Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida: colonização

lucasgf

Hifa
Cadastrado
03/11/2014
48
15
Fortaleza/CE
Dia!

Inoculei algumas semanas atrás esporos de Golden Teacher, enviados pela [EDITADO: Sem citações de banco comerciais de esporos. Leia as regras do fórum!]. Achei estranho notar que em todas as jarras a colonização começou de um ponto específico, e não dos quatro lugares que inoculei. Alguma sugestão ou ideia do que pode ser o problema?

Hoje são cinco dias após inocular Cambodian, cultura liquida direto no substrato. Nada ainda. Tô muito apressado? Pensava que uma CL colonizaria muito mais rápido que os esporos.
 
Última edição por um moderador:
Achei estranho notar que em todas as jarras a colonização começou de um ponto específico, e não dos quatro lugares que inoculei. Alguma sugestão ou ideia do que pode ser o problema?

Esporos são microscópicos, eles se espalham facilmente dentro do pote. Sendo assim, não é uma regra absoluta que irão germinar exatamente no ponto em que foram inoculados.

Hoje são cinco dias após inocular Cambodian, cultura liquida direto no substrato. Nada ainda. Tô muito apressado? Pensava que uma CL colonizaria muito mais rápido que os esporos.

Acho que você está um pouco apressado/ansioso. Ainda está na média do tempo. Culturas liquidas PODEM colonizar mais rápido, mas também não é uma regra absoluta. Há muitas variáveis que podem atrasar o cultivo.
 
Desculpa por citar o banco, não havia lido as regras. O fiz só para garantir que era de uma fonte confiável. Valeu pelas dicas Cosmik!

calma , num fica ansioso e num fica vendo os copos, deixa eles no escuro, espera uns dias> Se vc ficar expondo eles na luz, atrapalha , o micélio é fotossensível a luz e demora mais pra colonizar

Pensei que deixar no escuro era só bom pra atrasar a pinagem (meus golden teachers estão pinando com 80-95% da colonização). Por acaso, esses GT são verdadeiros batalhadores! Fiz a burrada de inocular só uma ou duas horas depois da esterilização. Provavelmente matei a maioria dos esporos, dessa cresceram só 3 de 10 bolos.
 
O dia tá chegando e queria saber..

Fervo a água antes e espero esfriar? OU não é necessário? Devo usar água gelada? Deixo na geladeira ou fora? Moro em Fortaleza, aqui nunca faz menos que 26ºC.

Grato!
 
Fervo a água antes e espero esfriar? OU não é necessário? Devo usar água gelada? Deixo na geladeira ou fora? Moro em Fortaleza, aqui nunca faz menos que 26ºC.

Acho que você precisa ler a biblioteca e pesquisar mais o fórum. Todas as dúvidas já foram respondidas. Há um paragrafo importante nas regras do fórum:

:teo_seta_direita: Artigo 9º - Use a Pesquisa

§ Único O CM tem um banco de dados enorme. Muita informação já foi debatida aqui e provavelmente você encontrará respostas para a maioria das perguntas que tiver. Tópicos ou mensagens repetidas serão excluídos. Evite ao máximo perguntar de novo sobre dúvidas já respondidas. Use a função Pesquisar antes de postar um novo tópico ou mensagem de dúvida. Isso contribuirá para evitar o inchamento do fórum com centenas de perguntas repetidas e facilitará muito a pesquisa.
 
Certo, desculpa aí...

Mas tenho uma dúvida final: meu terrário foi planejado pra caber dez bolos. Com os infortúnios do caminho tenho 3 finalizando colonização, em estágios diferentes. Há algum problema em colocar só um bolo nesse terrário, e mais tarde colocar os outros? Strains diferentes podem ocupar o mesmo terrário?
 
meu terrário foi planejado pra caber dez bolos. Com os infortúnios do caminho tenho 3 finalizando colonização, em estágios diferentes. Há algum problema em colocar só um bolo nesse terrário, e mais tarde colocar os outros? Strains diferentes podem ocupar o mesmo terrário?

Podem ocupar o mesmo terrário sem problemas, mas se você pretende carimbá-los para propagar a strain a terceiros, não é muito recomendável que os bolos fiquem muito próximos.
 
Não, meu jovem. :rolleyes: Não há problema em deixar o bolo sozinho em um terrário grande, desde que a climatização esteja adequada.

Leia os guias básicos e foque-se nele. Não precisa tentar criar o cultivo mais perfeito do universo.

Keep it simple!
 
Back
Top