Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos na Serra Gaúcha

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
40
Curitiba-PR
Caros amigos, bom dia.
Vejam só que bacana essa matéria, do Jornal do canal Globo News, que fala sobre os cogumelos que nacem na Serra Gaúcha. Nesse caso, a cidade é Canela, e, boa parte da reportagem se passa numa floresta de Pinus... onde um agrônomo faz a coleta de belíssimos exemplares de Boletus edulis, fala sobre o "perigo" das Amanitas muscarias e, ao fim, prepara um risoto de dar água na boca... receita com direito a vinho, cachaça e cogumelos! Tá bom pra você?! :)

http://globotv.globo.com/globo-news...ervem-como-especiarias-para-receitas/2741417/

Acho que na caçada que fiz, sábado passado, foram Boletus edulis que encontramos, e não o luteus.
Fiquei na dúvida.(n)
Notem que nessa matéria, logo abaixo, afirma-se o seguinte: "Todo cogumelo desidratado é um “funghi secchi”. Convencionou-se a chamar de “funghi secchi” o italianíssimo Porcini (Boletus edulis) e aqui no Brasil o cogumelo Chileno (Boletus luteus)." E agora, Josés?! rsrsrsrs
http://www.cuestasabores.com.br/blog/79-cogumelo-ou-funghi.html



Independentemente da dúvida... o que importa é que ambos são deliciosamente comestíveis!
:eba:
13500661aB.jpg
 
Ô terrinha querida! :)

Muito legal a reportagem, @Paraná! Pena que eles sempre pegam pesado pro lado dos Amanitas, mas até acho melhor para deixar afastados as pessoas erradas.
 
Ô terrinha querida! :)
Muito legal a reportagem, @Paraná! Pena que eles sempre pegam pesado pro lado dos Amanitas, mas até acho melhor para deixar afastados as pessoas erradas.
O Sul é afudê. como vocês dizem; ou, melhor, é "tesão, piá", como dizem que dizemos em Curitiba! :ROFLMAO:
Quanto aos amanitas, acho que é necessário que alertem as pessoas, já que existe a real possibilidade de uma criança, encantada com as intensas cores do cogumelo, acabe se intoxicando... as consequências podem ser trágicas. O problema é se as pessoas começarem a destruir o cogumelos por medo disso.
O Jack que o diga:

Gente, o lugar que eu costumava visitar os amanitas (e outra infinidade de cogumelinhos lindos q tem por lá), simplesmente está sem NAADAA de cogus :O
Desde que começou o friozinho (junho), sempre tiveram muitos cogus por lá. Será q ja terminou a temporada dessa galera do frio aí? Semana passada passou uma reportagem na tv, mostrando o amanita muscaria como um cogumelo muito venenoso... Tenho medo de que o pessoal da jardinagem do condomínio (é um mato no condomínio esse lugar que eu vo) tenha visto e aplicado algum tipo de fungicida... Alguém aarrisca um pitaco?
:(
Abraços, Rain!
 
O problema é se as pessoas começarem a destruir o cogumelos por medo disso.

A lista do medo é grande: tubarão, cobra, crocodilo, etc
O planeta é de todo ser vivo.
 
Última edição por um moderador:
A lista do medo e grande: tubarao, cobra, crocodilo, etc
O planeta e de todo ser vivo.
Perfeita linha de raciocínio, Mauricio.
E é por conta desses medos que hoje vemos cada vez menos cobras, menos tubarões, menos crocodilos, etc.
Cobras, por exemplo, que, por azar, trombam com um humano, têm grandes chances de serem mortas por que as pessoas têm medo de que, um dia, quem sabe, elas possam vir a atacar alguém... é justamente esse pensamento que pode vir a ser incutido na cabeça das pessoas com relação às Amanitas... se encontrarem, destruirão.
Afinal, "vai que uma criança se envenena?!", pensariam eles.
 
Adorei a frase da repórter: "nossa experiencia com os cogumelos está longe do fim..."
- alguém ai já comeu esse boletus, já vi muito por aqui.:fome:
 
Para preparar tem que saber agregar sabores a carne do cogumelo.
Apesar do alto valor nutritivo o sabor é muito suave.
 
com boletus fiz um molho de nata ao vinho branco junto com macarrao(espagetti mesmo) que fica o bixo.

recomendo a todos.

cebola e alho e boletus picado e fritinho(dourado)
adiciona vinho branco, deixa cozinhar e evaporar paerte do alcool.
nata(+ ou - 1 litro de nata pra cada 1/3 de uma garrafa de 700ml de vinho branco)
cozinhar por 30 minutos minimo.
sal e pimenta agosto.

bom apetite.
 
com boletus fiz um molho de nata ao vinho branco junto com macarrao(espagetti mesmo) que fica o bixo.
recomendo a todos.
Inspirador, Insider!
Quando trombar com outros Boleus pelo caminho vou dar este destino a eles.
Poderíamos abrir um tópico sobre receitas que incluem cogumelos, que já tenham sido preparadas, provadas e aprovadas pelos membros.
hehehehe
Abraços!
 
Tem um fórum especificamente pra isso...
Grande Rain, valeu!
A real é que tem coisa para c****** no fórum!
Vou levar alguns meses para me interar de todo o conteúdo disponível... tenso! :ler:
Valeu pela dica, guri!
ps: Estou ansioso por novas postagens sobre a coma para cultivo outdoor desenvolvida por você!
Tô na torcida!
 
Back
Top