Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como identificar cogumelos e fungos

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
40
Curitiba-PR
Camaradas psiconautas, bom dia.

Sei que já existem alguns tópicos que seguem essa mesma linha, mas achei que seria interessante criar um novo.
Trata-se de uma matéria publicada ontem no site eHow Brasil, que dá preciosas dicas de como coletar e identificar cogumelos, incluindo links para trechos das referências bibliográficas.

http://www.ehow.com.br/identificar-cogumelos-fungos-como_107222/

Transcrevo a seguir o trxto na íntegra

Como identificar cogumelos e fungos
Escrito por patrick hutchison | Traduzido por giovana moretti


As guelras são apenas uma característica de identificação para cogumelos
  • Os cogumelos podem ser deliciosos ou então um produto venenoso de fungos; eles contêm esporos que ajudam a espalhar a espécie ao soltá-los no chão e no ar. Identificá-los e saber diferenciá-los dos demais fungos exige muitas técnicas diferentes, inclusive paciência. A cor, tamanho, formato, textura, cheiro e ambiente do cogumelo afetam sua identificação final, portanto, antes de comer qualquer tipo silvestre, se familiarize com os métodos adequados de identificação e possíveis perigos.

    Instruções
    1. Tire uma foto do cogumelo e da área ao redor com uma boa câmera, fazendo anotações sobre o ambiente em um caderno. Alguns cogumelos preferem certas condições ambientais, que ajudarão a identificá-los mais tarde.

    2. Anote o máximo de características do cogumelo possíveis, incluindo a cor, textura ou quaisquer informações sobre o capuz, caule e guelras dele.

    3. Pegue muitas amostras do cogumelo ao puxá-lo do chão, tomando cuidado de manter a estrutura da raiz inteira e não quebrar nenhuma parte do caule.

    4. Corte o cogumelo pelo meio na vertical com uma faca, para poder vê-lo transversalmente. Anote o formato, tamanho e cor das guelras e sua relação do capuz com o caule do cogumelo. Por exemplo, considere se as guelras estão conectadas ao caule ou se o capuz faz uma curva em direção a ele.

    5. Corte o capuz para outra amostra e a coloque com as guelras viradas para baixo sobre uma folha de papel branco ou embrulho de plástico. Coloque uma tigela sobre o cogumelo e deixe por uma noite inteira. Pela manhã, remova a tigela e o cogumelo para revelar uma impressão dos esporos. Anote a cor e o padrão destes.

    6. Cheire o cogumelo e registre os distintos odores. Alguns cogumelos têm cheiros facilmente reconhecíveis que podem lhe ajudar a identificá-los.

    7. Pegue todas as informações e compare-as a um guia legítimo de identificação de cogumelos e fungos. Mesmo que só uma característica do seu cogumelo não se encaixe com a informação do guia, não o coma, pois ele pode ser de uma espécie diferente.

    Dicas & Advertências
    • Muitas cidades possuem sociedades micológicas que mantêm encontros regulares de identificação, onde você pode levar seus cogumelos para identificação gratuita feita por profissionais.
    • Nunca coma um cogumelo, a menos que você tenha certeza quanto à sua comestibilidade e identificação. Há muitas variedades que são extremamente venenosas e possivelmente fatais.

    Referências
87593099_XS.jpg
 
Back
Top