Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Debate: enteogenos, necessidade a alguns ou a todos?!

Shankara

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/06/2008
214
62
Palhoça/Florianópolis SC
Vim abrir esse dabate para discutir a seguinte temática:

Enteogénos é necessario para todos?alguns não precisam?nem um nem outro?

pois entao...sera que os enteogenos servem como alavanca espiritual para todas as pessoas da terra...mesmo aqueles que ja alcançaram alto nivel de elevação espiritual,como uma experiencia paralela podendo somar a praticas espirituais padrões!

ou seria algo necessario para algumas pessoas despertar um caminho espiritual,como um empurrão ou gatilho para inciar uma jornada...

alguns so conseguerião crescer com eles?alguns nao alcançarão nada?

discutam!

Na minha opinião, os psicoativos (não gosto do termo "enteógeno") não são necessários a ninguém.

Os homens mais evoluídos que conheci na vida nunca colocaram uma gota de álcool ou outro tipo de droga em seu corpo.

E conheço muitos "enteogenistas" que são literalmente um bando de imbecis involuídos, não passam de pseudo-iluminados que se acham detentores da "Verdade".

Eu evoluí muito mais como ser humano quando vivia nas ruas, encarando a Vida nua e crua, do que me chapando de Salvia no quarto e depois dizendo que vi "Deus" e que "somos todos um só" ou outro tipo de frase sem sentido real.
Eu odeio a mistura de psicoativos com crenças, odeio ser olhado diferente quando digo que tive uma Trip recreativa ou que comprei algumas plantas em e-shops, odeio ter de ler baboseiras "espirituais" de um bando de falsos moralistas, pseudo-evoluídos que se drogam mais do que eu. Odeio ter que respeitar a crença alheia quando esta não me respeita.

O ser humano depende de drogas para evoluir?, a resposta é não.

O ser humano só depende de si mesmo para atingir sua evolução.

Me desculpe se fugi demais ao tema e falei coisas demais, mas isso é meio que um desabafo meu.

minha opinião:
para todos, mais nem todos são para

no livro O retorno a cultura arcaica Mckenna fala mais ou menos assim:

O que podem me mostrar?
pergunta relacionada aos sábios e gurus do oriente, tempo no qual ele esteve estudando a cultura religiosa do lugar.

Eu acredito que possa haver pessoas que alcancem níveis de consciência sem psicoativos
mais gostaria de ver um ser provido dessa consciência, que nunca tomou nada, se um dia viesse a tomar uma dose punk, será que não iria se assustar com toda a mágica que os enteógenos proporcionam?

Não acredito que os enteógenos sejam necessários para ninguém.

É óbvio que uma pessoa pode ter uma experiência extremamente reveladora com o uso de certas substâncias; mas ela pode também, após passar o efeito, voltar a ter atitudes que não condizem com a suposta "iluminação" que ela alcançou.

Creio que a pessoa pode ter essas experiências para vislumbrar o objetivo a ser alcançado (que normalmente está ligado à paz, harmonia, equilibrio, etc..), mas o que vai fazer ela realmente chegar, e o mais importante, se manter nesse objetivo, é a prática diária da auto-observação, principalmente ligada à meditação.

É a boa prática!

E ao se fiar somente nessas substâncias, a pessoa corre o risco de acabar se assemelhando a um deficiente, que precisa sempre lançar mão de uma muleta (enteógenos) para poder caminhar, sendo que sem ela fica estático, impossibilitado de dar um passo.

Por fim, acho que muitas pessoas podem se entupir de dmt, mescal, psilocibina, lsd, entre outras tantas substâncias, e não evoluir nada com isso.

Como eu disse, é isso que eu acho, até o momento.

Por fim, acho que muitas pessoas podem se entupir de dmt, mescal, psilocibina, lsd, entre outras tantas substâncias, e não evoluir nada com isso.

duvido
a evolução acontece,
só 0,01%?
é, mais saiu do zero, isso já é um tanto bom
o dissolver da máquina social vem a tona
se não vier, ela para de tomar
os tapas vem queimando cada vez mais
aí o caboclo não aguenta :)

acho que pra nossa cultura ocidental materialista realmente enteogenos ajudam a dar aquele empurão no inicio, ja pra quem foi criado numa cultura onde vc desde criança tem como meta a vida espiritual e o auto-conhecimento não há necessidade.
Mas seria interessante um daqueles monges (aqueles que se trancam em quartos e meditam a vida toda) relatar uma experiência

Deixa eu tentar explicar como vejo a consiência x enteogeno fazendo isso de forma bem material e ignorando milhares de fatores é claro que nao podemos medir a consiência mas colocando dessa forma consigo expressar melhor a ideia, farei atraves de um equação matematica:

o Individuo e o enteogeno seriam os Fatores

FATOR - Os números inteiros multiplicados em uma multiplicação são os fatores. Na equação
3×2=6, 3 e 2 são os fatores de 6.

