Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Copo não inoculado colonizou

• Criador do tópico Criador do tópico mofo
  • Data de início Data de início

mofo

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/03/2006
116
71
40
Esterelizei três copos. Inoculei um. Passaram-se dias, fui olhar. Um dos outros que ficaram de fora (não inoculados) já vinha colonizado pela metade. O micélio brilhante como o outro.
O que pode ter acontecido?

confusao mental, consumo de drogas ou amaior força de vontade que ja vbi.
resumindo...
esterelizaçao ineficiente.

Upvote 0
Já aconteceu comigo, um "fungo branco" tomou conta do copo, mas era um copo ainda não esterilizado, somente com o substrato pronto para ir para a panela de pressão.
Depois esterilizei-os e ocorreu o desenvolvimento normal do micélio.

Pergunta: esterilizar o substrato na panela de pressão, e, deixar o copos lacrados, repousando por 03 dias, após, observar se não surgem contamintes dentro do copo.
E ai sim, inocular os copos, tendo-se certeza que não sobreviveram contamintes impregnados no copo.

Tem fundamento?

Upvote 0
confusao mental, consumo de drogas ou amaior força de vontade que ja vbi.
resumindo...
esterelizaçao ineficiente.

:) Eu tinha gostado da idéia de uma inoculação espiritual

Upvote 0
Tem fundamento?

Depois dessa, tenho certeza de que sim. Se a semelhança com o micélio pode ser tão grande, então foi bom não ter inoculado nada. Se isso pode acontecer, é bem mais seguro aguardar um tempo sempre. Fiquei agora duvidando do copo que inoculei.

Upvote 0
Foto do copo(detalhe), não inoculado, 3 dias após preparo de substrato.

mando pra panela de pressão?
contaminacao.jpg

Upvote 0
Pergunta: esterilizar o substrato na panela de pressão, e, deixar o copos lacrados, repousando por 03 dias, após, observar se não surgem contamintes dentro do copo.
E ai sim, inocular os copos, tendo-se certeza que não sobreviveram contamintes impregnados no copo.

Tem fundamento?

Ae tupy eu pensei nisso na última inoculação

cheguei à conclusão de que isso só dá 3 dias de vantagem a outros 'sobreviventes' à esterilização. se você injeta as sementes direto e o copo contamina, não é tanta coisa que se perde: substrato e um pouco de esporos.

já esperando 3 dias, pode ser que o contaminante não dê as caras nos primeiros, você inocula e lá no finalzinho da colonização ele germina e acaba com o pote todo.

quanto mais rápido avança o micélio, menos 'comida' sobra aos competidores. então inocular o mais rápido possível (depois da panela esfriar) a meu ver aumenta as chances de soberania do micélio de cubensis.

pensei em manter os copos na geladeira também, enquanto não inoculava... e isso eu até fiz: depois de abrir a panela e selar um por um, guardei na geladeira pra retardar qualquer metabolismo ali dentro.

até agora não deu 'errado', mas não quer dizer que está 'certo' ou que não há problemas nisso, foi só o que tentei e trago aqui pra complementar, sem resultados consistentes ou comprovados hehe...

Upvote 0
06 meses é um bom tempo.
Deixarei alguns copos ja esterilizados (sem inoculação) na geladeira, veremos o que acontece.
Posto os resultados.

Upvote 0
mas na geladeira não há desenvolvimento de outros agentes?

ser a geladeira frost free ou não influencia?

Upvote 0
mas na geladeira não há desenvolvimento de outros agentes?

partindo do pressuposto que o substrato está estéril, a baixa temperatura da geladeira não favorece o crescimento de microorganismos.

ser a geladeira frost free ou não influencia?

não, só a média de temperaturas alcançadas influenciaria nisso, não a forma como o ar é resfriado...

Upvote 0
maravilha

já posso planejar deixar uns bolos preparados na geladeira para eventual esporos então.

Upvote 0
jonz jonz

Guardar bolos esterilizados só quando sobra da inoculação.
O melhor é inocular depois de frios, pois se a esterilização não foi bem aplicada, mesmo assim os esporos de PC colonizarão o substrato antes de eventuais contaminantes presentes.
É uma corrida pelo substrato e quem sair na frente ganha.

Upvote 0
É verdade, pois as vezes que deixei o substrato a espere de inoculação "os concorrentes" sempre ganharam à frente do P. Cubensis.
Acabaram não conseguindo ganhar a corrida.

Upvote 0
Back