Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre Cultura em Ágar.

MadreSuperiora

Hifa
Cadastrado
19/10/2015
10
8
28
Saudações galera do CM, venho aqui solicitar a opinião dos senhores.
Dia 08/11 realizei uma inoculação de um P. Cubensis MDK em cultura de ágar e gostaria da opinião dos senhores sobre o que está se desenvolvendo neste ágar.
Tudo foi feito em um laboratório e esterelizado em auto-clave.
A inoculação foi realizada com uma seringa e o meio foi infusão de coração e cérebro.
Parece uma cultura de P.Cubensis para vocês ? 12272829_879559792159162_676340036_n.jpg
Logo estarei abrindo um diário para registrar cada passo desse cultivo.
desde já, agradeço a todos.
 

Anexos

  • 12278117_879559925492482_1949051003_n.jpg
    12278117_879559925492482_1949051003_n.jpg
    15.5 KB · Visualizações: 100
Última edição:
Não, não parece cubensis.

O crescimento em "bolinhas" como se fosse isopor picado está me lembrando um coleguinha... :alien:
 
Parece uma cultura de P.Cubensis para vocês ?

Concordo com os colegas acima. Parece com qualquer outra coisa, menos cultura de P. cubensis. Descarte isso e parta para uma nova tentativa.
 
aham tem uns bacilos ai, uns estafilococos, umas leveduras, p.cubensis não achei :unhas:
 
Para mim parece uma cultura de bactéria, especialmente na foto em anexo. Teria uma foto com um foco melhor?
Agradeço a todos pela informação..
infelizmente não tenho mais fotos pois elas ficaram no laboratório e quem bateu foi o meu amigo de lá...
vou falar para ele descartar estas...
Agradecido.
^^

Não, não parece cubensis.

O crescimento em "bolinhas" como se fosse isopor picado está me lembrando um coleguinha... :alien:
Eu pensei que poderia ter sido devido a quantidade de esporos que foi posta,
foram duas gotas de aproximadamente 0,6ml em cada, além do mais a água ficou pela superficie do agar o que meu amigo achou estranho.
Enfim, acho que me enganei.
Abç.
 
Última edição por um moderador:
@MadreSuperiora É assim que começa, não desanime.
Eu mesmo já devo ter alimentado com batata tudo quanto é tipo de fungos e bactérias existentes no estado.
Todos os tipos de cores e formatos possíveis, bizarro!
 
@MadreSuperiora É assim que começa, não desanime.
Eu mesmo já devo ter alimentado com batata tudo quanto é tipo de fungos e bactérias existentes no estado.
Todos os tipos de cores e formatos possíveis, bizarro!
Agradeço a força, com certeza eu sei que faz parte ^^
não irei desistir, ja esta tudo preparado para fazermos outro meio, d esta vez com agar-agar, vou abrir um diário e por tudo que já rolou, só to esperando o meu amigo mandar as fotos.
Bjs.

É impressão minha ou você não lacrou as placas de petri?
não lacramos pois ela ficou em uma estufa cheia de filtros na "biblioteca de fungos" de um laboratório especializado no trabalho com eles.
Na próxima irei lacrar com certeza, o meu receio é que foram 9 placas e as 9 estão com o mesmo tipo de "contaminação", por isso cheguei a pensar que fosse o querido p.cubensis.
 
Última edição por um moderador:
Agradeço a força, com certeza eu sei que faz parte ^^
não irei desistir, ja esta tudo preparado para fazermos outro meio, d esta vez com agar-agar, vou abrir um diário e por tudo que já rolou, só to esperando o meu amigo mandar as fotos.
Bjs.
Eu não tenho experiência nisso, mas acho que o melhor é ágar batata dextrose.
 
Eu não tenho experiência nisso, mas acho que o melhor é ágar batata dextrose.
Obrigado pela dica parceiro, pensei no ágar-ágar pque tem bastante lá no laboratório e tem bastante material sobre ele aqui no forúm, graças a contribuição dos irmãos, vou ver qual o mais viável e prosseguir.
 
Essa estufa seria a Capela de Fluxo Laminar? ou seria uma incubadora? e mesmo assim permaneceu por todo o tempo la parada desde a inoculação?

Nos laboratorios ultilizam Parafilm para selar as placas de petri.

Não não amigo, o fluxo laminar vertical foi o ambiente no qual inoculamos, foi a nossa glove-box.
As placas ficaram numa caixinha transparente cheia de filtros, e essa caixa ficou numa estante cheia de outras milhares das mesmas.
Parece que o que há nas placas é realmente o fungo que eu inoculei, o P.cubensis.
Porém ele se desenvolveu em forma de levedura, e não micélio, segundo o meu amigo biólogo. Talvez tenha se dado ao fato de não ter sido mantido em ambiente livre de luz.
 
Porém ele se desenvolveu em forma de levedura, e não micélio, segundo o meu amigo biólogo.
Me parece altamente improvável. As leveduras, assim como bolores e cogumelos são tipos de fungos diferentes entre si. É como dizer que um cachorro gerou um filhote de jacaré. Eu peço perdão se eu estiver dizendo algum tipo de besteira, mas eu acredito que não.
 
Parece que o que há nas placas é realmente o fungo que eu inoculei, o P.cubensis.
Porém ele se desenvolveu em forma de levedura, e não micélio, segundo o meu amigo biólogo. Talvez tenha se dado ao fato de não ter sido mantido em ambiente livre de luz.

Como a @Malahov falou, é impossível que isso tenha acontecido. Até onde sabemos é contra as leis da natureza, de esporos de p.cubensis se originar uma levedura. Quanto ao "ambiente livre de luz" essa teoria já está ultrapassada.
 
Me parece altamente improvável. As leveduras, assim como bolores e cogumelos são tipos de fungos diferentes entre si. É como dizer que um cachorro gerou um filhote de jacaré. Eu peço perdão se eu estiver dizendo algum tipo de besteira, mas eu acredito que não.
Leveduras são corpos escleróticos, não são um grupo. É forma como se apresenta o fungo.
Foi o que eu ouvi dele, enfim...
Independente do que seja, não dá pra fazer nada com isso..
Já foi pro lixo.
 
Leveduras são corpos escleróticos, não são um grupo. É forma como se apresenta o fungo.
Foi o que eu ouvi dele, enfim...
Independente do que seja, não dá pra fazer nada com isso..
Já foi pro lixo.
Leveduras são um tipo de fungo. A maioria das leveduras pertence à ordem Saccharomycetales, da classe dos Ascomycetes, enquanto cogumelos pertencem à classe dos Basidiomycotas. Eu sei que seu amigo é biólogo, mas todos cometemos erros.
"As leveduras constituem um grupo de microrganismos unicelulares, que se reproduzem assexuadamente por brotamento ou por cissiparidade e que desenvolvem a fermentação alcoólica. O conceito de levedura, aqui apresentado é muito vago e admite inúmeras excepções." (http://www.quali.pt/microbiologia/582-fungos-leveduras-saccharomyces)
Pode ser chato ficar batendo nessa tecla, mas é melhor não deixar desinformação se espalhar.
 
Back
Top