Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura Liquida

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
79
3
23
Olá, pessoal. Tudo bem? Após meu primeiro monotub, vou tentar o segundo. Queria tirar uma dúvida, eu tenho uma cultura liquida que eu usei há uns dois meses atrás e armazenei na geladeira. No domingo (14/07), Inoculei 2ml em cada pote com essa mesma cultura liquida que estava armazenada, mas até o momento sem sinal de micélio, mas sem sinal também de contaminação. Por experiência própria, quando se passava dois/três dias e dava errado, o cheiro de azedo começava, mas dessa vez o cheiro esta de arroz mesmo. Então acredito que não esteja azedo.

minha duvida é a seguinte, a cultura liquida "para de funcionar" depois de um tempo? Pois geralmente depois de 3 dias o micélio ja um pouco as caras. Pode ser a temperatura também? Aqui na minha cidade a temperatura ta por volta de 20 graus Celsius.

é um spawn de arroz integral que foi esterilizada na Panela de pressão
 
Fala @GlubGlub blz?

A CL tende a ter um prazo de validade que varia bastante de acordo com a composição da cultura e condições de armazenamento, mas dá pra estimar um prazo de validade entre 3~6 meses.

Caso você tenha comprado essa CL, vale levar em consideração que o vendedor podia ter ela armazenada já a algum tempo.
Outro fator que leva ao enfraquecimento do micélio é o ato de multiplicar seringas, ex: Você ou o vendedor produz 10ml da cultura mãe e usa pra inocular 200ml, daí com essas 20 seringas se inocula mais 200ml cada. Conheço uma loja grande que faz isso, o resultado não é bom.

Enfim, crescimento lento é uma característica de micélio enfraquecido. Mas aguarda um pouco, se não apareceram sinais de contaminação ainda pode vingar.

Obs: Se você é capaz de sentir o cheiro de arroz do bolo, talvez seja interessante melhorar a forma de vedação do recipiente.
 
Fala @GlubGlub blz?

A CL tende a ter um prazo de validade que varia bastante de acordo com a composição da cultura e condições de armazenamento, mas dá pra estimar um prazo de validade entre 3~6 meses.

Caso você tenha comprado essa CL, vale levar em consideração que o vendedor podia ter ela armazenada já a algum tempo.
Outro fator que leva ao enfraquecimento do micélio é o ato de multiplicar seringas, ex: Você ou o vendedor produz 10ml da cultura mãe e usa pra inocular 200ml, daí com essas 20 seringas se inocula mais 200ml cada. Conheço uma loja grande que faz isso, o resultado não é bom.

Enfim, crescimento lento é uma característica de micélio enfraquecido. Mas aguarda um pouco, se não apareceram sinais de contaminação ainda pode vingar.

Obs: Se você é capaz de sentir o cheiro de arroz do bolo, talvez seja interessante melhorar a forma de vedação do recipiente.
Obrigado, amigo. Vou aguardar e ver a questão da vedação
 
Back
Top