Individuo normal : 10 (consiência em estado normal)
Enteogeno: 3

3x10 : 30 (Consiência alterada)
Enteogeno funcionando como um aplificador

agora imagine o tal monge tendo sua consiencia multiplicada por um enteogeno.

duvido
a evolução acontece,
só 0,01%?
é, mais saiu do zero, isso já é um tanto bom
o dissolver da máquina social vem a tona
se não vier, ela para de tomar
os tapas vem queimando cada vez mais
aí o caboclo não aguenta :)

conhecimento é diferente de sabedoria.

posso ter conhecimento que somos todos um ligados por uma energia universal, e que viemos todos do mesmo ser ou energia e para ele retornaremos.

conhecimento.

agora, quando aplico esse conhecimento respeitando os meus irmãos, buscando ser uma pessoa melhor, reconhecendo meus erros, ai sim posso alcançar a sabedoria.

pra mim, a evoluçao está ligada à sabedoria, não ao conhecimento.

como disse antes, de que adianta visitar mundos transdimensionais, encontrar com gurus, ver Deus, se quando retorno, continuo sendo o mediocre de sempre?

acho que o que faz a pessoa evoluir esse 0,01% é tentar ser um pouco menos medíocre que era antes da experiencia. E isso mano, nem todos tentam ser.

:)

Respirar é necessário.
Se alimentar é necessário.
Se hidratar é necessário.

Como essas coisas acontecem depende de escolhas individuais.

Tomar chá de erva doce ou camomila antes de durmir é necessário?
Beber uma cerveja no final de semana é necessário?
Fazer um churrasco é necessário?

Depende do individuo dos seus preconceitos e de seus habitos.

Espiritualidade é uma escolha não uma necessidade absoluta, tanto é uma escolha que nossa sociedade a coloca em segundo plano.

Com enteogenos é a mesma coisa, uma questão de escolha, por isso não acredito que se por exemplo alguem careta, materialista e moralista, tomar
um enteogeno, ficaria no 0x0 acredito que não agregaria nada, pois espiritualidade e auto-conhecimento não é o foco.

Ou seja, é relativo, mais se for pra generalizar ninguem precisaria de nenhuma substancia pra olhar pro proprio rabo.

Abraços, paz e luz.

Enteogénos é necessario para todos?alguns não precisam?nem um nem outro?

Na minha opinião é necessário o individuo primeiramente ter um contato com algum enteógeno.
A auto-experimentação é essencial - a informação não pode ser colhida de fora.
Por exemplo: Estaria aqui falando a minha opinião referente a pergunta acima, se nunca tivesse experimentado um enteógeno? É quase certo que minha opinião acabaria sofrendo influência.

É subjetivo! Como também, não existe uma experiência padrão!
Pode ser que a minha pessoa tomando pcilocibina se torne outra, mude o rumo da minha vida, me torne uma pessoa melhor!!!
Como também posso ter contato com a psilocibina e continue sendo o mesmo hipócrita de sempre.

Na minha opinião, os psicoativos (não gosto do termo "enteógeno") não são necessários a ninguém.

E conheço muitos "enteogenistas" que são literalmente um bando de imbecis involuídos, não passam de pseudo-iluminados que se acham detentores da "Verdade".

Eu evoluí muito mais como ser humano quando vivia nas ruas, encarando a Vida nua e crua, do que me chapando de Salvia no quarto e depois dizendo que vi "Deus" e que "somos todos um só" ou outro tipo de frase sem sentido real.

Eu odeio a mistura de psicoativos com crenças

odeio ter de ler baboseiras "espirituais" de um bando de falsos moralistas, pseudo-evoluídos que se drogam mais do que eu. Odeio ter que respeitar a crença alheia quando esta não me respeita.

