Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como saber se o pote é hermético?

Caroly

Esporo
Cadastrado
23/09/2021
3
1
25
Pesquisei na internet e vi opiniões dividas, alguns dizem que dá pra testar pondo água dentro do pote e virando ele de cabeça pra baixo, se vazar é porque não é hermético.

Mas tem quem discorda, dizem que vaza água, mas que a entrada de ar é mínima e irrelevante.

Comprei um pote hermético (plástico) e fiz o teste da água, vazou 😭. Será que posso usar o pote pra armazenar os cogumelos "cracker dry" por longos períodos mesmo assim?
 

Anexos

  • 16343423089484691273656931798791.jpg
    16343423089484691273656931798791.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 3
Pra ser hermético tem que ter pelo menos a borracha de vedação.
O plástico não é tão maleável, não cria um encaixe perfeito, sem passagem de ar.
De potes hermeticos eu confio nesses modelos (pote hermético não pode vazar nem agua) :
Branco-Coza.pngpote-hermetico.jpg

Não utilizo esses para armazenar meus cogumelos.
Gosto de utilizar esse por ser mais baixo, largo e bem mais barato. (esses 4 custam o mesmo que 1 hermetico ou menos).
Até está escrito hermético na embalagem e realmente fecha bem, mas a tampa perde o encaixe perfeito com o uso. Mas não considero ter o mesmo nível que os de cima, que eu só usaria se fosse um estoque pessoal para o futuro.

D_NQ_NP_718427-MLB42367777442_062020-O.jpg

Já armazenei por mais de 1 ano sem problemas, em vários tipos de potes comuns para comida.
Se a silica não está saturando, provavelmente está vedado o suficiente.

Quando eu produzi cogumelo pra mais de ano, após crackerdry eu dividi em saquinhos ziplock com silica laranja.
Para não entrar ar e ventilar todos os cogumelos quando abro o pote. (mas pode ser saquinho de cozinha comum, desde que feche bem).

O pote pode ser hermético, mas se vocÊ abrir para pegar alguns, o ar é renovado igual.
Também prefiro potes opacos, para não chamar atenção de curiosos que abram meu armário. (guardo no armário da cozinha, junto com panela de pressão, potes, shoebox).

Respondendo a pergunta, acredito que possa sim utilizar esse pote, já que já tem ele ai.
Dá uma olhada na silicita e vê se não está amolecendo os cogumelos.
Principalmente com a variação de temperatura dos dias mais extremos.
 
Última edição:
Back
Top