Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo - Trametes versicolor - Turkey Tail

Luccas

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/07/2006
22
68
Boa noite pessoal, todos bem?

Alguém aqui já cultivou Trametes versicolor (Turkey Tail), gostaria de cultivá-lo pois dizem que essa espécie possui vasta gama de aplicações medicinais.

Algum já cultivou?
Sabem da dificuldade?
É frágil?

Um pessoa muito querida está passando por um problema de saúde, e cremos que alem do tratamento que ela já está fazendo, um cogumelo a mais não faria mal nenhum..

Abraços a todos!
 
Fala @Luccas, blz?

Já participei do cultivo do Turkey Tail e não é difícil.
O processo mais simples e barato consiste em inocular a cultura líquida em grãos de centeio e, depois da colonização completa, misturar com serragem dentro de um saco de cultivo.

Os grãos precisam ser previamente fervidos e secos numa peneira antes da esterilização na panela de pressão, existem alguns tutoriais de preparação aqui no fórum.

A serragem também precisa ser esterilizada, mas dá pra usar o bucket tek.
O ideal pra esse cogu seria usar serragem de madeiras duras, mas dependendo do local onde a gente mora é difícil encontrar.
Uma alternativa - menos nutritiva porém mais prática - é o uso de pellets de madeira pra lenha ou granulado higiênico (desses vendidos em petshop), mas é importante verificar se é composto apenas de madeira mesmo, algumas marcar acrescentam cola e antifúngicos que inviabilizam o cultivo, assim como ocorre com a serragem de compensado e MDF.

No geral a proporção de peso dos ingredientes (Madeira : Água : Spawn de Centeio) fica mais ou menos 2 : 2 : 1, mas varia de acordo com a madeira, o ponto é o mesmo do PFTek, o substrato não pode ficar encharcado.

Depois de misturar, o saco volta pra incubadora até que o bloco fique todo branquinho.
Quando isso acontecer, abrem-se cortes nas laterais do saco de cultivo pra frutificar, não precisa remover o bloco.
Pra manter úmido durante o processo, você pode usar um terrário igual ao de cubensis, borrifando e abanando algumas vezes ao longo do dia.

No geral, é um micélio fácil de lidar e resistente a contaminações. O único contratempo é que se o clima não ajudar pode demorar, a temperatura de frutificação ideal é por volta dos 20 graus. Se esquentar ou esfriar demais, entre a inoculação e a colheita do primeiro flush pode levar até uns 4 meses. São 3~4 flushes em média.

Independente do cultivo, fico na torcida para que a pessoa que você mencionou se recupere logo e fique tudo bem.
Abraço!
 
Última edição:
Muito obrigado @MarceloHirosse !!!

Só achei dele em placa, não achei seringa de esporos por enquanto... iniciar com placa é mais difícil que com seringa?

Vou tentar +/- daqui 1 mês pois em Maio a temperatura tende a cair e vai facilitar um pouco todo o processo!

Acho que consigo pegar serragem aqui perto de casa, vai facilitar bem o cultivo!!

Vou postando novidades aqui!

Abraços
 
Fala @Luccas,

Em placa pode ser um pouco mais chato sem uma câmara de fluxo laminar a disposição.
Ao inocular o saco de cultivo com seringa praticamente não há contato dos grãos com o ar, mas no caso da placa, pra jogar um pedacinho de ágar lá dentro é preciso abrir o saco ou fazer um corte lateral, aumenta bem o risco de contaminação.

Manda uma mensagem pro vendedor da placa, frequentemente eles tem uma seringa encostada ou podem fazer uma pra você.
A partir dela você pode multiplicar injetando em mais cultura líquida, daí vai ter inóculo pra literalmente quilos de cogumelos.

Até mais!
 
Back
Top