O ser humano depende de drogas para evoluir?, a resposta é não.

O ser humano só depende de si mesmo para atingir sua evolução.
antes de mais nada,gostaria de dizer que não direciono essa mensagem a ninguém especifico , e nao fiquem magoados ou levem para o pessoal, isso é apenas a MINHA OPINIÃO.

to com voce mangue!
penso exatamente com o que "quotei" da sua mensagem.

e isso aqui me deixa muito puto :

o ser humano nao precisa da pscilocibina,salvironina, thc,peyote e tantas outras substancias para "evoluir"!

muita gente cabeçuda pra caralho sequer usou psicotrópico ou alúcinogeno.

atrelar inteligencia/evolução a substancias psicoativas ACHO ser algo BEM idiota!
é o mesmo que falar que é espertão e sinistro somente pq usa cogumelos.

Porra nenhuma, isso é o maior caô já inventado, para mim é só mais uma desculpa esfarrapada que alguns usam pra ficar doidões sem "preocupações" ou ficar fumando baseado escondido da mãe o dia inteiro... "estou apenas me libertando.estou evoluindo!" pffffffff

não vai ser a substancia que vai te deixar mais esperto. se fosse assim não seria mais necessários escolas, faculdades porra nenhuma. só chegar e dar pra criança uma dose de pscilocibina e pronto, um novo einstein vai estar criado. o mesmo seria pra jovens ou velhos.

mas por outro lado nao discordo que não de uma ajuda,MAS """DETERMINADA""" AJUDA!.
para ser mais preciso acho que algumas substancias ajudam/agem mais na area de criatividade do cérebro, geralmente ligadas as artes/música, nao desmerecendo as artes e musicas ESTOU LONGE DISSO.
mas não tem como um cara chegar , tomar um "enteogeno" da vida e pronto, agora que tá iluminado vai lá fazer uma equação de matematica/fisica/calculo filha da puta...há!... muito menos depois de ter aterrissado.

acho esta pergunta meio idiota,"enteogenos são necessários"?
substitua entao a palavra enteogenos por cocaina.
e ai?"ahhh mas é diferente..." é nada!!!

NADA É NECESSÁRIO, no entanto O MUNDO INTEIRO ao decorrer da história da humanidade introjetou alguns requisitos necessários para o convivio EM GRUPO!
valores como alfabetismo,higiene,etc etc etc etc... mas isso para viver em grupo!
se vc quer mandar um foda-se pra sociedade e não viver mais com nike , computador e oscaralhos a quatro, vai para a floresta e vive sozinho igual bicho, pq se tiver dentro de uma sociedade, voce terá que participar dela aceitando suas regras.
por exemplo mesmo que eu seja contra, sou obrigado a pagar impostos. ou seja estou aceitando as "regras" mesmo que a contra minha vontade.

enteogenos nao é NECESSÁRIO pra nada. a nao ser que voce faça parte de um culto que exija que voce tome, ai sim é necessário, mas necessário apenas para que voce pertença aquele grupo.

o cristianismo ta ai a sei la quantos mil séculos e nao precisa de enteogenos
idem budismo,
confucionismo,
judaismo,
hinduismo,
islãmismo
e tantas outras religiões mais... as unicas que necessitam/vam são as que geralmente usam enteogenos para VISÕES ou seja, nem todos que seguiam a "religiao" que usa tal substancia tomava, apenas os mais preparados ou que eram "criados"/condicionados para se tornarem os visionarios desde pequenos.

não é a substancia "enteogena" que vai levar o individuo a ser mais espiritual. vai ser ele mesmo.
se não todo mundo que tomasse doses, mesmo que por diversão em uma festa viraria uma pessoa "espiritual", uma substancia mágica.

acho que o que acontece é que quando o individuo está na sua viagem, acabe por em algum momento se deixar levar por qualquer idéia dela e acaba "entrando" na onda de espiritualidade.

até mesmo pq é algo tão louco que não dá pra explicar o que acontece com a nossa mente, mas geralmente é produto dela ... ou não por enquanto ninguem pode explicar isso:D...

na minha opiniao, se faz necessario para aquele que acredita ser necessario !
se acreditar em algo te faz sentir uma pessoa melhor, ou ser uma pessoa melhor, entao va em frente..
o que a maioria aqui nao pensou foi na individualidade de cada individuo..
claro que muitos por aqui tem uma crenca em comum ou pelo menos fingem... mas acima disso, cada um de nós temos o nosso proprio mundo...
minha resposta final é essa.. é necessario para aquela pessoa que acredita ser necessario e se torna melhor com isso !

