Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colonização Feia, por favor preciso de opiniões

azulzinho

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/12/2006
8
67
Os potes inoculados já estão mais de mês na incubação e até agora não colonizaram por completo... e ainda suspeito que um esteja com contaminação bacteriana... não sei, sou um novato que precisa caminhar muito ainda... por isto estou postando aqui as fotos para o pessoal poder avaliar essa situação que ao meu ver está estranha:

indisp.png
Só clicar para ver as fotos em book.

O que faço? mando pro terrário já os 2 saudáveis e o com suor e caroço alaranjado vai pra lata de lixo?

Cara pelo pouco que sei posso te adiantar que é uma provavel contaminação bacteriana mesmo, principalmente pela coloração, cor de ferrugem.

Tem algum odor estranho no pote?

Huuuuum, boa contribuição azulzinho! Muito obrigado mesmo! Esse é o problema de mais reincidêcia que não tive chance de tirar boas fotos!

Quanto a descartar o bolo, eu tento nunca fazer isso. Sempre tiro a contaminação (e mais uma área ao redor dela) com uma faca e uma colher limpas, para fazer BULK, ou seja, o micélio do copo contaminado não entra em contato com o dos baldes sadios. Enfim, quanto a colocar o bolo cortado junto aos outros, eu não recomendo.

Boa pergunta, Paêbirú. Também gostaria saber se o micélio desse copo apresenta algum cheiro especial, comparado ao do micélio sadio. Nas ocasiões em que houve contaminações dessa mancha laranja aqui, não havia nenhum cheiro especial.

Sobre o fato de ser de origem fúngica ou bacteriana, tenho minhas dúvidas.

Última edição por um moderador: