Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida clonagem direto em substrato

Zé.do.mato

Hifa
Cadastrado
09/04/2020
20
12
27
Olá meus caros.

Iniciei um cultivo da Strain True Albino Teacher (TAC), utilizei como substrato para inoculação bolos PKTek e depois de formados, fiz alguns casings.
O cultivo está ocorrendo tudo bem e até começaram a pinar! 🙌

Porém, ao estudar um pouco mais sobre essa strain, não tinha visto que por se tratar de uma mutação os seus frutos não produzem esporos ou, quando produzem, muito pouco.
Portanto, terei que fazer clonagem ou tentar capturar algum esporo com swab.

A minha dúvida é se eu retirar um pedaço interno do cogumelo (clonagem) posso passar ele para um bolo PFTek para inoculação desse bolo ou precisa ser em um meio nutritivo diferente, como por exemplo o ágar?
Gostaria muito de já tentar clonar diretamente inoculando nos bolos PFTek, tenho alguns aqui sobrando e já esterilizados.

Vou deixar uma foto para vocês dessas belezinhas crescendo.

Haux. 🙏

Anexos

• Coguus.jpeg
    Coguus.jpeg
    284.1 KB · Visualizações: 2
Cara, nunca vi esse método para clonagem, então acredito que não funcione. Acho que precisa ser em um meio nutritivo diferente mesmo, como ágar ou papelão. Aqui no site tem uma técnica de clonagem com papelão, parece ser uma maneira bem mais acessível (em relação ao ágar).

Nos próximos Casing's, sugiro que você "aperte" mais o substrato na hora de fazer o bulk, isso ajuda a evitar os side pins (caso seja um problema para você). Compactar o substrato um pouco costuma ajudar, pois os cogumelos nascem se tiver espaço. Outra sugestão é usar um liner, geralmente utilizam aqueles sacos pretos de lixo.

O que eu já vi é colocar o pedaço de cogumelo direto em uma cultura liquida, mas não sei a eficácia

Cara, nunca vi esse método para clonagem, então acredito que não funcione. Acho que precisa ser em um meio nutritivo diferente mesmo, como ágar ou papelão. Aqui no site tem uma técnica de clonagem com papelão, parece ser uma maneira bem mais acessível (em relação ao ágar).

Nos próximos Casing's, sugiro que você "aperte" mais o substrato na hora de fazer o bulk, isso ajuda a evitar os side pins (caso seja um problema para você). Compactar o substrato um pouco costuma ajudar, pois os cogumelos nascem se tiver espaço. Outra sugestão é usar um liner, geralmente utilizam aqueles sacos pretos de lixo.
Entendo, tenho esse receio mesmo de não funcionar. Tinha ouvido falar já dessa técnica no papelão, mas nem me veio a cabeça no momento, vou dar uma lida para garantir essa clonagem rs.

Obrigado também pelas dicas do casing, pros próximos vou compactar mais e ver de forrar mesmo, achava que não precisava forrar a marmita.

Entendo, tenho esse receio mesmo de não funcionar. Tinha ouvido falar já dessa técnica no papelão, mas nem me veio a cabeça no momento, vou dar uma lida para garantir essa clonagem rs.

Obrigado também pelas dicas do casing, pros próximos vou compactar mais e ver de forrar mesmo, achava que não precisava forrar a marmita.
Foi uma dica que o @SpiritualMind me deu uma vez. Como ele me disse, além de evitar os side pins, evita que possíveis cogumelos rompam o alumínio e acumulem ele na sua composição. E sim, os cogumelos são fortinhos, podem fazer um furo no casing

Última edição:
Um método mais eficiente para clonagem pode ser feito com cultura líquida, dessa forma já vais ter um meio pronto para realizar diversos inóculos.

Back