gostaria de usar este topico para falar algo que tenho notado aqui a algum tempo..
esse forum esta sendo consumido por "zé droguinhas"
aposto que a maioria deles passa meses só olhando o forum sem postar uma mensagem se quer..
ja recebi MPs e pessoas me adicionando msn.. e nao foram poucas, foram muitas !
perguntando sobre dosagens e formas de cultivo e consumo...
mas a frase que mais tenho me deparado nessas mensagens é a mesma e quase na mesma linguagem.. "e ai cara... me fala uma coisa.. quantos cogumelos eu tenho que toma pra tira uma pira ??"
nao sei se tem mais algum de voces que passou pela mesma situação... mas acredito que pessoas com estas atitudes só porão abaixo a nossa casa...
este é o meu pensamento..

Paz e Luz a todos !

não vai ser a substancia que vai te deixar mais esperto. se fosse assim não seria mais necessários escolas, faculdades porra nenhuma. só chegar e dar pra criança uma dose de pscilocibina e pronto, um novo einstein vai estar criado. o mesmo seria pra jovens ou velhos.

tenho um irmãzinho pequeno, de 10 anos
num vejo a hr de dar a ele uma dose de cogu
um amigo aí ja falou que passou até do tempo de dar hehe
a escola está entupindo a cabeçinha dele

------------------------------------------------------------

Não to nem aí

As ruas estão cheias dessa gente chata e absurda
Que faz do notório a sua única ambição
Movidos à dinheiro, alcool, óleo disel, gasolina
Cumprindo mais um dia sua estupida missão

Eu sentado aqui
Tentando o meu futuro garantir
Foda-se, eu não tô nem aí... não tô nem aí...
Foda-se...

Tem dia que a gente não tem saco pra esse mundo escroto
A luz do sol irrita e os sentidos vão pro chão
E ainda há quem reclame pq acha que perdeu no jogo
E quanto mais careta o mundo fica mais doidão

Eu sentado aqui (tomando todas)
Tentando o meu futuro garantir
Foda-se, eu não tô nem aí... não tô nem ai...
Foda-se...

-------------------------------------------------------

As tortas e as cucas

Senti meu corpo derretendo, flutuou
minha mente compreendendo
falei com minha sombra, tem vida própria sim
abrindo as tortas e as cucas

Gentilmente sentei na pedra, tornei-me parte desta pedra
ninguém me compreendia, nem nada que eu fazia
os passarinhos me acalmaram!!!!
Uhh aaaaahhh
Uhh aaaaahhh
Uhhhhhh
Uhhhhhh

Foi quando então eu percebi
eu tava no meu guarda-roupa
em posição fetal, achando tão normal, rolando um
flash Back maternal
Uhh aaaaahhh
Uhh aaaaahhh
Uhhhhhh
Uhhhhhh

banda Jupiter maçã

é Rockabilly
num te mete nete atunto, malanto! :D

Depende do tamanho da prisão onde cada um quer viver...

Conheço muita gente que já experimentou e não teve sua vida melhorada por causa disso. Muita gente que já experimentou e não fez disso uma ferramenta pra evolução espiritual.
Mas ao mesmo tempo tem gente que usa isso como ferramenta pra evolução espiritual. Eu sou um desses.
Cada um vê aquilo que está pronto pra ver, talvez cada um veja aquilo que QUER ver.
Como o Aeon falou, as respostas em geral não consideraram a individualidade de cada um.

atrelar inteligencia/evolução a substancias psicoativas ACHO ser algo BEM idiota!
é o mesmo que falar que é espertão e sinistro somente pq usa cogumelos.

