Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo no Jardim - Simplicidade

cacto

Cogumelo maduro
Membro Ativo
05/01/2009
338
62
Pessoal, de tão simples não posso colocar lá no meio dos cultivos de vocês:

Sempre um mês antes das chuvas eu ponho alguns estercos no jardim, para poder ver se nascem cogus, quando eles (qualquer tipo) nascem é o sinal para eu começar a caçar, apesar que isto não funciona 100% bem, mas me acostumei a continuar fazendo isso pq rende mais alguns cogus extras, além de toda manhã eu poder ver os cogus bem na porta da minha casa. :D

Não reparem o mato no jardim, é para disfarçar os cogus de quem passa pela rua.

PS. para forçar que nascessem os cubensis eu trouxe micélio do pasto e coloquei um pedaço em cada um dos três bolos de esterco e deixei lá, esqueci, até que ....

Vejam as fotos
Jardim.JPGColheita1.JPGSafra2.JPGSafra2_de_longe.JPG

A beleza do universo está na simplicidade dos fatos....

... parabéns Cacto... o mérito é seu.... :pos:

.

Você pega uns estercos de algum pasto e bota no seu jardim ?
Fantátisco ! mas vc pega o esterco na mão e leva até a sua casa em sacos !?
isso é meio nojento né.:D

Você pega uns estercos de algum pasto e bota no seu jardim ?
Fantátisco ! mas vc pega o esterco na mão e leva até a sua casa em sacos !?
isso é meio nojento né.:D

Depende do ponto de vista, olhando o gado como um animal "sagrado", haja vista que dele tudo se aproveita, inclusive a merda, não é nojento não, olhando como homem do campo, que lida com o esterco com a finalidade de adubar a terra, também muito menos. Outra coisa, lembre-se que não se pega esterco novo, mas sim os já secos. Mas se você é do tipo urbano, aí o bicho pega, vai ficar com nojo e com medo de tudo.

Geralmente evito levar companhia em minhas caçadas, justamente pq não gosto de perder tempo com estas coisas, sempre vou sozinho. Após toda a experiência que adquiri, na lida prática com os cubensis selvagens, aprendi que tendo conhecimento, os riscos são mínimos. Pego esterco com a mão, sem luvas, inclusive chego a comer alguns cogus "in natura", quando percebo que tudo está perfeito no pasto.

Um outro ponto a observar é que, aqui no sertão, muita coisa que se faz nos grandes centros ainda não é comum, tipo uso de herbicidas no pasto, anabolizantes e rações aditivadas para o gado. Na verdade o que é comum aqui é o gado "verde", o bicho só se alimenta de capim, o pasto é natureba, além de capim você vê muitas plantas invasoras, enfim, você vendo que o gado está saudável, não precisa se preocupar com mais nada praticamente. Outra coisa que eu gosto de fazer é amizade com o dono da fazenda ou com o vaqueiro, daí você saberá tudo que precisa para colher os cogus sem medo.

PS. O lance das rações e dos herbicidas, geralmente interferem na ocorrência dos cogus. Todos os pastos que os cogus somem, geralmente os donos passaram a usar estes negócios. Muita gente fica falando que caçar todos os cogus detona o pasto e talz, eu acho isso uma grande ratada, o que detona é o uso destas porcarias. Eu observo que todos os pastos mais simples, os cogus sempre estão lá, todos os anos, ao longo de todos estes 20 anos de caçadas, inclusive já ensinei pasto a muita gente e nem vou mais neles, pq ficaram muito concorridos, só pegos os primeiros, visto que estou sempre estudando o melhor momento, depois que a turma cola no pasto (eu até dou o toque que já está na safra) daí eu fujo para os "meus" pastos. Enfim, vivo feliz. :D:D:D.

PS. Os grandes riscos dos selvagens, fora a contaminação que já citei, são: aftosa, brucelose e cistcercose (que para mim é o mais perigoso).

