Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colonização Feia, por favor preciso de opiniões

azulzinho

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/12/2006
8
67
Os potes inoculados já estão mais de mês na incubação e até agora não colonizaram por completo... e ainda suspeito que um esteja com contaminação bacteriana... não sei, sou um novato que precisa caminhar muito ainda... por isto estou postando aqui as fotos para o pessoal poder avaliar essa situação que ao meu ver está estranha:

indisp.png
Só clicar para ver as fotos em book.

O que faço? mando pro terrário já os 2 saudáveis e o com suor e caroço alaranjado vai pra lata de lixo?

Cara pelo pouco que sei posso te adiantar que é uma provavel contaminação bacteriana mesmo, principalmente pela coloração, cor de ferrugem.

Tem algum odor estranho no pote?

Huuuuum, boa contribuição azulzinho! Muito obrigado mesmo! Esse é o problema de mais reincidêcia que não tive chance de tirar boas fotos!

Quanto a descartar o bolo, eu tento nunca fazer isso. Sempre tiro a contaminação (e mais uma área ao redor dela) com uma faca e uma colher limpas, para fazer BULK, ou seja, o micélio do copo contaminado não entra em contato com o dos baldes sadios. Enfim, quanto a colocar o bolo cortado junto aos outros, eu não recomendo.

Boa pergunta, Paêbirú. Também gostaria saber se o micélio desse copo apresenta algum cheiro especial, comparado ao do micélio sadio. Nas ocasiões em que houve contaminações dessa mancha laranja aqui, não havia nenhum cheiro especial.

Sobre o fato de ser de origem fúngica ou bacteriana, tenho minhas dúvidas.

Última edição por um moderador:
Pra desencargo de consciencia, jogue fora.

Nao vai tirar nada deles.

Se achar melhor, monte em uma floreira com terra vegetal e mantenha sempre umido que podem brotar uns 2 cogus dae, mas nao é seguro pra consumo.

Re-veja seus procedimentos de assepssia, visto que isso é caracteristico de negligenciamento de algumas ormas basicas DA CONFECÇAO DA SERINGA.

Boa pergunta, Paêbirú. Também gostaria saber se o micélio desse copo apresenta algum cheiro especial, comparado ao do micélio sadio. Nas ocasiões em que houve contaminações dessa mancha laranja aqui, não havia nenhum cheiro especial.

Sobre o fato de ser de origem fúngica ou bacteriana, tenho minhas dúvidas.

Não tem cheiro, o cheiro é de quase nada, igual dos outros potes saudáveis.

Pra desencargo de consciencia, jogue fora.

Nao vai tirar nada deles.

Se achar melhor, monte em uma floreira com terra vegetal e mantenha sempre umido que podem brotar uns 2 cogus dae, mas nao é seguro pra consumo.

Re-veja seus procedimentos de assepssia, visto que isso é caracteristico de negligenciamento de algumas ormas basicas DA CONFECÇAO DA SERINGA.

A confecção da seringa foi feita da forma mais asséptica possível, seringa lacrada em glovebox pingando lysol e alcool, eu suspeito do substrato msm, já que não tinha panela de pressão, pois acabei esterelizando no microondas, e aparentimente deu certo com os outros bolos.

Como faço para botar o micélio na terra? retiro os caroços laranjas e faço uma picotagem e distribuo a parte aparentimente saudável do micélio? como devo proceder?

Por que ouveram áreas em todos os bolos que não foram colonizadas?

Do jeito que está, posso botar os bolos saudáveis no terrário já?

Me desculpe mas pelo que eu vi nos seus copos o problema foi a esterelizaçao mesmo cara.
Quer arriscar? (crianças nao façam isso em casa)
Faça casings com as partes saudáveis e retire o maximo das partes contaminadas.
As partes que nao colonizaram, estao completamente colonizadas de bacterias.
Se render frutos, vai ser necessario preparaçao de CHÀ.
Eu sei que é ERRADO, mas dá muita dó nao é cara, jogar fora todo esse trabalho.
Boa sorte e se nao tem panela de pressao, procure fazer o cultivo de grãos, com esterelizaçao by mauricio.
Outro bom método é a TYNDALIZAÇAO(esterelizaçao tripla, sem uso de PP)

E cara... se nao der certo nao desanime, tens todo feedback que precisar aqui.

Teu copo tá muito umido, provavelmente foi contaminação por esterelização do substrato. tenta injetar agua oxigenada em cima da contaminação.E daqui por diante faz desse jeito ai que o boca falou para esterelizar seus copos

TYNDALIZAÇAO(esterelizaçao tripla, sem uso de PP).

tem um topico desse ssunto, é muito eficiente. uma panela com tampa dá uma força legal. melhor que só microondas

Vou estudar esse processo de TYNDALIZAÇAO.

Cheguei a seguinte conclusão:

Não fui totalmente claro no tópico inicial, então como nosso amigo ingles do século passado dizia: Vamos por partes

Existem 3 potes colonizados.

