Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação no interior de bolo saudavel

Tiagosa

Cogumelo maduro
Cadastrado
31/01/2006
45
71
36
Votuporanga, SP
É possivel que um bolo PF aparentemente saudavel por todos os lados, esteja contaminado no centro? Li algumas dicas de cheirar o bolo quando for passar para o terrario, porem tenho problemas oufativos e não posso pedir para nenhum conhecido cheirar para mim hahaha
 
É possível sim. Já aconteceu comigo.

E se só estiver contaminado no centro do bolo não há exame visual ou olfativo que indique o problema.

Só cortando o bolo em pedaços ...
 
Upvote 0
É possivel sim ainda que bastante raro Tiagosa , pois normalmente as contaminacoes costumam ser esporos que pousam no bolo e germinam na parte de fora mesmo.

Mas é sempre bom verificar pelo cheiro tambem pois existem contaminacoes que sao mais dificil identificar pela vistta que pelo cheiro.
 
Upvote 0
acontece somente se o cultivador nao respeitar as 24 ou mais horas DEPOIS da parte externa 100% colonizada.
 
Upvote 0
Muitas vezes também essas contaminações estão no interior do bolo desde do início da inoculação,so a vemos depois que quebramos o bolo.
 
Upvote 0
Pode, sim! (O pessoal já respondeu mesmo, só reafirmando ehehe)

Sem contar que os esporos invasores podem ficar presos bem no centro do bolo, sobrevivendo à inoculação.
 
Upvote 0
Back
Top