Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como o pH influência no cultivo de Cogumelos????

MushroomBlue

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/02/2006
10
67
40
Abri esse tópico pois me surgiu uma dúvida que cerca o cultivo de cogumelos, gostaria de saber como o pH pode influênciar no cultivo, desenvolvimento dos cogumelos??? Quais o níveis aconselháveis do pH??? Em que meio (Ácido, básico ou Alcalino) o cogumelo se dá melhor, pelo que andei vendo do assunto quando o pH é neutro (ou seja pH=7.0) os nutriente no caso de plantas são absorvidos mais facilmente, e no caso do fungos será que é igual? Agradeço desde já a todos que contribuírem com o esclarecimento dessa dúvida que provávelmente ja martelou na cabeça de algum cultivador e servirá para esclarecer quem virá a ter essa dúvida tbm.........
 
Aproveitando sua pergunta, keria perguntar também como é, passo a passo, o ajuste de PH de um casing???
 
Basta usar um indicador de pH, como o vermelho de fenol, que indica mais ou menos de 6.4 a 8.0. Geralmente já vem com as instruções de uso e cores de acordo com o pH.
 
seria bom mesmo tastar na pratica, fazer bolos do mesmo substrato somente com os PHs diferentes

os selvagens nascem em que condições? as fezes dos ruminantes tem qual PH?
 
P. cubensis cresce um pH's de 6 a 8 por isso ninguém se preocupa muito com isso. O problema é que certos contaminantes são influenciados pelo pH, e uma camada de casing por exemplo mais ácida facilita a contaminação de Trichoderma sp., prefere-se um pH neutro ou um pouco mais básico.
 
shroower disse:
P. cubensis cresce um pH's de 6 a 8 por isso ninguém se preocupa muito com isso. O problema é que certos contaminantes são influenciados pelo pH, e uma camada de casing por exemplo mais ácida facilita a contaminação de Trichoderma sp., prefere-se um pH neutro ou um pouco mais básico.

então, foi testado que os P. cubensis somente crescem nessa faixa de ph?
é isso que estamos querendo constatar aqui, achando o ph ideal para os mágicos a preocupaçao com a contaminação diminuiria, na natureza eles tomam conta do substrato apesar da concorrência ser grande.
 
bem.. a faxia de 6 a 8 é tão grande que seria IMPOSSIVEL para o micelio se adaptar a uma gama tÂO grande de ph.
se eu nao me engano, a divisao nao é de 1 em 1 o ph, entre 6 e 8 existem 200 divisoes (eh, cada numero após o . representa 100 tipo 6.1 = ph 610, 8.0 == 800
a faixa ADAPTAVEL deve ser algo entre 6.8(acido) - 7.5 (7.5 alcalino) pois acima de 7.5 qualquer soluçao se torna um ALVEJANTE , e abaixo de 6.8 um ACIDO ...seria o mesmo que dizer que o micelio se desenvolve melhor em temperaturas entre 10 e 1000 GRAUS celsius.
jah tentei alcalinizar uma camada de CASING para um teste com 5 gramas de micelio, joguei o ph para 7.4 e o que eu obtive foi a morte INSTANTEANEA do micelio (utilizando LATERITA para aquarios).
o teste inverso, de acidificaçao, eu fiz usando FIBRA DE COCO (coconut coir da TETRA) o ph dela eh 6.6 naturalmente. utilizando ela pURA ocorreu o mesmo que com o substrato alcalino.
o PH ideal entao seria algo entre 6.95 e 7.15 (no teste, os excrementos de vaca tem em sua maioria um Ph LEVEMENTE acido , 6.9 na camada inferior e 7.0 na casca seca q fica por cima!)
(obs entre 6.9 e 7.0 EXISTEM 100 GRAUS de pH a variaçao eh MUITO GRANDE)
o que vc pode fazer eh basificarr o meio ANTES da inopculaçao, pois assim seu substrato nao AZEDA (acidifica demais) causando problemas de contamainaçaoes.
você pode utilizar várias bases(algumas q eu nao sei o nome...) o que eu utilizo eh casca de ovo sem a pele interna MOIDA, ,ou pó de conchas(*deixe de molho 24 h antes de utilizar em agua pura pra tirar possiveis restos de sal marinho ou produtos alvejantes)
o psilo me falou um componente pra usar, mas acho q ekle mesmo pode aderir alguma coisa aqui.
obs eu nao utilizo sempre tamponadores, somente com substratos que utilizem sementes MOIDAS, pois as mesmas tendem a acidificar naturalmente com a decomposiçao pelo micelio. []´s
Obs do edit: TODOS OS TESTES, acidificadores e alcalinizadores que utilizo sao da TETRA, MELHOR fornecedora de produtos para AQUARISMO do mundo!
(minha segunda paixao é o aquarismo!)
 
