Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Considerações para se avaliar experts em Psicodélicos

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
616
80
Trecho retirado do livro "Your Brain is God" (ebook clique aqui) de Timothy Leary

Considerações para se avaliar experts em Psicodélicos

O seu expert está falando sobre uma experiência direta, ou apenas repetindo clichês? Teólogos e intelectuais frequentemente desaprovam a “experiência” em favor do “imperativo moral”. Mais frequentemente esse debate clássico se torna um caso de “experiência” versus “inexperiência”.

As palavras dele se afloram de um ponto de vista filosófico-científico? Ele(a) está motivado pelas questões básicas ou apenas protegendo seu próprio investimento social-psicológico? Ele está arriscadamente brigando com toda a santidade, ou mantendo a conformidade?

Como o argumento dele soaria se ouvido em uma choupana na selva da África, ou em um ghat no Ganges, na Atenas de Péricles, ou em um mosteiro Tibetano ou uma sessão de adultério liderada por qualquer líder religioso? Ou em outro planeta habitado por uma forma de vida superior? Ou como isso soaria para outras espécies de vida — para golfinhos, para a consciência de um pau-brasil? Em outras palavras, se livre dos seus fones de ouvido usuais e ouça com os ouvidos de outra criatura de Gaia.

Como o debate soaria se você tivesse uma semana para viver, e por isso estivesse menos acometido dos problemas mundanos? Nosso grupo de pesquisa recebeu muitas requisições para experiências de expansão de consciência em pacientes terminais.

O ponto de vista expande, ou retrai? Você está sendo impulsionado a explorar, vivenciar, se juntar a uma viagem colaborativa de descoberta? Ou você está sendo pressionado a se fechar, proteger seus ganhos, brincar com segurança e aceitar a autoridade de alguém que sabe melhor?

O seu expert psicodélico usa termos que são positivos, pró-vida, espirituais, inspiradores, baseados na fé em seu potencial? Ou ele(a) trai uma mente obcecada pelo perigo, interesse material, terrores, cautela administrativa, ou desconfiança essencial em seu potencial? Não há nada na vida para se ter medo; nenhum jogo filosófico pode ser perdido.

Se ele(a) é contra o que ele(a) chama de “métodos artificiais de iluminação”, pergunte-o(a) o que constitui o natural. Palavras? Rituais? Costumes tribais? TV no horário nobre? Se ele(a) é contra a assistência bioquímica, onde ele(a) desenha a linha? Ele(a) usa nicotina? Álcool? Penicilina? Vitaminas? Substâncias sacramentais convencionais?

Se o seu assessor é contra a neurotecnologia das drogas, ele(a) é a favor de que? Se ele(a) te introduz a chave psicodélica para a revelação, o que ele(a) oferece ao invés disso?

Otimas perguntas.
Acredito que muito "sabao"se enrolaria diante delas.
:)

Então eu sou sabão, num entendi nem o assunto desse topico.....rs

Eu tambem estou lendo esse livro, faz falta mais literatura abordado a experiencia psicodelica com seriedade.

Ebook recomendado, o link novamente: AQUI

Abraços.

Obrigado pelo livro, já baixei :pos:
O probleminha que ler ebook dói o olho.

eh complexo e extenso

a experiencia sempre prevalece a teoria

a teoria veio da experiencia

como um monge ou um sacerdote em transe tendo contato com insights aprende pela teoria se ele vivencia algo e aprende por tal

atraves da teoria alguns comecam a compreender para facilitar a experiencia

ate complicado pra mim eh entender as palavras do leary

e outra ,tudo depende de epoca contexto e cultura,para cada um a uma interpretação diferente

mas lembre,sempre contexte o outro e aprenda por si mesmo...

sempre :pos::pos:

quem eh timothy leary?aonde ele vive?ele fala isso baseado em que?no que ele aprendeu?quem disse que isso serve pra mim?ahn?

tudo baseado no conhecimento propio apenas serve para ele...epa...

baseado no que leu de outros tambem

quem sabe algo de util posso tirar dele...mas pera ae...sera que vale mesmo para mim?

