Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colonizando um pasto

Rebellóvsky

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/10/2006
152
71
olá a todos!
estive em Cássia-MG e lá é o paraíso cogumelístico! rs
peguei umas folhinhas de grama q estavam embaixo do chapéu d um grande cogumelo e estavam totalmente pretas de esporos e também tirei um print num papel de coador de café.

Moro em São Paulo e no meio dessa selva cinzenta achei um terreno perto da minha casa em q existem algumas vacas. Já entrei nesse terreno mas não encontrei nada, acredito q não esteja colonizado.

Como proceder para fazer esses esporos colonizarem???

estou pensando em recortar pequenos pedaços dessa grama e do papel e enfiar nas bostas de vaca desse terreno com o auxilio de um pauzinho

alguém sabe se isso irá funcionar? é melhor eu colocar nas merdas frescas ou nas q já estao meio secas? é melhor eu fazer isso com o tempo chuvoso né?
quem puder me ajudar eu agradeço de coração!!!

paz pra todo mundo!!!
 
Última edição por um moderador:
então..
na boa..será q eu simplesmente jogando os esporos lá a natureza não se encarrega do resto???
o unico motivo desse local nao ter cubensis é por que nao tem os esporos..
pois é um lugar com todas as condicoes d qualquer pasto ativo.
n acho q eu seja nem um pouco competente como a natureza...e nessa eu posso estragar os meus esporos de bobeira...

acredito q a idéia de jogar na agua e borrifar seja boa
ou senao vo cortar pequenos pedaços e enfiar nas merdas...

há algum problema nisso??
 
Carlos, a meu ver não existe problema algum!

Apenas tomar os cuidados necessários para espalhar apenas os esporos que quer, e não sair espalhando contaminantes para concorrer com os fungos...

Também acredito que seja uma boa idéia, mas só há uma maneira de descobrir se vai dar certo ou não... Agindo!

:pos:
 
Com esse print que você tirou poderia tentar começar um cultivo, e dai colocar o micélio nas bostas desse campinho.

Inocular direto com os esporos é meio arriscado, nunca vi alguém tentar, pode até ser que de certo.

Da uma pesquisada no fórum em cultivos outdoor e os que utilizam bosta de vaca como substrato. Eles podem te dar alguma luz.


Até mais
 
gera spawn em milho e inocule de 3 a 4graos por bosta FRESCA, enterra o maximo que puder no centro dela e tape o buraco.
deve frutificar em 15- 20 dias se as condiçoes forem propicias.
o correto é inocular com spawn gerado a partir de esporos selvagens coletados no local, pra nao introduzir uma especie alheeia ao sistema.

se o local for de sua propriedade ee nao tiver nenhuma responsabilidade pelo meio ambiente você pode tentar com spawn de PESA - TEXAS ou THAI Koh SAMUI.


os cogumelos devem se adaptar logo na primeira geraçao e seus esporos deverão colonizar o pasto de maneira natural em 2 geraçoes.

faça manutençao após 1 ano, re- inoculando a MESMA strain no pasto a partir de esporos colhidos NELE mesmo e germinados em Spawn de milho.

em 1 ano ele se estabelece DESDE QUE HAJAM VACAS no local.
 
Seria bem melhor, e mais interessante, se tu fizesse as inoculações com uma variedade selvagem da sua região.
 
Com esse print que você tirou poderia tentar começar um cultivo, e dai colocar o micélio nas bostas desse campinho.

Inocular direto com os esporos é meio arriscado, nunca vi alguém tentar, pode até ser que de certo.

Da uma pesquisada no fórum em cultivos outdoor e os que utilizam bosta de vaca como substrato. Eles podem te dar alguma luz.


Até mais
Boa tarde! Eu também estou planejando isso. Falaram que da para pegar esporos de cultivo doméstico, é aplicar no alimento do gado que o resto a natureza se encarrega. Será que funciona?
 
