Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Comestíveis

Não tenho certeza se ainda está, mas quem estava na empreitada dos comestíveis era o Tiwanaku !
 
Ink Mushroom...
Tenho 1 potes isolado em mel e 1 pote de micélio em papelão, sem sinal de contaminantes. Por sinal o Muilok quando passou por aqui levou uma amostra mas não teve sorte, pois contaminou.
Ainda não tive tempo para estudar a fundo a strain e nem oportunidade para inocular, mas é um projeto para um futuro próximo.

afarm3.static.flickr.com_2188_2513190868_c61fec2014.jpgafarm4.static.flickr.com_3028_2513190804_e7825f6943.jpgafarm3.static.flickr.com_2271_2512363833_9b26f23d9b.jpg

Paz e Luz!
 
Cara, queria iniciar um cultivo comestível..
mas uma cutura é R$60 reais
tou pensando em pedir um print do ring italiano..
mas tbm tou aceitando doações:rolleyes:
 
Muito bem senhores!! :pos:

Estou pensando em cultivar comestíveis, ando pesquisando um pouco à respeito...

O problema está sendo a falta de tempo...

Acredito que quem gosta mesmo de cogumelo e cultiva, não tem como correr do cultivo dos comestíves, mais cedo ou mais tarde vai acabar cultivando!

Tiwa, lindas fotos irmão!! Parabéns!!

Já começo a torcer pelo seu cultivo antes mesmo de iniciá-lo! :D

Poderíamos explorar mais o assunto aqui no fórum,

quem já cultivou poderia postar diários póstumos! :rolleyes:
 
https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cog-comestível.1748/

No link acima há um cultivo de cogumelos comestíveis, o Pleurotus. Foi idealizado pelo amigo TTsoares, com sucesso. Serve de guia para futuros cultivos.

O isolamento que ganhei do irmão Tiwana, acabou fermentando, descartei o vidro com o papelão semanas atrás, apresentava cheiro forte de contaminação por bactéreas. Mas seu micélio no papelão tá lindão, vale investir numa tentativa de cultivo:)

Saudações irmandade:)
 
Ok, Tem bastante gente querendo cultivar comestiveis entao vamos la.

Primeiro eu recomendo a site www.cogumelohobby.com.br para as pre-liminares.

Mais aqui vao algumas dicas para aqueles que querem economizar algum $

Assim como qualquer cogu o mais dificil para quem nao tem camara de fluxo laminar e conseguir pelo menos um petri livre de contaminantes. depois e so ir levando.

O mais dificil e uma grovebox eficiente e para isso eu tive algumas ideias para ajudar quem quer tentar.
para comecar precisamos de um filtro de ar para insuflar a caixa isso pode ser feito com dois potes de palmito e algum metros de mangueira fina e um compressor de aquario.
O principio e o mesmo do filtro de ar dos automoveis antigos vamos forcar o ar para dentro dos potes parcialmente cheios de oleo de soja ou qualquer outro oleo comestivel.
Os potes devem conter dois furos superiores onde caibam a mangueira fina bem ajustada e vedada, o compressor deve ser ligado ao primeiro pote pela mangueira indo esta primeira mangueira ate o fundo do primeiro pote e a segunda saindo dele bem proxima a tampa que seguira para o fundo do segundo pote e a ultima mangueira saindo proximo a tampa do segundo pote indo para a glovebox, com isto o ar insuflado do compressor ira passar por dois filtros a oleo e ficar muito limpo.
Desta feita iremos fazer como que o ar limpo so saia da glovebox e nao entre ok acredito que isto ira reduzir siguinificativamente as contaminacoes.
Outra coisa muito importante e a utilizacao de alcool 70%, primeiro o que e alcool 70% e a mistura de alcool 99 graus com agua na proporcao de 70-30%
ou seja 70% de alcool 30% de agua, e para que isto? para que o alcool nao evapore tao rapidamente e de tempo efetivo de matar os virus e as bacterias qualquer outra formula de limpeza nao ira funcionar tao bem.
Entao devemos borrifar alcool 70% dentro da glovebox e deixar o compressor ligado passando pelos filtros de oleo ate que seque sozinha completamente assim as paredes e o ar interno serao limpos, acredito que 10 minutos antes de usar a glovebox sejam suficientes para tudo ficar limpo e esteril.
Segundo passo e a passagem da panela de pressao para a glovebox tudo que for colocado na panela de pressao devera ser embalado em sacos plasticos de polipropileno que aguentam a temperatura e retirados dos sacos dentro da glovebox.
Pronto, agora falta o que?, higiene pessoal a maior contaminacao e feita pela nossa boca ou seja cantarolar, falar, assobiar,soprar e mesmo respirar sobre as ferramentas de cultivos ja era, bacteria nelas. evite respirar diretamente sobre todos os materiais esterilizados.
O segundo maior contaminador sao nossos pelos e cabelos e por ultimo nossa pele.
Nao e necessarios raspar os bracos mais um banho antes de procedimentos delicados e recomendado, assim como passar o alcool 70%. mas maos ou luvas antes do inicio.

Bom estou providenciando fotos para voces verem
Aguardem mais dicas para comestiveis
 
Valeu o link correto é este mesmo.

Já fazia um tempo que eu não entrava e ele mudou, o endreço foi mal.
 
os shitakes e shimeji estão enquadrados como superalimentos. no entanto é verdade que são mais dificeis de cultivar do que os p.c.?
 
Tenho uns potes aqui que colonizaram super bem e rapido...porem também nao consigo obter frutos. Comestiveis exigem maior troca de ar e alguns, temperaturas mais baixas....nesse verão, fica meio impossivel :(

... aceito dicas :LOL:

E pra pagar 80 reais em uma cultura acho mais facil comprar algum cogumelo (pra quem é de SP no mercadão do centro vende shimeji fresco) e clonar. Foi o que eu fiz.
 
pode crer, eu ainda tou tentando cultivar cubensis. depois eu penso em comestiveis kkkkkkk
 
Eu quero cultivar o cogumelo champion Paris, so que nao existe um lugar neste mundo que tem os tais espros pra vender. Ja pesquisei, nao sei mais onde procurar. E raros sites de venda, mando email e tenho respostas que nao tem nada no momento. Por favor, caso alguem saiba onde eu possa encontrar, queria endereço. Obrigada.
 
Eu quero cultivar o cogumelo champion Paris, so que nao existe um lugar neste mundo que tem os tais espros pra vender. Ja pesquisei, nao sei mais onde procurar. E raros sites de venda, mando email e tenho respostas que nao tem nada no momento. Por favor, caso alguem saiba onde eu possa encontrar, queria endereço. Obrigada.

Não tenho experiência com Agaricus bisporus (Champignon), mas creio que se você conseguir cogumelos frescos, você pode tentar a técnica de clonagem.
 
Olhe de vez em quando no Bemushroomed - http://www.bemushroomed.com - ainda que não há A.bisporus disponível lá.

Não sei se aparece alguma oferta dele de vez em quando.
 
@soniacampos, neste site (everythingmushrooms.com) há esporos do Agaricus bitorquis, um cogumelo alternativo ao A. bisporus.

https://en.wikipedia.org/wiki/Agaricus_bitorquis
Wikipédia disse:
A. bitorquis, foi cultivado comercialmente pela primeira vez em 1968, tem várias características de crescimento que têm despertado o interesse de cultivadores de cogumelo procurando uma alternativa para o cogumelo padrão, A. bisporus. Por exemplo, A. bitorquis é mais resistente a várias doenças virais, pode crescer a altas temperaturas e concentrações de CO2, e tem melhor resistência a contusões.
 
Back
Top