Então, você inventou umas escalas aí mortandelo :) Já testaram vários pH's nessa faixa e pelo que li funcionaram. No livro do Stamets tem mais alguns dados sobre pH. Alguns outros lugares dizem de 6.2 a 7.2. Enfim, são várias as propostas. A morte do micélio pode ser outra coisa. Camada de casing em pH 7 com certeza funciona bem e um pH neutro pra colonizar substrato também. Então fugir disso é desnecessário mesmo possível.

pH = -log[[H+]], então,
pH 8 é mil vezes mais básico que pH 6:

-log[[H+]] = 8 <=> log[[H+]] = -8 <=> [H+] = 10^(-8)
-log[[H+]] = 6 <=> log[[H+]] = -6 <=> [H+] = 10^(-6)

e 10^(-8) é 1000 vezes menor do que 10^(-6), em concentração de H+.

Abraços.
 
w0w! aula de quimica pesada! eheheh :D
 
oow shorow eu nao inventei, apenas acessei NO MEU CEREBRo conhecimentos que eu nao uso faz pelo menos 12 anos..
firmeza?
no fim, olhando as suas tabelas eu vejo q o sentido dos posts foi o mesmo
ehheeh nao sou quimico,minha área é das artes e eeu só sei de quimica o que eu aprendi na escola (que eu terminei em 1993) mas o que eu disse q a diferença entre 6 e 8 eeh ABSURDA...(citando eu mesmo : 6.9 e 7.0 EXISTEM 100 GRAUS ) eu nao sei como Especiificar corretamente a escala, por isso usei GRaus.
e a escala colorida que eu uso eh da TEtra, do kit de testes para aquario (gh, ph, amonia e salinidadee) adaptados. obrigado da aula ae!:pos:
 
:rolleyes: tava te zoando só, o que eu quis dizer só foi que apesar da diferença parecer absurda ainda me parece aceitável. pH 6 não é tão ácido, assim como o 8 não é tão básico considerando que vão de 0 a 12. Deve ter um pouco de exagero nesse intervalo, mas eu particularmente acredito que de 6.5 a 7.5 não há problema.

:pos:
 
os selvagens nascem em que condições? as fezes dos ruminantes tem qual PH?

Saem dos ruminantes num estado relativamente básico q é rapidamente acidificado por microorganismos lignícolas e gradualmente (conforme a merda vira terra) vai basificando de novo (para saber a explicação completa consulte informações sobre compostagem). O micélio de cubensis aparece ou no começo básico ou depois q o pH começa a subir de novo (vale tbm lembrar q o próprio cubensis acidifica um pouco o substrato com suas excreções).

O tal do pH ideal ser neutro, está relacionado à velocidade máxima de crescimento do micélio conforme observado pelos cultivadores mor. O micélio cresce em meios levemente básicos ou ácidos mas de forma bem mais lenta do q no pH neutro. O quão ácido ele suporta até simplesmente parar de crescer ou "morrer" eu já não sei, existe sim uma faixa relatada de crescimento suportado pelo cubensis, q é maior do q a faixa "ideal" (6.8 - 7.2), tal seria a faixa entre esse ideal e os pontos de pH máximo e mínimo suportados antes do organismo ceder (parar de crescer e ou ser consumido pela acidez ou basicidade/morrer). Não sei exatamente o quanto é, mas deve existir relatado em algum lugar.

Se vc se perguntar o pq ele para de crescer depois dessa faixa limite de pH, a resposta é mais ou menos por que tal pH inibe as enzimas e proteínas do fungo, aí vc imagina o fungo expelindo substâncias pra preparar a colonização e utilização do composto ao seu redor, mas ao fazer isso as proteínas e enzimas não conseguem atuar sobre o composto, impedindo o crescimento. Resta ao micélio ou esperar (dormência) q o pH do substrato se reajuste ao neutro ou tentar reajustá-lo expelindo soluções tampão, se possível. Se demorar demais o micélio exaure todo o substrato já incorporado, passa fome e morre por insuficiência de recursos. Crescer é crucial na fase vegetativa do fungo, é a essência da coisa, se ele não crescer o suficiente ele não vai ter reservas para a frutificação.

Extrapolando a discussão, mas ainda usando a mesma lógica, é possível q seja esta a razão pela qual ocorrem frutificações "prematuras" quando o micélio entra em contato com contaminantes (competidores), a mera existência destes indica pro micélio q o crescimento é limitado, portanto quanto antes frutificar melhor, pois existirão mais recursos em reserva do q após a batalha contra os contaminantes.
 
Eu sei que a discussão é antiga, mas resolvi dar uma ideia diferente aqui rs... Eu na hora de usar água por exemplo em bolos PF TEK ou até mesmo pra deixar grãos de molho, toda a água que eu uso eu regulo o PH cravado em 7.0, porque onde moro a agua sai da torneira bem acida, tipo 4.3, então eu acrescento um PH Builder, desses que vendem em lojas pra aquários marinhos, e corrijo o PH pra 7.0 e uso essa água pra tudo. Eu uso pra medir o PH esses medidores pra aquário tb, desses q vc coloca na água e ele automaticamente dá o resultado.
 
Back
Top