Boa tarde! Eu também estou planejando isso. Falaram que da para pegar esporos de cultivo doméstico, é aplicar no alimento do gado que o resto a natureza se encarrega. Será que funciona?

Bem, se a galera tenta isso desde 2007, ano deste tópico, e ninguém ainda relatou que funciona... provavelmente não funciona.

"Pastos não podem ser ativados por intervenção humana direta voltada pra isso" ainda é uma verdade, 60 anos depois de começarem a tentar fazer isso.

Vai cultivando em casa que os esporos que escapam do seu cultivo vão seguir seu curso na natureza - até eventualmente eclodir em algum pasto, que pode ser do outro lado de onde você mora no Brasil ou no mundo.
 
Bem, se a galera tenta isso desde 2007, ano deste tópico, e ninguém ainda relatou que funciona... provavelmente não funciona.

"Pastos não podem ser ativados por intervenção humana direta voltada pra isso" ainda é uma verdade, 60 anos depois de começarem a tentar fazer isso.

Vai cultivando em casa que os esporos que escapam do seu cultivo vão seguir seu curso na natureza - até eventualmente eclodir em algum pasto, que pode ser do outro lado de onde você mora no Brasil ou no mundo.
Nossa! Mas os esporos são capazes de viajar tão longe assim?
 
Nossa! Mas os esporos são capazes de viajar tão longe assim?

Em face à existência mundial do Cubensis em todos os Continentes, acredito que sim. :)

Uma adaptação que deve ser comum aos esporos pro espalhamento da espécie é a capacidade deles de serem mais facilmente levados pelo vento. Os que não são levados tão facilmente, se espalham menos. Os que tem alguma mutação que os levam mais longe, se espalham mais.


E infelizmente não achei o tópico (ou vídeo?) que fala dessa mutação que alguns esporos podem ter pra voarem mais longe ainda.
 
Bem, se a galera tenta isso desde 2007, ano deste tópico, e ninguém ainda relatou que funciona... provavelmente não funciona.

"Pastos não podem ser ativados por intervenção humana direta voltada pra isso" ainda é uma verdade, 60 anos depois de começarem a tentar fazer isso.

Vai cultivando em casa que os esporos que escapam do seu cultivo vão seguir seu curso na natureza - até eventualmente eclodir em algum pasto, que pode ser do outro lado de onde você mora no Brasil ou no mundo.

Você tem alguma fonte pra afirmar que nao funciona? ou você apenas se baseia no fato de ninguem aqui ter conseguido? duvido que mais do que 5 pessoas tenham tentado realmente fazer isso, com experiências e tentativas diversas, desde a existencia do fórum.
 
Você tem alguma fonte pra afirmar que nao funciona? ou você apenas se baseia no fato de ninguem aqui ter conseguido? duvido que mais do que 5 pessoas tenham tentado realmente fazer isso, com experiências e tentativas diversas, desde a existencia do fórum.

Não há relatos de sucesso nem aqui nem em qualquer outro fórum... :(

Já tentaram até espalhar os esporos de centenas ou milhares de carimbos de esporos de um avião sobre o Hawaii. E nada.

Mas acho 1000% válido tentar. Só que ninguém que tentou reportou qualquer sucesso até hoje. Será muito bom se um dia bolarem uma técnica de dê certo...
 
Não há relatos de sucesso nem aqui nem em qualquer outro fórum... :(

Já tentaram até espalhar os esporos de centenas ou milhares de carimbos de esporos de um avião sobre o Hawaii. E nada.

Mas acho 1000% válido tentar. Só que ninguém que tentou reportou qualquer sucesso até hoje. Será muito bom se um dia bolarem uma técnica de dê certo...

pois é, também não achei relatos de sucesso. não quero ser mais um que diz que vai tentar hahahahah mas eu quero tentar, não ativar o pasto, mas aumentar a ocorrência. Quero tentar com esporos selvagens, mas não sei quando terei tempo.

edit; fiquei curioso sobre esse metodo do mortandello descrito acima, tenho minhas duvidas se funcionaria kkkkk
 
Back
Top