Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Convoco os alquimistas

oliveira

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/09/2008
78
62
Vamos pesquisar/debater/viajar na maionese sobre textos alquímicos?

Postem textos que já leram e achados interessantes, pois podemos, quem sabe encontrar a pedra filosofal.

Agora não vou postar nada pq tô com sono, mas amanhã volto aqui com alguns textículos de sabedoria.

Deixo apenas para o pré-sono a oração de Nicolas Flamel:

Deus todo-poderoso, eterno, pai da luz, de quem provém todos os bens e todos os bens perfeitos, imploro vossa misericórdia infinita; deixai-me conhecer vossa sabedoria eterna; aquela que circunda vosso trono, que criou e fez, que conduz e conserva tudo.
Dignai-vos enviá-la do céu a mim, de vosso santuário, e do trono de vossa glória, a fim de que ela esteja em mim e opere em mim; é ela que é a senhora de todas as artes celestes e ocultas, que possui a ciência e a inteligência de todas as coisas.
Faz com que ela me acompanhe em todas as minhas obras que, por seu espírito, eu tenha a verdadeira inteligência, que eu proceda infalivelmente na nobre arte à qual estou consagrado, na busca de miraculosa pedra dos sábios que ocultastes ao mundo, mas que tendes o hábito de descobrir ao menos a vossos eleitos.

Buenas noches!

Vamos pesquisar/debater/viajar na maionese sobre textos alquímicos?

Postem textos que já leram e achados interessantes, pois podemos, quem sabe encontrar a pedra filosofal.

Agora não vou postar nada pq tô com sono, mas amanhã volto aqui com alguns textículos de sabedoria.

Deixo apenas para o pré-sono a oração de Nicolas Flamel:

Deus todo-poderoso, eterno, pai da luz, de quem provém todos os bens e todos os bens perfeitos, imploro vossa misericórdia infinita; deixai-me conhecer vossa sabedoria eterna; aquela que circunda vosso trono, que criou e fez, que conduz e conserva tudo.
Dignai-vos enviá-la do céu a mim, de vosso santuário, e do trono de vossa glória, a fim de que ela esteja em mim e opere em mim; é ela que é a senhora de todas as artes celestes e ocultas, que possui a ciência e a inteligência de todas as coisas.
Faz com que ela me acompanhe em todas as minhas obras que, por seu espírito, eu tenha a verdadeira inteligência, que eu proceda infalivelmente na nobre arte à qual estou consagrado, na busca de miraculosa pedra dos sábios que ocultastes ao mundo, mas que tendes o hábito de descobrir ao menos a vossos eleitos.

Buenas noches!

Pode ser frase de sabedoria?

"Se não tem motivos para sorrir, não dê motivos para os outros chorarem".

"Da merda eu transmuto um cogumelo."

.Gabiru - o rato alquimista

"São os sonhos que fazem a nossa vida interessante", - Paulo Coelho.

"Pra quê dirigir e correr se eu posso fumar e voar".

"A vida acontece enquanto fazemos outros planos", - Lennon.

"Não vou reprimir meu ataque de risos só por não estar no ambiente adequado. Chorar de rir é uma das melhores sensações da vida, e é tão rara. Vai saber quando serei contemplado novamente", - minha.

"Se tudo der errado, viro hippie".

Foi-me revelado que:

"Toda realização mística está entre o querer e o não querer"

Boa noite amigos,

Ressucito esse tópico com a força a mim concedida pela graça de nosso Senhor Deus Todo Poderoso, criador de todos os seres, para dar segmento e ordenar ideias que têm-me surgido, a respeito da arte alquímica e também das operações cuja minha limitada intuição acusa estarem ligadas a ela. Assim, espero intercambiar estímulos, conhecimento e amor com os amigos, bem como obter maior elevação de minha tenra intelecção, conforme a vontade do altíssimo criador.

Dito o que se foi, começo por exortar uma nova ideia para a Alquimia. Diferente da comumente propagada em nossa cultura iconoclasta. Pois, além de não concordar que essa arte caiba dentro do plano à que fora seccionada (tradição protocientífica, pseudocientífica), também não creio que de todo ela esteja morta. E com esse pensamento, então, precisarei de um sentido diferente, que se dissocie do comumente propagado. Sobretudo, pois estamos em um fórum de micologia e minha suspeita mais grave é de que os fungos do gênero Amanita e Psilocybe sejam o segredo motriz dessa arte. Adjacente ao consumo de urina, claro...

Para mim, o objetivo da Alquimia é a criação de um amálgama no homem – excusa a multiplicidade profícua criada pelo uso do termo –, no sentido de fusão, de coisas, ideias e pessoas em um todo. Mas, perante minhas limitações, entendo não ser possível obter maior clareza que a própria Luz, ao menos, não sem uma apreciação autobibliográfica dessa noção fujidia, com contemplação e uma árdua elocubração.

Pois bem. Comecemos...

Após minhas primeiras experiências com os cogumelos mágicos, o fascínio que em mim foi deixado, serviu de estímulo para pesquisar assuntos que tivessem qualquer relação com eles. No âmbito científico e espiritual. E de tal maneira, foi esse primeiro passo que me levou ao que agora considero ser um giro antropocêntrico em minha vida. Pois, sabe bem nosso Senhor Deus, todo poderoso, quem eu era antes dos mágicos e quem sou agora. Enfim, nasceu uma paixão, d'onde obtive, por exemplo, o estímulo necessário para alcançar outros objetivos pessoais, bem como me fora concedido um primeiro desvelamento. Explico. Achei que era apenas uma fase no começo, mas perdura até os dias de hoje uma tal aficção por "enxergar", em desenhos, estruturas ou arquitetura de construções, padrões e silhuetas com o formato de cogumelos. Foi o que aconteceu nesse caso. Ao passar os olhos no da capa de um álbum de Jorge Ben Jor, intitulado A Tábua da Esmeralda, notei a silhueta e cores do cogumelo Psilocybe.

JorgeBenATabuadeEsmeralda.jpg

Intrigado, ouvi o álbum e fiquei fascinado. O teor esotérico e misterioso das letras somados ao ritmo e harmonia autêntica e sem precedentes me deixou atônito, com o sentimento de estar desbravando um mistério. Sem contar o gosto que ficou em mim pelo gênero e por duas músicas em particular: O Homem da Gravata Florida e O Namorado da Viúva. Elas tratam, respectivamente, de Paracelso e Nicolas Flamel, segundo o próprio Jorge (que se autodeclara alquimista). Sendo que Paracelso e Flamel também eram alquimistas. Daí em diante, mergulhei de cabeça nos textos que encontrei sobre o assunto e também na discografia de Ben Jor. Posteriormente, sobre os hieróglifos, descobri tratar-se de um projeto de Flamel. Foram construídos na arcada do Cemitério dos Inocentes, no ano de 1389, e posteriormente, no portal da Igreja de Saint Jacques, em 1407.

440px-Arcade_flamel_bernier.jpe 440px-ND-de-Paris-L4-Ch5.jpe

Back