Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas? Píleo com problemas?!

Toad

Primórdia
Cadastrado
28/08/2015
12
32
38
Olá amigos, ajuda rs. Na cabeça de alguns pins nasceu uma mancha escura, alguns pins desenvolveram com o chapéu rasgado e manchas escuras nas bordas. Posso retirar o chapéu e consumir só a estipe ? O que será? O que devo fazer ? Desde já agradeço a todos. Abraços.

Olá amigos, ajuda rs. Na cabeça de alguns pins nasceu uma mancha escura, alguns pins desenvolveram com o chapéu rasgado e manchas escuras nas bordas. Posso retirar o chapéu e consumir só a estipe ? O que será? O que devo fazer ? Desde já agradeço a todos. Abraços.

Anexos

• WP_20161227_12_32_12_Pro.jpg
    WP_20161227_12_32_12_Pro.jpg
    266.5 KB · Visualizações: 17
  • WP_20161227_12_59_25_Pro.jpg
    WP_20161227_12_59_25_Pro.jpg
    433.1 KB · Visualizações: 16
  • WP_20161215_17_55_50_Pro.jpg
    WP_20161215_17_55_50_Pro.jpg
    126 KB · Visualizações: 15
Última edição por um moderador:
Bicho, parece contaminação.

Dá uma olhada neste tópico, vê se não é o caso :teo_seta_direita: Epidemia de Verticillium spp.

Se não identificar corretamente o contaminante e a forma de impedir possíveis efeitos colaterais do consumo deste junto com o cogumelo, é ainda mais recomendável não aproveitar o fruto. :coffee:

Upvote 0
Bicho, parece contaminação.

Dá uma olhada neste tópico, vê se não é o caso :teo_seta_direita: Epidemia de Verticillium spp.

Se não identificar corretamente o contaminante e a forma de impedir possíveis efeitos colaterais do consumo deste junto com o cogumelo, é ainda mais recomendável não aproveitar o fruto. :coffee:
Valeu Exporo, obrigado. Dei uma olhada no tópico. Acho que é o tal do Verticillium mesmo. Vi que ele gosto do calor, e como moro na Bahia, ta rolando altas temperaturas por agora. Calorzão mesmo kkkk. E tipo descartei o chapéu do cogu contaminado e coloquei pra secar somente a estipe, pq ela me parecia saudável, com aspecto bom e cheiro normal. Será que rola problema no consumo depois de seco ? Abraços

Upvote 0
Valeu Exporo, obrigado. Dei uma olhada no tópico. Acho que é o tal do Verticillium mesmo. Vi que ele gosto do calor, e como moro na Bahia, ta rolando altas temperaturas por agora. Calorzão mesmo kkkk. E tipo descartei o chapéu do cogu contaminado e coloquei pra secar somente a estipe, pq ela me parecia saudável, com aspecto bom e cheiro normal. Será que rola problema no consumo depois de seco ? Abraços

Sendo Verticillium, pode consumir tudo, desde que faça chá. Eu particularmente gosto de secar e fazer chá quando tem algum contaminante.

Upvote 0
Sendo Verticillium, pode consumir tudo, desde que faça chá. Eu particularmente gosto de secar e fazer chá quando tem algum contaminante.
Hum blz, fiquei mais tranquilo agora. Decidi descarta a parte contaminada pq coloquei pra secar com os cogu que estavam saudáveis. Fiquei com medo de contamina-los. Obrigado pelas informações meu caro. Forte Abraço.

Upvote 0
Back