Porra nenhuma, isso é o maior caô já inventado, para mim é só mais uma desculpa esfarrapada que alguns usam pra ficar doidões sem "preocupações" ou ficar fumando baseado escondido da mãe o dia inteiro... "estou apenas me libertando.estou evoluindo!" pffffffff

Se você duvida, se não funciona pra vc, ótimo.
Quando eu digo que uso substâncias psicotrópicas/enteógenas como ferramenta pra evolução espiritual, posso garantir que uso isso pra melhorar minha vida no dia a dia, lá fora, no convívio com as pessoas. Não uso essas substâncias como desculpa pra ficar doidão.
Vc deveria saber respeitar as diferenças antes de julgar, não é porque vc não vÊ dessa forma ou porque não funciona assim pra vc que vc pode sair por aí dizendo que isso é a maior mentira, que isso não existe.
Quando digo ferramenta, quero dizer alguma coisa como o oyahutssi9 citou, ou como se fosse um catalisador que acelera uma reação química.

conhecimento é diferente de sabedoria.

posso ter conhecimento que somos todos um ligados por uma energia universal, e que viemos todos do mesmo ser ou energia e para ele retornaremos.

conhecimento.

agora, quando aplico esse conhecimento respeitando os meus irmãos, buscando ser uma pessoa melhor, reconhecendo meus erros, ai sim posso alcançar a sabedoria.

pra mim, a evoluçao está ligada à sabedoria, não ao conhecimento.

como disse antes, de que adianta visitar mundos transdimensionais, encontrar com gurus, ver Deus, se quando retorno, continuo sendo o mediocre de sempre?

acho que o que faz a pessoa evoluir esse 0,01% é tentar ser um pouco menos medíocre que era antes da experiencia. E isso mano, nem todos tentam ser.

É subjetivo! Como também, não existe uma experiência padrão!
Pode ser que a minha pessoa tomando pcilocibina se torne outra, mude o rumo da minha vida, me torne uma pessoa melhor!!!
Como também posso ter contato com a psilocibina e continue sendo o mesmo hipócrita de sempre.
concordo plenamente

1 - enteogenos sao parte de mim.
2- cada um que cuide da sua propria vida.

Necessidade, não. Auxílio sim, e um grande auxílio espiritual. Pode-se demorar décadas para levantar a Kundalini ou atingir a Iluminação através do conhecimento de si, mas pode-se conseguir o mesmo em poucas sessões enteógenas. Algumas vozes podem se levantar: "Mas é importante trilhar o caminho, passar pelas dificuldades e superá-las". Balela. O contato direto com o silêncio, o divino, o cósmico, limpa isso tudo. Mas a volta é importante: a leveza com que se leva a vida, a atenção em si e a liberdade do desapego e do passado... o prazer de viver.

Alguns falam que usar é besteira, coisa de falsos moralistas que disfarçam sua sede de loucura interior, discordo. É um julgamento um tanto quanto vazio, muito reforçado pela mídia e senso comum, mas compreendo essa associação.

Outros falam que o fórum está cheio de "donos da verdade". E esses tendem a relativizar tudo. Compreender que cada um tem uma visão pessoal do que é a verdade não deve excluir que existe uma verdade, mas parece o que ocorre aqui é justamente uma luta pela exclusão das verdades. No fundo essas pessoas fogem de qualquer verdade e assim passarão as suas vidas, buscando ou abandonando sua espiritualidade, afinal "tudo é relativo". O relativismo exacerbado e a casca criada em função disso tem muito a ver com as imposições que sofremos diariamente durante toda a nossa vida. Com o tempo vamos aprendendo a nos defender delas, só que isso tem um preço alto e o preço é nos fecharmos cada vez mais às idéias alheias, a ponto de falarmos de uma mesma coisa com alguém e acharmos que falamos de coisas totalmente diferentes, discutindo e às vezes gerando intolerância, coisa muito comum nos embates religiosos. Muito do conhecimento espiritual se perde por essa falta de comunicação.

Para os que retiram o valor evolutivo dos enteógenos, aprendam a usá-los. O que os torna especiais não é o valor atribuído a eles, mas o quanto nos liberamos através deles. A liberação ocorre em graus.

No final das contas o Morta tem razão.

Se você duvida, se não funciona pra vc, ótimo.
eu não duvido.
funciona muito bem para mim até!mas não é a substancia somente que me deixa esperto, se não iria ingerir 1 tonelada todo dia pra virar um guru intelectual e ter todas as respostas do mundo.

Quando eu digo que uso substâncias psicotrópicas/enteógenas como ferramenta pra evolução espiritual, posso garantir que uso isso pra melhorar minha vida no dia a dia, lá fora, no convívio com as pessoas. Não uso essas substâncias como desculpa pra ficar doidão.
que bom cara,de verdade!:pos:
isso mostra que você não se encaixa no grupo citado.
se você puder ver bem, pode ver que em momento algum direcionei e/ou nomeei usuários.

