geladeira , acabei não fazendo muito direito e acho que tive contaminação ali.
O que aconteceu foi que muitos dos potes não vingaram, alguns já deram contaminação logo, com um fungo verde escuro, outros nasceram mas ficaram um pouco feios, e mesmo assim, estão demorando muito para colozinar, mais de um mês, e nem 50% ainda.Tenho quase certeza que é o cubensis, mas está muito devagar mesmo.
A minha dúvida é se existe algum problema comum que cause isso, considerando que mantive os bolos proximo da temperatura ideal 24-29 graus.

E aproveitando o tópico, alguem pode me dizer se recebeu esporos da profungos recentemente?


Olá Bottis.
Ter cuidado e muita assepssia em todas as fases do cultivo, é primordial para o sucesso.
Se vc imagina que teve problemas no preparo da seringa, e nenhum bolo vingou sem contaminação, a mesma pode ter vindo sim do processo de preparo da seringa.

A contaminação verde, que surge e é muito mais rápida que o micélio para desenvolver, provavelmente é a trichoderma, também conhecido como duende verde. É muito comum, e os esporos deste contaminante estão por toda parte, pelo ar... pelo chão. Quando encontram um substrato para de desenvolver, colonizam vorazmente para então soltar mais esporos.

Os outros, que chegaram ao 50% em 30 dias, também não estão saudáveis. Se perceber o verde, é a trichoderma. Se perceber manchas marrons, brancas (mas não cintilantes como o micélio de psilocibe), tente a ser contaminação por bactérias.

Descarte o material, de preferência enterre na natureza o substrato, mande para o lixo fita, alumínio, filtros, e lave muito bem os copos, utilize cloro para ajudar.

Recomeçe novamente, errar é apenas mais um passo do aprendizado:pos:
 
Valeu, eu vou recomeçar tudo mesmo.A contaminação, pelo jeito é o "green penicilium" de acordo com um vídeo que assisti, não sei se é o mesmo duende verde.Vou precisar de um carimbo novo e estou esperando chegar, já estou preparando tudo novamente e dessa vez já vou deixar tudo melhor planejado_Obrigado pela ajuda, um abraço!
 
Quase certamente sim.
 
Back
Top