bem.. a faxia de 6 a 8 é tão grande que seria IMPOSSIVEL para o micelio se adaptar a uma gama tÂO grande de ph.
se eu nao me engano, a divisao nao é de 1 em 1 o ph, entre 6 e 8 existem 200 divisoes (eh, cada numero após o . representa 100 tipo 6.1 = ph 610, 8.0 == 800
a faixa ADAPTAVEL deve ser algo entre 6.8(acido) - 7.5 (7.5 alcalino) pois acima de 7.5 qualquer soluçao se torna um ALVEJANTE , e abaixo de 6.8 um ACIDO ...seria o mesmo que dizer que o micelio se desenvolve melhor em temperaturas entre 10 e 1000 GRAUS celsius.
jah tentei alcalinizar uma camada de
CASING para um teste com 5 gramas de micelio, joguei o ph para 7.4 e o que eu obtive foi a morte INSTANTEANEA do micelio (utilizando LATERITA para aquarios).
o teste inverso, de acidificaçao, eu fiz usando FIBRA DE COCO (coconut coir da TETRA) o ph dela eh 6.6 naturalmente. utilizando ela pURA ocorreu o mesmo que com o substrato alcalino.
o
PH ideal entao seria algo entre 6.95 e 7.15 (no teste, os excrementos de vaca tem em sua maioria um Ph LEVEMENTE acido , 6.9 na camada inferior e 7.0 na casca seca q fica por cima!)
(obs entre 6.9 e 7.0 EXISTEM 100 GRAUS de pH a variaçao eh MUITO GRANDE)
o que vc pode fazer eh basificarr o meio ANTES da inopculaçao, pois assim seu substrato nao AZEDA (acidifica demais) causando problemas de contamainaçaoes.
você pode utilizar várias bases(algumas q eu nao sei o nome...) o que eu utilizo eh casca de ovo sem a pele interna MOIDA, ,ou pó de conchas(*deixe de molho 24 h antes de utilizar em agua pura pra tirar possiveis restos de sal marinho ou produtos alvejantes)
o psilo me falou um componente pra usar, mas acho q ekle mesmo pode aderir alguma coisa aqui.
obs eu nao utilizo sempre tamponadores, somente com substratos que utilizem sementes MOIDAS, pois as mesmas tendem a acidificar naturalmente com a decomposiçao pelo micelio. []´s
Obs do edit: TODOS OS TESTES, acidificadores e alcalinizadores que utilizo sao da TETRA, MELHOR fornecedora de produtos para AQUARISMO do mundo!
(minha segunda paixao é o aquarismo!)