Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo em meio Agar e nutrientes, é possivel ?

Biolouka

Artífice esporulante
Cadastrado
16/06/2007
153
80
39
sampa as vezes
Trabalho com um meio rico em nutrientes para adaptação de diversos organismos.
Gostaria de saber se é possivel cultivar somente nele, a muito tempo lembro ter visto um topico sobre cultivo em agar, mas não encontrei, se alguem puder me auxiliar, muito grata.
 
Hum, você se refere à todas as etapas, incluindo a frutificação? Se for isso, acho quase impossível esse tipo de adaptação do micélio para dar cogumelos em um meio de cultura.

Mas se forem somente levados em conta os estágios iniciais, acho que qualquer meio de cultura laboratorial especializado para cultivo de organismos desenvolvidos pode funcionar. Bastam o preparo e as técnicas corretas!
 
Acho que parte dos cultivos primordiais de Roger Cailleux e Roger Heim de Psilocybe mexicana e P. semperviva em Paris foram em agar, Biolouka. Veja abaixo.

Pelo menos as gravuras dão as entender isso. Não sei se é possível com cubensis sem pelo menos cobrir o agar com um composto qualquer.

heim1958bmex.jpgsemperviva2abc.jpg


Obs.: fui verificar no The Mushroom Cultivator e tem cubensis em meio de agar e malte. Veja as figuras 39 e 40 do livro.
 
Ágar sozinho não supre todas as necessidades nutricionais, fornece apenas carboidratos. Mas é possivel que vc consiga sim, pelo menos um micélio.
 
eu mesmo ja frutifiquei em papelao puro, mas faltou algo mais, rendeu nano cogumelos.
 
Biolouka
manja de ingles (interrogacao)
é possivel sim, pesquise por "fert agar", mas ao que parece nao há muitas vantagens.
deixe-nos inteirados!
 
Ágar sozinho não supre todas as necessidades nutricionais, fornece apenas carboidratos. Mas é possivel que vc consiga sim, pelo menos um micélio.

Acho que há um equívoco aí, amigo.
O ágar por si só é um material inerte. O papel dele é somente criar redes moleculares no meio, pra fazer com o que o líquido gelatinize e se torne firme. O que fornece carboidrato é a glicose, que é adicionada no meio.

Acho que a maior desvantagem em tentar frutificar no ágar é a baixa concentração de nutrientes disponível.
Numa placa de petri cabem 20 ~ 30 ml. Com 2% de glicose, isso tem 200 ~ 300 mg de açúcar, o que é muito pouco. Isso é visível nas fotos... Até conseguem-se cogumelos, mas todos miudinhos.
Meios mais fundos vão ter concentrações de oxigênio muito baixas nas áreas mais profundas, o que vai dificultar ou inviabilizar o desenvolvimento do micélio.
O que talvez funcione legal sejam meios mais largos, como um prato com ágar disposto por sua superfície.
 
Não há vantagem mesmo, só para fins de pesquisa.
 
Acho que há um equívoco aí, amigo.
O ágar por si só é um material inerte. O papel dele é somente criar redes moleculares no meio, pra fazer com o que o líquido gelatinize e se torne firme. O que fornece carboidrato é a glicose, que é adicionada no meio.

Não há equívoco nenhum. Ágar é um monte de galactoses de mãos dadas, se o fungo conseguir quebrar ele utiliza sim como fonte de carboidratos.

Peguei um carimbo de Star Gazer de 2010 e inoculei numa placa com ágar 15g/L em água MilliQ.
Demorou uns 20 dias mas ta ai, com eu disse.. pelo menos um micélio vc consegue:


:coffee:
2013-02-02 23.13.15.jpg
 
Que estranho... Em experimentos meus, não consegui germinar esporos em água MiliQ nem com 1 ~ 3% de glicose. Sem alguns íons básicos (que no meu caso não estavam nem na água, nem na glicose, que era P.A.), parece que o micélio não consegue se desenvolver (algumas dificuldades básicas seriam, por exemplo, como ele vai ser capaz de construir DNA sem fósforo, ou proteínas sem nitrogênio?). Qual ágar tu usou?
 
Que estranho... Em experimentos meus, não consegui germinar esporos em água MiliQ nem com 1 ~ 3% de glicose. Sem alguns íons básicos (que no meu caso não estavam nem na água, nem na glicose, que era P.A.), parece que o micélio não consegue se desenvolver (algumas dificuldades básicas seriam, por exemplo, como ele vai ser capaz de construir DNA sem fósforo, ou proteínas sem nitrogênio?). Qual ágar tu usou?

Pois é, teoricamente é mesmo bem estranho, eu fiz duas placas e só essa ai germinou...usei ágar bacteriológico da sigma.
 
Ó, interessante isso ai... mas ainda falta o nitrogênio. Ou esse fungo alquimista ta fazendo trasmutação =P
 
Gravura da página 100 da tese de doutorado de Silva - "Os gêneros Deconica (W. G. Sm.) P. Karst. ePsilocybe (Fr.) P. Kumm. (Agaricales) na Região Sul do Brasil: contribuição à sua filogenia com bases morfológicas, moleculares e químicas". Porto Alegre, 2013.

AEM é um meio de agar com extrato de malte.

A observação da autora, pág. 99, foi:

"Nesse trabalho, foi observada a formação de basidiomas anômalos, com píleo reduzido e estípite desenvolvido e sinuoso em cepas de P. cubensis (Fig. 2.2) ... "


cubensis em agar - Silva-2013.jpg
 
Back
Top