Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação preta.

Ramza

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/11/2007
415
73
No segundo dia de inoulação já começou a aparecer pontinhos pretos minúsculos em um dos copos. Aos poucos eles foram crescendo, e o micélio também, mas depois depoucos dias a contaminação estagnou e não cresceu mais. A contaminação está exatamente como na foto a uns 20 dias, e os bolos chegaram em 100% a uma semana.

Será que é perigoso colocar esse bolo pra frutificar?
Deveria cortar esses pedaços antes de colocar no terrário?
Melhor não fazer um dunk nesse caso?

é, não estou conseguindo postar as fotos , mas a contaminação são quatro bolinhas pretas de uns 5mm mais ou menos

Upvote 0
Quer as possibilidades mais comuns?

Aspergillus
Doratomyces spp. - bolor preto
Rhizopus stolonifer
Alternaria
Penicillium

Upvote 0
Mas o que mais me intriga é que o micélio é mais forte que esta contaminação. A 4 dias coloquei esses bolos no terrário, e agora o micélio está cobrindo e tampando esses pontos de contaminação.

Eu nunca tinha ouvido falar de uma contaminação assim. Se uma contaminação assim for tóxica corremos um grande perigo, pois vários de nossos bolos podem ter essa contaminação em seu interior sem nunca a gente ficar sabendo, pois elas nunca virão à superfície.

Upvote 0
Mas o que mais me intriga é que o micélio é mais forte que esta contaminação. A 4 dias coloquei esses bolos no terrário, e agora o micélio está cobrindo e tampando esses pontos de contaminação.

Eu nunca tinha ouvido falar de uma contaminação assim. Se uma contaminação assim for tóxica corremos um grande perigo, pois vários de nossos bolos podem ter essa contaminação em seu interior sem nunca a gente ficar sabendo, pois elas nunca virão à superfície.

Mas é pouco provável que isso aconteça.

Ocorrendo uma esterilização sem problemas, os principais vetores de contaminação estariam no processo de inoculação e seriam a seringa e o ar.

Se o procedimento de inocular em 4 pontos equidistantes for seguido, ou seja, se não houver a inoculação central que algumas pessoas fazem, a contaminação aparecerá primeiro na superfície. Inocular dessa forma acaba sendo uma medida de segurança.

Upvote 0
Boa Neuro. Nem tinha pensado nisso. É verdade. Mas então, posso ou não comer esse cogus? O que vocês acham?

Upvote 0

1x0 Para o cubbie! Sem perdão ele irá
sufocar até a morte a contaminação
Darth Vader!

Abraço Ramza! Boa sorte aí!

Upvote 0
Back