Nunca tive nenhum tipo de problema, acho que é porque me afino muito com a rusticidade e com o homem do campo, que vive isto no dia-a-dia com sua família e não "pega" estas doenças. Mas certamente um cultivo "in door", com substrato esterelizado é o mais recomendado para a grande maioria das pessoas.

hehehehehe nojento é o corrimão do metrô, o sistema político-econômico mundial, o ar da cidade, a água da represa billings (cheia de chumbo)... cocô é legal, e não se esqueça: COGUMELOS 'COMEM' COCÔ - e nós macacos comemos cogumelos...

Cacto, meus parabéns!

só uma pergunta: vc é o antigo ALMADAÁGUIA?

Cacto, meus parabéns!

só uma pergunta: vc é o antigo ALMADAÁGUIA?

Não zigg, eu vi o forum há muito tempo, vez ou outra eu lia alguma coisa, mas sempre achava que não tinha muito o que fazer, pq eu vivia aquela faze de não divulgar o que eu sabia (acho que todos passamos por isso em algum momento), então nunca fui cadastrado...

Só que, um belo dia, eu percebi que o forum era interessantíssimo, até pq eu poderia não só falar de conhecimentos, mas também trocar outras idéias, como música, livros e, principalmente, botar um cultivo "in door" em prática (o que é novidade para mim).

Mas é isso, comecei como cacto... Hoje já estou escolhendo um lugar na casa também, acho que quero ficar numa varanda escura, numa cadeira de balanço, sozinho, mas ouvindo e vendo tudo (Dom Silvio Manuel)...

Foi mal então... Mas é que o estilo dos posts me lembra muito e esse agora de "cultivo no estrume", então...

VLW!

isso ae cacto!
trocando suas experiencias (vastas pelo que parece) em outdoor e caçada com o pessoal do indoor!
era disso que eu tava falando - alguns metodos do seu cultivo também se aplicam ao indoor - desde que aplicadas as devids normas de assepssia - e esses seus cogus outdoor sao fonte quase infinita de micélio vivo e LIMPO para isolamentos em petri, o que rende OTIMOS cultivos indoor.
vamos trocando FIGURINHA entao (ehhehe saudoso figurinha por onde será que anda??_

Dos isolamentos de micélio que fiz, consegui o albino praticamente 100% albino. Botei para fazer carimbos para ver se rolam prints de esporos deles.

Seguem as fotos...

Abraços.
Albinos_nos_jardim.JPGalbinos.JPGalbinos_sobre_toalha.JPGalbinos_pileos.JPG

Muito esquisito pessoal, os albinos não produziram esporos???

Eles são estéreis???

Esqusito, eles têm um sabor melhor, um cheiro muito bom, eles azulam e a trip é muito rica em efeitos auditivos, mas não produziram esporos.

eu fasso algo parecido
eu nao sei pq
mas eu acho que dá mais certo
eu pego o esterco
quebro ele em varios pedaços
e os coloco dentro de uma forma
ou de vazos

e sobre a bosta ser nojenta
nem é nada
as vacas so comen
grama o coc é uma pura grama concentrada
e alem do mais quando eu as pego elas estao em sua maioria
bem secas por causa do sol

Então você tem certeza que esse cogumelo albino é realmente um P.cubensis albino ou ele pode ser por exemplo um híbrido resultado do cruzamento aí de espécies diferentes já que o cultivo outdoor está submetido à esporos que os ventos transportam.Ele apresenta as mesmas caracteristicas(morfológicas)?Bom foi só uma idéia que surgiu,já que eles são "estéreis" e causam uma trip diferenciada...Espero ter ajudado!Parabéns pelo sua idéia,eu moro no interior também e já estava pensando em criar um método igual ao seu já que é cheio de P.cubensis nos pastos aqui ao redor da cidade,agora que eu tenho certeza do sucesso já eeeeera,quando tiver oportunidade vou trazer as bostas secas e começar meu cultivo no jardim também!Obrigado e abraço.

eu fiz isto em escala muito pequena, agora vou encher o jardim de coco de vaca! kkkkkkkk valeu cacto

Back