Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Contaminante amarelo esporulando

feed4brain

Hifa
Cadastrado
27/07/2016
3
5
108
Estava tudo indo bem, de repente esse 'ser amarelo' começou crescer sobre meu lindo micélio branco.

Como é meu primeiro bolo colonizado vou deixar mais uns dias pra ver o que acontece, depois esterilizo tudo para colocar outros três bolos que estão quase fechados.

Alguém conhece esse 'diabo amarelo'? O infeliz até solta esporos já por minúsculos orifícios em sua superfície, acho que pela foto não da pra ver bem.
 

Anexos

  • IMG_20161101_103448.jpg
    IMG_20161101_103448.jpg
    269.3 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20161101_103548.jpg
    IMG_20161101_103548.jpg
    236.2 KB · Visualizações: 33
Há um tempo atras, conversando com um amigo que fazia um curso de cultivo de cogumelos pela Embrapa, ele me disse que estudou em um dos modulos do curso, que o fungo Candida albicans é muito reportado em cultivos... E pelas fotos que ele me mostrou era bem parecido com isso.

Esse fungo é o mesmo que causa a Candidíase... Sugiro que descarte o bolo. Faça um outdoor ou jogue fora. Há diversos contaminantes que podem fazer muito mal a saude. Enquanto não podemos ter certeza do que é, seja prudente.
 
Upvote 0
DST no cultivo? caramba, vou incinerar tudo!!! Obrigado pela dica, eu realmente não estava dando importância e muito menos sabia que algo assim poderia nascer no terrário.
 
Upvote 0
Upvote 0
É bem evidente a contaminação. Achei interessante a textura, não parece um tipo de mofo. Eu batizaria de "parece suspiro amarelo". :bigode: :p

Qualquer coisa que não seja o branquinho do micélio, é contaminação. Por vezes há pequenas variações pra um quase-cinza, e também os azulamentos de ressecamento ou impactos. O resto é contaminante.

Boa sorte nos demais bolos. :)
 
Upvote 0
Candida albicans como contaminante de cogumelos? Gostaria muito de ver as fontes.
Tambem achei extremamente estranho quando me falaram... Mas não guardei nenhum material sobre o assunto. Procurei aqui as fotos que me mandaram mas não achei nada infelizmente.
 
Upvote 0
Back
Top