Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelo Rosa

Mr. Lango

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/05/2006
747
73
45
Alguém se arrisca a identificar esses? Minha filha amou e os achou lindos.
tks1.jpg

Pelo aspecto parecem ser clitocybes, qualquer um da familia pode ser venenoso.

tente um spore-print, deve ser branco/amarronzado.

a carne é rija ou é macia?

olhando bem eu até arriscaria uma variedade de Clytocybe NUda ou algum parente proximo.

kaminski_clitocybe_nuda_02.jpg

Mortandelo, acho que você está querendo se referir ao Lepista nuda, uma espécie comestível da família Tricholomataceae.
Eu não conheço o Clitocybe nuda apesar de ser muito parecido com o que citei, porém a estípe não é tão curta e o píleo nem tão perto ao solo(pela sua foto).
Acredito que é uma sinonímia botânica, apenas devem ter mudado o gênero do cogumelo por essas identificações modernas pela APG e toda filogenia.
Coletei ontem dois Lepista nuda para identificação, porém o cogumelo rosa citado pelo amigo é parecido mas o Lepista não têm as lamelas decorretes na estípe(haste) como os da foto. É necessário a esporada mesmo pra identificar melhor.
Mas por enquanto acho que esse é o mais parecido.

Abraços!!!!!!!!!

Foto do Lepista nuda: http://www.grzyby.consoft.com.pl/puszcza/19.pazdz20d.jpg

Mortandelo, acho que você está querendo se referir ao Lepista nuda, uma espécie comestível da família Tricholomataceae.
Eu não conheço o Clitocybe nuda apesar de ser muito parecido com o que citei, porém a estípe não é tão curta e o píleo nem tão perto ao solo(pela sua foto).
Acredito que é uma sinonímia botânica, apenas devem ter mudado o gênero do cogumelo por essas identificações modernas pela APG e toda filogenia.
Coletei ontem dois Lepista nuda para identificação, porém o cogumelo rosa citado pelo amigo é parecido mas o Lepista não têm as lamelas decorretes na estípe(haste) como os da foto. É necessário a esporada mesmo pra identificar melhor.
Mas por enquanto acho que esse é o mais parecido.

Abraços!!!!!!!!!

Foto do Lepista nuda: http://www.grzyby.consoft.com.pl/puszcza/19.pazdz20d.jpg

opa usei essa chave pra me aproximar, pode ser que eu mesmo tenha errado no caminho, Porém note que a chave inteira é de venenosos :
chave pra identificaçao

Não achei ali onde diga que a chave é para cogumelos venenosos, vi outras espécies comestíveis bem conhecidas ali até...

O Lepista tem algumas espécies que não são comestíveis, outras sim, como L. nuda, mas nem por isso significa que o gosto é agradável.
Comi um ante-ontem e o gosto é meio estranho, não é saboroso, mas não me deu nada de intoxicação. E a fonte que usei para tais informações são bem confiáveis, de micólogos muito bons!
Toda via agente sabe que todos cogumelos do mundo são comestíveis, e muitos deles, por uma vez só!:eek:
Hehehehe,,,,

Por isso, temos que sempre ter 110% de certeza ao identificar um cogumelo que almejamos pôr para dentro do corpo!

Enfim, faz muito tempo que não mexo no fórum!
Ao menos serviu pra alguma coisa, passei esse tempo estudando né!!! hehehe...

Bom voltar, trocamos informações micológicas mais específicas por mp's outra hora!
O mundo precisa de micólogos!!!!

Forte abraço!!!!!!!!!!!
Paz!

Eu acho bonito, parece com os comestíveis citados acima, mas eu nao como não. Só como cogumelos psicoativos(psilocibinados), senão não. Tenho vontade também de comer amanitas mas infelizmente aqui em Minas não tem.

Vai ai outras fotos de um amante de madeiras. As fotos não ficaram boas mas ta limpo. Vamos tentar identificá-lo.
Photo001.jpgPhoto002.jpgPhoto003.jpg

ei pessoal preciso de ajuda em uma identificação,
nasceram cogumelos no meu quintal que por fora são muito semelhantas aqueles cogumelos brancos encontrados junto com os cubensis, porém quando eu os quebro pra ver se muda de cor, eles rapidamente ficam vermelhos!
infelismente nao vou poder postar fotos mas se alguem puder me informar se são pirigosos ou não, fico agradecido
obrigado.

Back