Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação em painço

miguelbventura

Hifa
Cadastrado
28/06/2021
15
5
30
Acompanhando os cultivos do site resolvi experimentar a utilização de painço inoculado, tudo certo com os outros oito potinhos na incubadora, porém um apresentou uma mancha verde-azulada, e decidi isolar do restante. Contudo, após uma semana o bolo contaminado ficou assim:
20211228_094845.jpg

Me parece que o micélio contornou a contaminação não deixando propagar, minha dúvida é se posso aniversariar este bolo, ou se descarto por conta da contaminação?
 
Já tentei várias vezes aproveitar bolos contaminados. Pura perda de tempo.

Mas o melhor jeito pela minha experiência, para tu não ficar perdendo teu tempo: deixa o bolo frutificar no próprio copo (depois de colonizado, só fazer cold-dunk e deixar o pote aberto num local longe dos teus bolos saudáveis)
Você verá que é raro frutificar, ou fica uns cogumelos bem estranhos. Isso não é de frutificar no copo, se quiser, é só testar com bolos saudáveis.
 
Upvote 0
Back
Top