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

quem eh timothy leary?aonde ele vive?ele fala isso baseado em que?no que ele aprendeu?quem disse que isso serve pra mim?ahn?

tudo baseado no conhecimento propio apenas serve para ele...epa...

baseado no que leu de outros tambem

quem sabe algo de util posso tirar dele...mas pera ae...sera que vale mesmo para mim?

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sabe que voce e o BrunoMG darao uma otima dupla Filosofeira?
eh por ae mesmo.
contexte.
(com x mesmo ;) )
it's foking mental.

(KING MOB RULZ)

certo!!
viva ao desprezo!! :pos:

nao sei se seria desprezo,nao foi o que quis dizer,e sim filtrar informacao do externo

e outra,aprendi mto ja com o leary

nao sei se seria desprezo,nao foi o que quis dizer,e sim filtrar informacao do externo

e outra,aprendi mto ja com o leary

foi exatamente o que vc falou no post antes, eu entendi ;)

o leary, por coincidência, fala que despreza seus seguidores nesse livro(ebook)
adoro o jeito divertido e inteligente dele de se auto avaliar
em Flashbacks, ele é muito hilário em seus julgamentos e colocações.

A centenas de anos feiticeiros toltecas já conheciam esses segredos. Simples e ao mesmo tempo de extrema complexidade, tudo é questão de onde o chamado "ponto de encaixe" aglutina a percepção.

O nosso esta fixo num local conhecido como "razão". Qdo nascemos esse "ponto de encaixe" é livre, fluido, é movido pelo impessoal, pelo Espírito, o motivo? Liberdade de percepção.

Ai vamos crescendo, recebendo descrições do mundo de todos a nosso redor, pais, irmãos, amigos. Assim vamos montando o que chamamos de nossa personalidade, que nada mais é do que lixo do mundo que grudou em nós e entorpeceu nossa percepção, fixando-a na posição da razão.

Percebendo isso, usando plantas de poder, eles desenvolveram técnicas para dar ao "ponto de encaixe" sua fluidez natural, técnicas que vizam a liberdade de percepção, perceber sem descrições. Isso é a criança de Maia, isso é tirar a personalidade do controle da máquina humana e dar o controle a essência, que é governada pelo Intento, o Espírito, Deus....

O ensonho, a espreita, os passes mágicos, a recaptulação, nada mais são do que técnicas para tirar o "ponto de encaixe" da posição da razão e deixa-lo fluir livre.

Puffff, em um piscar de olhos o mundo conhecido é desligado, e nos deparamos com a eternidade que nos rodeia, nossa verdadeira casa.

Todos somos paciêntes terminais, pois não temos ideia de qdo nossa morte nos tocará, pode ser hj ou daqui a 100 anos, mas ela virá.

Quanto à isso, faço meu o único ponto comum de Parmênides e Heráclito, muito embora o conhecimento vulgar acredite não haver sequer uma entre esses bem conhecidos filósofos; que são a origem da maior dualidade que a história do pensamento conhece: "Não me resta conhecer mais nada ao que sou".

Com isso encerra, ja no século 5 a.c., com grandiosidade, o burburinho e zumbido da praça publica que clama pela "experiência de vida" como forma de elevação, seja de qual ordem se refira. Nada precisa ser motivo de surpresa, que não para os homens vulgares e seus relativismos: - "Os homens, é certo, vivem como se cada um tivesse sua razão particular" - Heráclito. - "Ser e pensar são uma e mesma coisa" - Parmênides.

Só quem pode ver a profunda conexão entre o que estes dois monumentos e mitos da história do pensamento expressa é que pode viver, e mais que isto, existir, não como se fosse Ser somente alguém que aspira à qualquer coisa que chama elevação, do que alguém que de fato É a elevação.

Aos entusiastas da psicoterapia: Por mais longe que vás, não encontrarás os limites da alma: tão profundo é o seu logos.

As coisas são o único sentido oculto ...
pira12062008.gif

quem ouve um conto , aumenta um ponto...

Back