Você pega uns estercos de algum pasto e bota no seu jardim ?
Fantátisco ! mas vc pega o esterco na mão e leva até a sua casa em sacos !?
isso é meio nojento né.
Depende do ponto de vista, olhando o gado como um animal "sagrado", haja vista que dele tudo se aproveita, inclusive a merda, não é nojento não, olhando como homem do campo, que lida com o esterco com a finalidade de adubar a terra, também muito menos. Outra coisa, lembre-se que não se pega esterco novo, mas sim os já secos. Mas se você é do tipo urbano, aí o bicho pega, vai ficar com nojo e com medo de tudo.
Geralmente evito levar companhia em minhas caçadas, justamente pq não gosto de perder tempo com estas coisas, sempre vou sozinho. Após toda a experiência que adquiri, na lida prática com os cubensis selvagens, aprendi que tendo conhecimento, os riscos são mínimos. Pego esterco com a mão, sem luvas, inclusive chego a comer alguns cogus "in natura", quando percebo que tudo está perfeito no pasto.
Um outro ponto a observar é que, aqui no sertão, muita coisa que se faz nos grandes centros ainda não é comum, tipo uso de herbicidas no pasto, anabolizantes e rações aditivadas para o gado. Na verdade o que é comum aqui é o gado "verde", o bicho só se alimenta de capim, o pasto é natureba, além de capim você vê muitas plantas invasoras, enfim, você vendo que o gado está saudável, não precisa se preocupar com mais nada praticamente. Outra coisa que eu gosto de fazer é amizade com o dono da fazenda ou com o vaqueiro, daí você saberá tudo que precisa para colher os cogus sem medo.
PS. O lance das rações e dos herbicidas, geralmente interferem na ocorrência dos cogus. Todos os pastos que os cogus somem, geralmente os donos passaram a usar estes negócios. Muita gente fica falando que caçar todos os cogus detona o pasto e talz, eu acho isso uma grande ratada, o que detona é o uso destas porcarias. Eu observo que todos os pastos mais simples, os cogus sempre estão lá, todos os anos, ao longo de todos estes 20 anos de caçadas, inclusive já ensinei pasto a muita gente e nem vou mais neles, pq ficaram muito concorridos, só pegos os primeiros, visto que estou sempre estudando o melhor momento, depois que a turma cola no pasto (eu até dou o toque que já está na safra) daí eu fujo para os "meus" pastos. Enfim, vivo feliz.

.
PS. Os grandes riscos dos selvagens, fora a contaminação que já citei, são: aftosa, brucelose e cistcercose (que para mim é o mais perigoso).
Nunca tive nenhum tipo de problema, acho que é porque me afino muito com a rusticidade e com o homem do campo, que vive isto no dia-a-dia com sua família e não "pega" estas doenças. Mas certamente um cultivo "in door", com substrato esterelizado é o mais recomendado para a grande maioria das pessoas.