Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação em placa com agar

k1be

Cogumelo maduro
Cadastrado
01/11/2007
7
68
44
estou com uma placa de pleorotus para fazer uns bolos mas ela contaminou
gostaria de saber o que posso fazer pra salvar a placa, se é possível tirar pelo menos uma parte do micélio para inocular em substrato. Ficam aí as fotos.
abrigado
IMGP0007.JPGIMGP0008.JPGIMGP0009.JPGIMGP0012.JPGIMGP0013.JPG
 
Lidar com contaminantes ou onde eles etejam nem sempre é uma boa pedida, mas quem sabe em um ambiente bem "clean" do tipo uma glovebox você poderia tentar uma investida na parte que está aparentemente saudável.

Quem sabe fazer um novo agar e transplantar um pedaço sadio para a nova placa e observar, ou ainda clonar esse pedaço sadio, ou inocular em um substrato, bem vele de tudo quando o assunto é tentar recuperar todo um trabalho previamente realizado !!!

Boa Sorte ...
 
Upvote 0
estou fazendo um milho que domingo ficará pronto
inocularei 4 vidros com milho, há partes em que o branco está mais fraco, isso seria contaminação também?
 
Upvote 0
há partes em que o branco está mais fraco, isso seria contaminação também?

Difícil afirmar algo sem analisar ao vivo, pode ser micélio meio fraco, aqui já aconteceu dessas, vai ter que tentar a sorte mesmo !!!
 
Upvote 0
é isso ai kibe
continue peskisando ai no forum e tente recupera esse cultivo cara
asdiuhasiuass
vo espera pra ve esse milho ai em
;D
 
Upvote 0
mas kibe o que tu fez home :/
achei que era uma mini contaminação, isso ai vai acaba virando um alien ...

Mas é isso ai brother, eu tive que contamina uns 15 cultivo pra me liga que o negocio contamina mesmo, tem que ter mais cuidado ;)

kibesan the lambersan husahuasuhashusahus
 
Upvote 0
Kibe,
Vai ser uma tarefa ardua, ainda mais pq essa placa esta totalmente contaminada. minha opniao é que vc arrume um outro micelio de Pleurotus sadio e tente novamente o cultivo. Irá ser mais fácil.;)
Mas se voce estiver afim de embarcar nesse trabalho (pela experiencia) eu dou a maior força!:pos:
Seja qual for a sua decisao, continue postanto o seu progresso.
Boa Sorte!
 
Upvote 0
Back
Top