"antes de mais nada,gostaria de dizer que não direciono essa mensagem a ninguém especifico , e nao fiquem magoados ou levem para o pessoal, isso é apenas a MINHA OPINIÃO.

PARA MIM é só mais uma desculpa esfarrapada que ALGUNS usam..."

Vc deveria saber respeitar as diferenças antes de julgar, não é porque vc não vÊ dessa forma ou porque não funciona assim pra vc que vc pode sair por aí dizendo que isso é a maior mentira, que isso não existe.
"...mas por outro lado nao discordo que não de uma ajuda,MAS """DETERMINADA""" AJUDA!"

popey,camarada,a verdade não existe!nem a minha , nem a sua , nem a do papa.ou seja,em outras palavras estou dizendo que:
não é só por que a minha opiniao sobre o assunto não vai de acordo com a sua, que isso quer dizer que estou certo ou errado!
é apenas mais uma perspectiva diferente sobre o assunto!

isso é um fórum ,divergencias de opiniões vão existir, se você não sabe conviver com elas, não dê bola.
respeito sua opinião,apenas defendi que não é necessário a enteogenia para o individuo.
agora dizer que estou julgando é outra história!
tive contato com "N" experiencias de vida e por ventura tenho essa opinião agora. quem sabe daqui a 7 dias ela nao mude?

isso é A MINHA OPINIÃO, respeitei muito bem e apresentei o que concordo e o que discordo e o porque.

inclusive fui além,e disse no inicio do tópico disse que não era direcionada a ninguém e que não se deveria levar ao lado pessoal. falar que não respeito as diferenças antes de julgar, após ter ressaltado que era uma opinião minha e para não levarem em consideração,isso sim é um desrespeito

não julguei.não sou obrigado a ter a mesma opiniao de todo mundo.e sei muito bem conviver com as diferenças.
agora se você quer simplesmente depositar má fé nos meus comentários achando que comentei apenas para desrespeitar e julgar, ai peço que releia novamente com uma outra visão, e se continuar achando que estou batendo, debata.ou não...

po neuro ia te responder ontem Mas acabou que minha internet travou de vez e nem deu.

concordo mas em partes

Necessidade, não. Auxílio sim.
concordo.

Alguns falam que usar é besteira, coisa de falsos moralistas que disfarçam sua sede de loucura interior, discordo. É um julgamento um tanto quanto vazio, muito reforçado pela mídia e senso comum, mas compreendo essa associação.
acho que pelo que escrevi posso ser encaixado aqui.

não sei se foi direcionado a mim mas escrevi sobre o que tive contato, nada de midia e/ou senso comum, estou longe disso.(todo meu conhecimento e leitura academicas me fazem nadar em estudos sobre esses temas , de forma que sei apontar entender, explicar e os caralhos a 4 sobre senso comum no plano das idéias jamais posso senso comum hehehe, sei que nem sempre é possivel, mas as afirmações feitas por mim não foram em primeiro lugar ditadas pelo SC)

Outros falam que o fórum está cheio de "donos da verdade". E esses tendem a relativizar tudo. Compreender que cada um tem uma visão pessoal do que é a verdade não deve excluir que existe uma verdade, mas parece o que ocorre aqui é justamente uma luta pela exclusão das verdades.
eu pelo menos tento tratar as questões de forma dialética.

mas também afirmo que não existem verdades justamente para dizer que existem verdades,para assim tentar levar a discussão sem vicios básicos.

O relativismo exacerbado e a casca criada em função disso tem muito a ver com as imposições que sofremos diariamente durante toda nossa vida.Com o tempo vamos aprendendo a nos defender delas, só que isso tem um preço alto
sou totalmente contra o relativismo exacerbado, inclusive relativizando tudo pode até relativizar genocidios.
mas sobre essa sua afirmação, gostaria que falasse um pouco mais sobre a sua idéia e resposta sobre o relativismo.

No final das contas o Morta tem razão.
no final de contas não só ele como todos nós temos razão... he he he

O universo é relativo-afirmou um grande cientista e pensador!

Então nada é certo e nada é errado, tudo depende do contexto!

Matar é certo?

Imagina você com seu filho passeando em um parque, do nada aparece um cara saca uma arma e mata seu flho, por coincidencia voce tem uma arma na cintura voce a saca e mata o cara, matar é certo?

