Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colheita Selvagem 20/01

reploks

Primórdia
Cadastrado
26/12/2010
9
37
Após 3 dias chuvosos e com a temperatura mais amena aqui na região resolvi dar um rolé numa chacara aqui nas redondezas à procura de alguns cogumelos.Achei alguns cubensis e outros que não consegui identificar.Colhi também algumas bostas secas e úmidas que estavam colonizadas certamente por cubensis,assim iniciei um cultivo também onde criarei um tópico a respeito.Achei algumas espécies diferentes e por acaso se alguém conseguir identificá-las também será uma lição para todos nós.Abraço.

DSC01195.JPGDSC01193.JPGDSC01192.JPGDSC01191.JPGDSC01190.JPG

P.S:as fotos ñ ficaram tão boas quanto eu esperava,mas estão aí.

Após 3 dias de chuva e a temperatura mais amena,tive uma folga e sai pra dar um rolé numa fazenda de tardezinha próxima a cidade e achei alguns Cubensis selvagens.Colhi 7,o mais bonito reservei para fazer um carimbo e o restante um amigo meu comeu pela 1a vez.Colhi algumas bostas secas e úmidas que estavam colonizadas por cubensis algumas delas estão até com alguns pins.Peguei uma caixa de papelão forrei ela com algumas pedrinhas e coloquei as bostas colonizadas lá dentro e molhei com a água da chuva.Segue as fotos para vocês terem noção.Abraço e postarei mais algumas fotos conforme a evolução dos mushs.Abraço

DSC01199.JPGDSC01197.JPGDSC01196.JPGDSC01188.JPGDSC01193.JPGDSC01195.JPGDSC01192.JPG

Na boa reploks... os q vc colheu ainda cresciam e muito. já colhi uns mushs umas três vezes maiores... mas tudo bem... na minha opinião tentemos sempre deixar alguns como uma forma de respeito... e pra que sempre tenham mais com o passar do tempo. Por aqui em pernambuco na época de frio mesmo já tivemos colheitas muito fartas. E os cogus que pegamos pelo menos tem o dobro desse tamanho ai... os desse tamanho sempre deixamos... a não ser naqueles invernos q eles demoram a aparecer. Bem... fica a dica... e boa sorte ai com as colônias... fizemos o mesmo certa vez, mas ao invés de colocarmos como vc fez, colocamos numa planta, pq assim o estrume pegava a humidade da mesma... fica a dica! abraço e boa sorte... muita luz ai nas vivências!=]

Última edição por um moderador:
P.S:as fotos ñ ficaram tão boas quanto eu esperava,mas estão aí.

Para você conseguir fotos nítidas há que regular a máquina de acordo com luminosidade. Porém isso não e tudo. Máquinas digitais "caseiras" focam objetos que não é motivo da foto ou algum ponto do enquadramento automaticamente. Para se bular esse foco automático geralmente ao se clicar rapidamente no botão de disparo - sem disparar é claro - você consegue um novo foco.

A dica é: focalizar o objeto, dar um click rápido no botão de disparo e esperar a máquina focalizar o motivo da foto.

Para fotos de perto - macrofotografia - você tem que ativar a função "Macro", "Supermacro" ou similar, na sua máquina.

Fique atento a cada nova regulagem porque, consequentemente, altera o tempo de abertura do obturador, quanto mais tempo aberto mais luz entra na câmera e possivelmente vão sair fotos "borradas" ou com problemas no brilho e gamma.

Levar estrume colonizado para casa e esperar frutificar não é cultivar, reploks.

Juntei os dois tópicos aqui nesse.

No segundo, aliás, você escreveu praticamente o mesmo que no primeiro.

Eu ñ tenho uma camera decente,a unica que eu tenho é no celular...bati só por tentar acrescentar algo e para tentar deixar o tópico mais completo.

Então,eu deixei muitos cogus para trás,peguei um pouco só para um amigo que estava querendo provar,aí o restante peguei no estrume para eu propagá-los futuramente através de carimbos e micélios(vou tentar a técnica do mel).Da próxima vez tentarei colocar numa planta para ver o resultado.Hoje os pins(em torno de uns 3) cresceram!Pegarei uma camera melhor para as fotos ficarem com mais qualidade e logo logo postarei.abraços e obrigado pelas dicas.

hanzer.
os cogumelos nao cresceriam muito mais do que aquilo pois ja eram "adultos" e estavam esporulando , no maximo abririam um pouco mais o chapéu, voce colheu outros cogumelos, em outro lugar, possivelmente até outra subespecie, por isso eram maiores. ja vi cubbies adultos de todos os tamanhos,peuqenos como os do replocks até alguns com talo de 2 cm de espessura.

Tambem achei o tempo certo de coleta,
o tamanho as vezes não quer dizer nada
e sim o processo de abertura do chapeu
seria a forma mais facil de indicar a vida pregressa
do cogumelo.

Paz e luz.

hanzer.
os cogumelos nao cresceriam muito mais do que aquilo pois ja eram "adultos" e estavam esporulando , no maximo abririam um pouco mais o chapéu, voce colheu outros cogumelos, em outro lugar, possivelmente até outra subespecie, por isso eram maiores. ja vi cubbies adultos de todos os tamanhos,peuqenos como os do replocks até alguns com talo de 2 cm de espessura.

Então JvCherubin,eu achei que estavam no ponto por isso colhi...engraçado que nos estrumes que trouxe para casa estão nascendo cogus de diversos tamanhos...alguns pequenos e outros médios.Por acaso isso é normal ou eu devo começar a fazer algo como um melhoramento genético,clonando os maiores e eliminando os pequenos,se alguém puder ajudar obrigado.Um amigo meu acha que é por falta de nutriente,mas eu ainda acredito que seja a genética.Vou fazer uns testes colocando um pouco de nutrimix e também claro se alguém tiver uma sugestão por favor estou à disposição_Obrigado,luz para todos.

Então JvCherubin,eu achei que estavam no ponto por isso colhi...engraçado que nos estrumes que trouxe para casa estão nascendo cogus de diversos tamanhos...alguns pequenos e outros médios.Por acaso isso é normal ou eu devo começar a fazer algo como um melhoramento genético,clonando os maiores e eliminando os pequenos,se alguém puder ajudar obrigado.Um amigo meu acha que é por falta de nutriente,mas eu ainda acredito que seja a genética.Vou fazer uns testes colocando um pouco de nutrimix e também claro se alguém tiver uma sugestão por favor estou à disposiçã:confused:brigado,luz para todos.

Olhe replocks, creio eu que seja normal, morei um ano em um sitio com gado, e muitas vezes eu via grandes cubensis ao lado de pequenos no mesmo estrume. Pelo que pude perceber, o crescimento depende muito das condições climáticas, isso sim. Quem sabe a genética influencie,mas creio que esse nao é o maior problema.
Conte-nos de como estão.
E me desculpe pela demora.
abraço

Back