Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Delay na colonização do spawn?

• Criador do tópico Criador do tópico MoKsha
  • Data de início Data de início

MoKsha

Primórdia
Membro Ativo
24/10/2012
118
31
32
Inoculei 10 copos de milho com B+ há cerca de um mês. Acontece que 2 copos contaminaram, 2 completaram a colonização e em todos os outros ainda não há sinal de micélio. Alguma explicação? Reinoculo os copos ou espero mais?

Tem histórias de copos que os usuários esperaram mais de um mês pra germinar, mas é raro. Um bom tempo pra esperar qualquer sinal de micélio é de uma a duas semanas, passou disso pode reinocular. Mas terá que refazer todo o processo, esterilizar novamente, não é só inocular.
Pode ser por vários motivos, desde preparação do subtrato até esporos mal hidratados ou fracos, ou mesmo o azar de nenhum esporo ter conseguido pegar o substrato nestes copos em particular.

Um bom tempo de colonização para a PF tek é de 2-4 semanas. Um mês é o tempo para colonizar completamente a maioria dos substratos, muitos terminam bem antes. Então, sim, reinocule.

Upvote 0
Pra mim, é problema com genética fraca do B+ , ou carimbos muito velhos.

Mas terá que refazer todo o processo, esterilizar novamente, não é só inocular.

Não creio. Já inoculei grãos novamente e diretamente, e a colonização ocorreu normalmente. Mas para uma segurança maior, esterilizar tudo novamente pode ser uma boa opção.

Foque naqueles que estão colonizando, e procure re-inocular os que não germinaram (inclusive com outra strain se preferir).

Upvote 0
Bom, na minha opinião, não existe esterilização completa nem mesmo na pressão. A "esterilização" existe, porém, é temporária. Você dá um tempo de vantagem ao spawn, para que ele possa colonizar o substrato e dominá-lo, não dando chance para qualquer outra contaminação que possa aparecer. Ao inocular o copo com um tempo parado, é menos tempo de esterilização.
Apenas minha opinião, baseado no que li.

Upvote 0
Estou agora com 3 potes de 150 g de centeio que esterilizei a mais de 40 dias e não inoculei, por falta de tempo. Ontem fui vê-los e estão perfeitos sem sinal algum de contaminantes, sem cheiro algum. Não aconselho a ninguém deixar tanto tempo assim até inocular, mas uma vez esterilizado, bem vedado, pode ficar muito tempo estéril.

Upvote 0
Bom, como você disse, são mais de 2 copos, então faça o teste. Reinocule alguns direto e alguns esterilizados novamente, não custa nada.

Upvote 0
Copos podem ficar fechados na panela depois da esterilização por milênios (porque estão esterilizados, não há vida ali -duh)

Mas usar o bom senso é sempre bom, hehe :)

Upvote 0
Bom, na minha opinião, não existe esterilização completa nem mesmo na pressão.

Acho que tudo depende do propósito e qual tipo de material estamos esterilizando. É sabido que endósporos são uns verdadeiros capetas. Felizmente, os endósporos são produzidos apenas por algumas bactérias e a produção de endósporos depende de alguns fatores estressantes, como a falta de nutrientes.

Resumindo: Uma boa esterilização na panela de pressão deve eliminar qualquer competidor fúngico para o cultivo de cogumelos.

Inoculei 10 copos de milho com B+ há cerca de um mês. Acontece que 2 copos contaminaram, 2 completaram a colonização e em todos os outros ainda não há sinal de micélio. Alguma explicação? Reinoculo os copos ou espero mais?

Você mesmo que confeccionou o carimbo? Qual é o ano do carimbo?

Sempre que ganho carimbo de terceiros ou que tem mais de 2 anos, eu faço culturas liquidas. São simples e eficientes. Já me salvaram de muitas dores de cabeça e perca de substrato/tempo.

Upvote 0
Um amigo fez os carimbos, há cerca de 1 ano. Preparei as seringas e deixei 48 hrs na geladeira.

Upvote 0
Back