Tudo é relativo, sua busca é relativa muitos que estão fora do contexto podem te criticar e não te entender, assim como muitos que estão dentro tambem podem fazer o mesmo!

Não existe sentido em nada a não ser a busca da felicidade.

e o unico e verdadeiro mal que devemos combater é a hipocresia, que levante a mão aquele que não é hipocrita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paz e luz!

não sei se foi direcionado a mim mas escrevi sobre o que tive contato, nada de midia e/ou senso comum, estou longe disso.(todo meu conhecimento e leitura academicas me fazem nadar em estudos sobre esses temas , de forma que sei apontar entender, explicar e os caralhos a 4 sobre senso comum no plano das idéias jamais posso senso comum hehehe, sei que nem sempre é possivel, mas as afirmações feitas por mim não foram em primeiro lugar ditadas pelo SC)

Sim desocupado, foi direcionado a vc e ao Mangue, mas interpretei de forma diferente o que vc falou. Me pareceu generalizador, mas lendo os outros posts que vc escreveu vi que não foi. Desatenção minha.

desocupado disse:
eu pelo menos tento tratar as questões de forma dialética.
mas também afirmo que não existem verdades justamente para dizer que existem verdades,para assim tentar levar a discussão sem vicios básicos.

Isso é importante, desde que seja de fato realizada a busca pela síntese. Mas ocorre muito em discussões por aqui a exclusão da antítese, e isso é um vício.

Acho que o cuidado está aí. Nem sempre existe uma dialética porque às vezes a síntese já está formada. Às vezes o que vemos por antítese é a própria síntese. Quando não se percebe isso pode haver discussões sobre formas diferentes da mesma síntese ou discussões para adequação da síntese a realidade conceitual de cada um, o que pode acabar fazendo com que ela perca o seu real significado.

desocupado disse:
sou totalmente contra o relativismo exacerbado, inclusive relativizando tudo pode até relativizar genocidios.
mas sobre essa sua afirmação, gostaria que falasse um pouco mais sobre a sua idéia e resposta sobre o relativismo.

Um exemplo: diversos relatos de experiências têm vários pontos em comum, independentemente da cultura do indivíduo. Por que quando eu vi as obras de Pablo Amaringo eu associei diretamente a experiência com a Ayahuasca e só depois fui saber que o que ele pintava eram as visões que tinha com a bebida?

Outro: quando a minha namorada experimentou Salvia teve uma experiência bastante forte (o que é comum com a planta). Pra quem conhece a planta sabe que ela é totalmente multidimensional e coisas muito estranhas e bizarras podem acontecer lá. Quando ela retornou e conversamos chegamos em acordo em grande parte dos pontos sobre as leis daquele lugar, um mundo onde os referenciais mudam completamente, onde renascemos e não sabemos quem e o que somos.

Se as experiências enteógenas em geral têm mais afinidades do que disparidades podemos associar esse quase padrão a mera ação fisiológica das substâncias em nosso corpo, ou seja podemos associá-lo às nossas características humanas, afinal todos possuímos a mesma ferramenta que é o corpo (e seus sentidos) e a mente.

Se existem afinidades, o que são elas senão verdades? Daí trazemos a discussão sobre a enteogenia e cada um escreve de acordo com as suas impressões do reino mágico. Mas se aumentamos a dosagem e levamos (ou somos levados) a consciência ao estado de silêncio, de completude onde nada mais é necessário, um lugar de felicidade eterna e de comunhão, união e conexão direta a tudo, e que existe pois já estive lá (aqui), assim como outras pessoas, enfim, se chegamos nesse estado limítrofe, a discussão vira consenso, perde-se a relatividade, pois perde-se o pensamento, perde-se o passado e o futuro, surge um estado de atenção total no presente, só existe o presente e uma verdade vem à tona e é interpretada da mesma forma por todos.

Nem tudo é relativo e os enteógenos podem levar a essa certeza, assim como o conhecimento de si pode também. A relatividade é um mecanismo humano. O que é relativo para a Física o é por não se conhecer todas as leis que regem o universo. Os físicos estão em busca de uma teoria geral há muito tempo, ou seja, estão em busca de uma verdade absoluta.

Como conceber que o mundo é relativo? Relativo é a nossa cabeça.

Back