Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

contaminação ou excremento?

Kamushradt

Primórdia
Membro Ativo
17/04/2013
67
23
31
WP_20140530_004.jpg WP_20140530_007.jpg WP_20140530_003.jpg WP_20140530_002.jpg WP_20140530_005.jpg WP_20140530_006.jpg
as manchas podem parecer verdes porem são todas amareladas
 
as manchas podem parecer verdes porem são todas amareladas


A princípio é secreção do micélio.

Mas fique de olho. Tem quem defenda que essas excreções são compostos antibióticos, então de repente seu micélio está lutando com algumas bactérias.
 
Upvote 0
É, não me parece algo preocupante. A colonização está promissora, pronta para aniversariar.
 
Upvote 0
Fala @Kamushradt tudo a paz?

Vejo que você marcou um setor duvidoso pelas fotos é muito difícil optar diferentemente a olho nu.

Quando a colonia avança vai sobrando água e pode acontecer do substrato ficar muito molhado nas partes a serem colonizadas resultando em um micélio estranho ralo. Fique atento a morfologia do setor duvidoso não tem como confundir o micélio algodoado é diferente dos contaminantes. Acontece as vezes também de haver parasitas como o cobweb pode passar despercebido.

Em reação a essas manchas responda-me uma pergunta:

A que temperatura esta sendo incubado?

Quando a colonia cresce produz calor resultando na excreção de metabolito, ou seja a temperatura dentro dos copos esta maior do que a do ambiente.
 
Upvote 0
Quando a colonia cresce produz calor resultando na excreção de metabolito, ou seja a temperatura dentro dos copos esta maior do que a do ambiente.



Olha, em copos PF quem sabe alguém pode até usar um equipamento bem sensível e demonstrar isso?

Mas na prática eu nunca senti nenhuma diferença de temperatura entre um copo e o ambiente em volta.

Em cultivos comerciais de comestíveis com aqueles substratos de grande volume pode ser bem mais fácil perceber esse fenômeno.
 
Upvote 0
é tem razão existe uma crença em relação a isso um tanto teórica.

O que notei por experiencia própria foi que ao tocar um copo colonizado ele possui calor próprio, se realmente existe um acumulo exacerbado só provando com experimentos pra saber.
 
Upvote 0
@Ecuador Vou ficar de olho mestre, obrigado.

@Arcturus amigo os copos estão incubadora a 28º C. :D

@RainSpirit Os copos estão quase prontos, embora não apareçam nas fotos ainda restam algumas áreas a serem colonizadas. Presumo que até domingo já estejam no terrário. :D

Obrigado pessoal, qualquer novidade quanto as manchas posto aqui.
 
Upvote 0
Mas na prática eu nunca senti nenhuma diferença de temperatura entre um copo e o ambiente em volta.
O que notei por experiencia própria foi que ao tocar um copo colonizado ele possui calor próprio,

Eu incubo os copos dentro de uma caixa de papelão dentro de um armário, mas em temperatura ambiente.

Comparando tanto com o ambiente quanto um copo colonizado e outro não, ao apalpá-los, é possível perceber que os copos 100% colonizados são levemente mais quentes (ou menos frios) que os copos ainda não colonizados.

Como os copos são selados, a única coisa que explica a diferença na temperatura, é algo interno ao copo gerando calor. No caso, o micélio vivo.

O experimento de medição já foi feito, neste tópico: Temperatura interna
 
Upvote 0
Back
Top