Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação? Mancha no miscélio

maria2008

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/03/2009
8
56
Preciso de ajuda para identificação de uma possível contaminação. Há uma mancha em um dos bolos PF, cultivo de Pesa, as fotos tem dois dias de intervalo entre elas e não estou percebendo a mancha aumentar, gostaria que o pessoal mais experiente pudesse ajudar a identificar se é ou não uma contaminação. Obrigado.
06-05II.JPG06-05III.JPG09-05II.JPG11-05II.JPG11-05.JPG

Pode ser excreção do micélio ou pode ser contaminação por bactérias.

Por algum motivo me pareceu mais contaminação, mas guarde o copo que se for contaminação deve ficar mais evidente em uma ou duas semanas.

Está 100% colonizado? Se sim, há quanto tempo?

Upvote 0
Então dá para esperar um pouco.

Upvote 0
Ja tive um bolo assim.
É bem provável que vai estagnar, ficar como está mesmo.
Como na minha opinião não era um bolo saudável, não o coloquei no terrário.

Upvote 0
Confirmação do problema. Mais alguns dias e o bolo ficou assim...

Alguem sabe o que é?

É contaminação; dai não nascerão cogumelos.
E pelo que se pode notar, você não passou uma fita isolante
no papel alumínio para o copo.

Pode descartar os copos.

Upvote 0
Sim é contaminação, perguntei se alguém saberia identificar qual o contaminante, simplismente para aprendizado, sem qualquer ambição com esse bolo. Quanto a vedação o bolo está com fita sim, mas é fita adesiva transparente, talvez não de para ver bem pelas fotos.

Upvote 0
Back