1 deles está com a caroçada laranja;

os outros 2 estão aparentemente saudáveis, alias colonizaram um pouco mais as lacunas antes não preenchidas, detalhe os potes estão a mais de mês na incubação, eu diria uns 40 dias... foi no período do inverno, não sei, pode ser compreensível...

Orange Guy:
indisp.png

Pote 2
indisp.png

Pote 3
indisp.png

Então o que devo fazer com os 2 saudáveis? (se é que estão saudáveis, desconheço um bolo 100% ou não sei reconhecer um quase saudável, que tenha algum tipo de contaminante difícil de ver a olho nu de grosso modo) Posso bota-los já no terrário?

O laranjão eu quero aproveitar igual o alienardo indicou, mas como faria o lance da água oxigenada? espirraria, encharcaria quase igual um dump?

E se eu fizesse um casing externo com o laranjão? já vi aqui cara que conseguio frutos até no xaxim do aquário de aranha... como faria para colonizar por exemplo um baldão de terra bem bonito?

O 2º copo está contanimado.

Eu não sou fã de especular com contaminação, eu descataria o copo contaminado.

O 1º e 3º copo pelo ângulo das fotos não vejo contaminação.

Quando os copos demoram atingir 100% de colonização, a chance de contaminar aumenta.

Eu abriria os copos e faria um casing com o material colonizado e dispensaria a parte não colonizada.

Com muito cuidado para não levar material não colonizado para o casing, pois ocorreria contanimação.

O 2º copo está contanimado.

Eu não sou fã de especular com contaminação, eu descataria o copo contaminado.

O 1º e 3º copo pelo ângulo das fotos não vejo contaminação.

Quando os copos demoram atingir 100% de colonização, a chance de contaminar aumenta.

Eu abriria os copos e faria um casing com o material colonizado e dispensaria a parte não colonizada.

Com muito cuidado para não levar material não colonizado para o casing, pois ocorreria contanimação.

Mas Maurício, o 1 copo está absurdamente contaminado, ele que é o pote dos caroços laranjas.

Qual seria o contaminante do 2? ele tem algumas bordinhas opacas não exatamente alaranjadas pro marrom, eu achei estranho, mas para mim é da FAI mesmo, sei lá, não parece ser agressivo igual o do 1 pote, já que o micélio com o tempo está preenchendo essas lacunas com borda.

Eu posso fazer o casing hoje? E como devo aplicar a água oxigenada nos bolos? e como devo retirar as partes do micélio para poder misturar no casing?

Estou vendo as fotos

1º (orange guy) - o angulo da foto não vejo contaminação.

2º (pote 2) - linha escura no fundo do copo é contanimação.

3º (pote 3) - o angulo da foto não vejo contaminação.

Abra os copos e você verá nitidamente a diferença entre micélio e contaminante.

Não use copos contaminados, utilize o copo saudável e faça um casing.

Essas manchinas laranjas clarinhas provavelmente podem ser contaminação. Não vão sair do lugar, mas ao redor dela vai se espalhar um micélio espesso, parecendo com gesso.

Sobre quebrar o bolo para fazer o casing, eu o faço com a mão limpa com protex mesmo, porém recomendo quebra-lo dentro dum saco ziploc limpinho.

Me mantenha informado sobre as manchinhas.

E ah, arranja um jeito melhor de tampar esses copos... liga de burracha eh putaria neh...

Meus Pesames amigo =/
Comigo nao sei e vai acontecer, pois estao começando a colonizar =)
Mas reveja seus passos, veja o q aconteceu de errado pq as veses alguma ou outra coisa sempre se eskece neah.
Paz ,luz e muita sorte!

O lance da h2o2: limpe a tampa do copo, fça uma seringa com h2o2, flanbe a agulha e penetre com ela ainda em brasa no copo, injete pouco menos que 1 ml e feche rapidamente com fita. só to falando isso a titulo de curiosidade, a regra é ... Na duvida siga o Mauricio.

Avatar, num tah errado o seu procedimento, mas seria bom se vc usasse Agua Purificada, encontra em farmacia, garrafa de 1L eh uns 5 pila.
Tb seria bom se vc passase um algodao com alcool na agulha, entao flamba. repassa o algodao com alcool a cada furo q vc for inocular.

O melhor eh inocular 0.5 ml ^^
se for - ow se for + num vai da problema nao ^^
Paz, Muita Luz e Good Vibez

Avatar, num tah errado o seu procedimento, mas seria bom se vc usasse Agua Purificada, encontra em farmacia, garrafa de 1L eh uns 5 pila.
Tb seria bom se vc passase um algodao com alcool na agulha, entao flamba. repassa o algodao com alcool a cada furo q vc for inocular.

O melhor eh inocular 0.5 ml ^^
se for - ow se for + num vai da problema nao ^^
Paz, Muita Luz e Good Vibez
não sei se a técnica de colocar só no canto da parde do copo a inoculação é melhor....pq eu coloquei na parede , no meio, e sem querer dentro do milho....acabei espetando ele e injetei mesmo assim...deu tudo certo e colonização rizomórfica...mas usar aguá destilada é melhor, 99% seguro, o resto é por conta da sua assepcia
Boa sorte

Back