Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Claviceps Purpurea

parreira23

Hifa
Cadastrado
23/01/2014
1
16
42
Obrigado por me darem o prazer de navegar por este forum.
Sou português e toda a minha vida andou á volta de coisas (mágicas).
Mas fazendo uma pesquisa de como rentabilizar o meu tempo util , dei de frente com um nome Claviceps Purpurea vulgo esporão do centeio, o que me deixou cheio de ideias. Pergunta de novato: onde encontrar em portugal e como incubar etc? será que me podem ajudar por favor?

obrigado
 
Obrigado por me darem o prazer de navegar por este forum.
Sou português e toda a minha vida andou á volta de coisas (mágicas).
Mas fazendo uma pesquisa de como rentabilizar o meu tempo util , dei de frente com um nome Claviceps Purpurea vulgo esporão do centeio, o que me deixou cheio de ideias. Pergunta de novato: onde encontrar em portugal e como incubar etc? será que me podem ajudar por favor?

obrigado


@parreira23,

Não espere nenhuma indicação específica de lugar. Não os discutimos no fórum.

Mas tente junto com cultivadores de trigo, cevada e centeio. Eles devem saber identificar Claviceps e até mesmo arrumar material.

Sobre o cultivo:
- Claviceps paspali - Alguém já cultivou?
 
dei de frente com um nome Claviceps Purpurea vulgo esporão do centeio, o que me deixou cheio de ideias. Pergunta de novato: onde encontrar em portugal e como incubar etc? será que me podem ajudar por favor?

Espero que não esteja pensando em cultivar para consumi-los. Ergot é um fungo tóxico que pode causar gangrena (vasoconstrição severa), ou melhor, ergotismo.

Boa sorte nas pesquisas.
 
Ergot foi um dos fungos utilizados na extração e sintetização do LSD. Ele é responsável por aquelas histórias do pão mágico, em que pessoas comiam pão embolorado e tinham alucinações.

Como ele cresce diretamente no pé de trigo, não sei se é possível reproduzi-lo indoor.
 
Bom, os cultivos indoor dessa espécie ainda estão sendo estudados, então não é possível afirmar se são possíveis com uma margem de erro pequena.


Rain,

Também acabei de achar isso, retirado do livro "Ergot", de Zdenek Malinka, página 322:

"Saprophytic cultures can easily be obtained from sclerotia of the appropriate
species of Claviceps. After pre-soaking with ethanol or propanol, the sclerotium
surface is sterilized by a suitable agent—resorcinol, mercury dichloride or Lugol
solution (Desai et al., 1982b; Mantle, 1969; Strnadová et al., 1986). After
washing under sterile conditions, the plectenchymatic tissue of the sclerotium
is cut and the slices are transferred on the surface of an agar growth medium."


 
Back
Top