Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas - Carimbos Selvagens

psilocinado

Hifa
Cadastrado
26/06/2015
8
8
35
Bom dia, é o seguinte, durante a preparação do meu primeiro cultivo tive algumas dúvidas(básicas).

1. Meus carimbos eu mesmo fiz a partir de um P. cubensis selvagem. Existe algum método específico para o preparo de carimbos de selvagens? É possível fazer uma esterilização de esporos antes de inocular? Vi referencias a esterilização UV-C no shroomery. Um amigo mestrando na área me respondeu que até mesmo com agua sanitaria seria possivel esterilizar esporos sem mata-los.
Caso seja possível tal esterilização, seria possível produzir seringas com esporos que soltaram em uma caixa (de papelão) que uso para secar meus cogus (os carimbos estão bem fortes) passando por esterilização?

2. Qual técnica é menos propícia a contaminações, para se obter um esporo limpo? PFTek, Spawn de Milho, CL com Dextrose(Karo) ?

3. Inocular em um copo pequeno (tamanho de uma xícara), é uma boa forma de se conseguir um spawn (velocidade de desenvolvimento + rápida, menos risco de contaminações)?

4. Assim que localizar um cogumelo selvagem, posso tirar a superficíe branca que fica no estrume(micélio?), e usa-lo como spawn? Se sim, seria o suficiente este micélio + esterco? Lendo pelo forum entendi que o esterco é menos propício para contaminações doque qualquer outro meio.
 
A melhor maneira de aproveitar seus esporos selvagens e fazer uma BDA com eles.
Tem que comprar: potes adequados, agar-agar, dextrose e batata.
Depois que tiver micelio selecionado basta fazer inoculaçoes.
Enviei-me uma MP que ensino os procedimentos, ok
 
Sim, pode ser utilizado outros potes, porem as dimensões (principalmente altura) das placas de petri foram desenvolvidas para estimular o crescimento lateral do micélio a qual pode vim a facilitar a identificação e isolamento. Eu também já utilizei outros recipientes, o resultado é de difícil identificação e isolamento, pois o micélio cresce pra cima, particularmente prefiro as petris.
 
Última edição:
particularmente prefiro as petris.

Nunca tive problema em identificar o setor e retira-lo para aplicar, meu problema é dinheiro.
Mim Quer Tocar
Ultraje a Rigor
Dinhero!; Dinhero!; Dinhero!; Dinhero!;

Mim quer tocar
Mim gosta ganhar dinheiro (dinhero!)
Me want to play
Me love to get the money (the money!)

Mim é brasileiro
Mim gosta banana (banana!)
Mas mim também quer votar
Mim também quer ser bacana (bacana!)

Mim quer tocar
Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)
Me want to play
Me love to get the money (the money!)

Mim gosta tanto tocar
Mim é batuquero (conhero!)
Mas mim precisa ganhar
Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)

Mim quer tocar
Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)
Me want to play
Me love to get the money (the money!)

The money! money!
Dinhero! dinhero!
Money! money!
Dinhero! dinhero!
Money! money!
Dinhero! dinhero!
Hei nheero! inheerooo!...

Dinhero! dinhero!
Dinhero! dinhero!

Mim quer tocar
Mim gosta ganhar dinhero (dinhero!)
Me want to play
Me love to get the money (the money!)

The money! money!
Dinhero! dinhero!
Money! money!
Dinhero! dinhero!
Money! money!
Dinhero! dinhero!
Hei nheero! inheerooo!...
 
Última edição por um moderador:
Valeu Galera, sigo no aprendizado.... Sei que é estranho, e um desperdício de matéria-prima, mas vou aprendendo na tentativa/erro; O próximo 'erro' será inocular com a seringa sem agulha ... Alguma dica? Ja vi gente fazendo isso por aqui tambem, porem utilizaram estrume, que parece que é menos propicio para contaminações. Qual será o nivel de VDM (vai dar merda) ?
:facewall:
 
O próximo 'erro' será inocular com a seringa sem agulha ... Alguma dica?
Sim - use uma agulha.

Ja vi gente fazendo isso por aqui tambem, porem utilizaram estrume, que parece que é menos propicio para contaminações.
De que tópico você tirou isso? Estrume já vem contaminado de fábrica, é necessário pasteurizar ou esterilizar, assim como qualquer outro substrato.

Se você quer começar com carimbo de selvagens OK, mas irá precisar de algumas tentativas e isolamentos sucessivos, até ter algum sucesso. Siga as dicas acima, e quando obtiver micélio limpo faça um PF-Tek.
 
Bom, 30 disa depois, fui verificar os potes que inoculei , usando milho de pipoca.

- Como inoculei sem seringa, os esporos ficaram só em cima.
- Não me atentei a humidade nos potes, e 15 dias depois quando olhei tinha contamiado por Wet Spot.

Mesmo assim deixei os potes la, agora quando fui ver a parte de cima(1/4) dos potes estava colonizada por alguma coisa.
- Branca, aprencia de ãlgofão, uniforme. Sem cheiro forte.

Quero saber se os Wet Spots (bacillus) pode tomar esta forma também.
Contaminado esta/estava com certeza. Mas, li sobre uma tecnica para 'limpar' o spawn e acho que vou usa-la.

Depois de ler sobre o assunto fiquei no dilema:
- As contaminações por Wet Spots não são capazes de tomar essa aprencia que descrevi.
- Portanto ali é micélio, e posso tentar retirar os grãos colonizados e inoculalos em um novo spawn (já que não tenho mais os carimbos)?

Foto.
Tem contaminante verde, wet spot, e sei la mais quantos.
Mas da pra ver que tem alguns que estão brancos e algodoados.
Será que posso pega-los fazer a tal limpeza, ou mesmo separar os que estão mais zolonizados, e depois inocular em outro spawn?
 

Anexos

  • 2015-09-01-003259.jpg
    2015-09-01-003259.jpg
    38.3 KB · Visualizações: 22
Última edição por um moderador:
Será que posso pega-los fazer a tal limpeza, ou mesmo separar os que estão mais zolonizados, e depois inocular em outro spawn?

Não recomendaria pois está visivelmente contaminado, à intenção não é que o micélio fique com essa aparência e mesmo que consiga algo qual a garantia que terá bons frutos livres de toxinas? Te recomendo a jogar esse Spraw fora e começar tudo da maneira correta, isolando esporos viáveis ;).

Paz e luz.
 
Back
Top