Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Comestíveis, medicinais, ecologia e P. Stamets

ttsoares

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/10/2006
38
69
Primeiro a parte que sei que ninguém vai desaprovar:

Torrent do Paul Stamets no agregador P2P Demonoid.com

Mushrooms as Planetary Healers: From Toxic Waste Sites to Old Growth Forests

A talk about bioremediation, the importance of the fungal genome, especially the old growth forests, the use of fungi in early Europe, and now the re-discovery of these fungi in helping preserve, repair, and balance ecosystems. Recorded live at the 2000 MSSF Fungus Fair.

Se alguém quer este vídeo (está em Inglês) e não sabe usar BitTorrent me contacte em PvT que eu posso ajudar a baixar diretamente...

Agora o assunto que talvez não agrade a alguns (ou muitos):

Moro num buraco de 20mil habitantes. Tem espaço, água de poço, ar puro, galinhas e muita bosta de vaca e cavalo.
Estou seriamente inclinado a abraçar a atividade de cultivador profissional de cogus. Mas, para isso, não pode ser só mágicos !!
Até porque minha sogra é muito chata e eu ganhei o karma de morar com ela :(

Segundo o Boca (quem me iniciou) esporos de comestíveis e medicinais (CeM) não são dados e nem trocados pois tem valor comercial.

Eu sou um ferrenho militante da causa do Software Livre, fiz e faço trabalho voluntário por esta causa. E, o contexto dos mágicos me parece que tem em muito em comum com o do Software Livre: comunidade, ajuda mútua, companheirismo, cumplicidade, etc...

O que gostaria de propor aqui é um novo tópico-raiz neste fórum que se pronha a agregar aqueles que se interessam por CeM - MAS - com uma postura não comercial - venda da esporos ou agar.

Creio que o CeM tem a sua magia também... que é a de permitir que gente pobre (como eu) possa viver e ter como cultivar e usar os mágicos. É uma "magia" mundana e material - sim. Mas é algo que se faz necessário para atingir os outros níveis de magia Filosófica, Educacional e Espiritual.

Bom. Já tá grande este texto. Agradeço a paciência e fico na torcida que possa ter tocado alguns corações nesta comunidade.

[]s.
T.T.S.
 
Antes de tudo esqueça as facilidades que encontra aqui. Se quiser de fato virar produtor de cogumelos comece a ler muito sobre o assunto. Leia bastante mesmo, a ponto de decorar as partes importantes.

O segundo passo é procurar na Embrapa cooperativas ou produtores que ofereçam cursos pra vc poder ver na prática como funciona e já começar a fazer contatos. Muitos produtores compram pequenas produções, a preço de banana, claro, mas pelo menos vc não morre de fome no início.

O terceiro passo é dinheiro: tenha no mínimo R$20.000,00 para iniciar uma produção comercial, uma de Agaricus bisporus, por exemplo, vc consegue fazer com R$15.000,00. Dizem que o retorno é em dois anos.

Tenha espaço suficiente, no mínimo uns 300m2 pra construção das benfeitorias pro cultivo.

Ah, o SEBRAE tem um lugar que vc pode assistir a alguns vídeos sobre produção de cogumelos, se não me engano esse lugar se chama CDI.

Tenha dedicação pra trabalhar bastante no cultivo, sobretudo no início que rola muita tentativa e erro (ler bastante pode ajudar aqui).

Por último, se não esqueci mais nada, verifique se o local onde vc tem a propriedade é adequado à(s) espécie(s) que vc pretende cultivar.

Quanto ao tópico, não aconselho vc a adquirir esporos de anéis gratuitos como o citado Free Spore Print. A não ser que vc já comece com um laboratório pra fazer seleções, é melhor adquirir esporos/micélio/seringas de bons laboratórios que já possuem pedigree. Isso vai te poupar tempo e trabalho e vai fazer com que vc não comece do zero na melhoria do seu cultivo.

Sorte!
 
http://www.freesporeprints.org

Funciona como o FSRE, mas é para comestíveis.

O que tinha em mente ao escrever o texto inicial era formar um grupo de pessoas DESDE fórum... que tenham interesse no cultivo de comestíveis e medicinais. Para que os laços de confiança e recomendações pudesses fortalecer o grupo que se formaria neste contexto.
 
O terceiro passo é dinheiro: tenha no mínimo R$20.000,00 para iniciar uma produção comercial, uma de Agaricus bisporus, por exemplo, vc consegue fazer com R$15.000,00. Dizem que o retorno é em dois anos.

Tenha espaço suficiente, no mínimo uns 300m2 pra construção das benfeitorias pro cultivo.

Agradeço seus comentário, porém peço licença para contrapor o seguinte:

Em TI o modelo de desenvolvimento de software livre segue o paradigma "bazar". Isto que propões como condição para iniciar cultivo profi - me parece - o modelo "catedral". Atualmente muito tem sido feito na prática seguindo a estratégia bazar. Por exemplo, a HP começou na garagem dos fundadores.
Há uma infinidade de projetos de software que nasceu de uma só pessoa, bem pequeno e sem muitas pretensões... mas que, por diversos fatores, foi ganhando momento e segue crescendo até hoje.

Não estou dizendo que criar plantas e fazer software seja o mesmo. O que penso é que nem tudo nasce já enorme... veja o caso dos seres vivos - todos começamos bem pequenos.
 
Sim claro, existem as técnicas alternativas e mais viáveis ao pequeno produtor, como o jun-cao, por exemplo.

Além disso temos que levar em conta o que vc deseja em termos de cultivo, me refiro ao tamanho do negócio que vc quer desenvolver. Mesmo assim vc vai ter que trabalhar com uma margem mínima de investimento pra que haja lucro e vc possa tocar a sua produção.

De fato não acho muito viável uma comparação entre informática e cultura fúngica, são mundos que atingem focos específicos e vivem momentos diferentes, ora de expansão ora de constância ou retração. Além disso exigem tipos diferentes de trabalho, um mais físico e o outro mais mental.

Bem, não quis te desanimar, desculpe se meu post passou essa idéia. E acho que começar do zero pode ser bem possível, só que não é uma atitude muito eficaz em se tratando de cultivo de cogumelos. No final das contas vc pode ter de abandonar o projeto por não ter mais meios de prosseguir, além de acabar tendo mais prejuízos do que se tivesse tomado os atalhos tecnológicos.

[]'s
 
Back
Top