Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chá de cogumelo como visto pelo JovemNerd.

Chapeludo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/11/2007
281
73
Salve, salve navegantes celestiais.

Recentemente ouvindo um podcast do conhecido JovemNerd no campo Geek, não pude deixar de compartilhar o trecho em que falam sobre nosso querido chá.

Considero importante que conheçamos a opinião alheia, visto que pessoas como eles são grandes influenciadores por serem populares no meio que atuam.

Obviamente, não compartilham de meu ponto de vista.

Segue o trecho: http://soundcloud.com/chapeludo/nerdcast-ponto-de-vista-sobre

O original pode ser encontrado na descrição do link.
 
Hum, a única parte com que eu concordei foi o final, quando os cogumelos fizeram com que um surto psicótico fosse gerado no usuário, que já era adepto de drogas e tinha alguns problemas psicológicos.

Mas eu tô legalzão! :ROFLMAO:
 
Psilocibina não é lipossolúvel, fora o resto do que eles falam... que nerds dos anos 90 eles são...
 
Psilocibina não é lipossolúvel, fora o resto do que eles falam... que nerds dos anos 90 eles são...

Pararam no tempo. Parece que estamos 2000 anos na frente.
 
Como foi dito: essas pessoas influenciam muitas mentes.
 
Como foi dito: essas pessoas influenciam muitas mentes.

Somente os que sofrem de sedentarismo mental.
O importante é que sabemos da verdade, e ela prevalece. Uma mentira para existir é necessário acreditar nela. A verdade é o que é. O sol é uma verdade e ninguém precisa acreditar nele.
 
sou ouvinte do nerdcast e tenho a seguinte opinião.
eles são bem nerds, sabem muito sobre muita coisa.
mas no primeiro momento que alguem chegou falando sobre mitos e lendas de um tal chá alucinogeno.
eles cairam como patinhos.

não usaram nem um pouco o senso critico de pensar: "quem está me informando? posso acreditar nesta pessoa? quais experiencias ela já teve com isso?"

é muito legal ouvir uma lenda urbana e acreditar nisso, o ego vai deitar e rolar, se pondo em uma situação distante de segurança, onde eu me sinto bem sabendo os perigos e como não sofrer os riscos do tal chá que lesa.
sem contar que eles acabaram ligando COGUMELOS com a ideia geral de DROGA.
onde jogam na mesma caixa todas os alteradores de consciência.
pelo oq eu conheço do programa, eles sempre fazem uma "ERRATA" no programa seguinte, onde eles corrigem, devito a grande recebimeno de e-mails.
eu sei que Surto psicótico é real, mas alimentaram muito uma grande mentira.

alguém sabe se eles corrigiram esta informação?
 
sim, já estou escrevendo um e-mail para eles, mostrando que os cogumelos sao de uso ritualistico e xamanico a muito mais tempo do que imaginamos e algumas verdades/sites/livros/textos de pessoas conceituadas.
mas sempre deixando claro que surtar e ficar mal apos uma experiencia é algo real
oq vc acha?
 
olha, iso aí é a ideia do mainframe
mesmas pessoas q tem o esteriótipo do maconheiro lerdão ou do maluco da ayahuasca

claramente um postcast sem sentido algum, que só busca ridicularizar situações
então acho q nem um email 'esclarecendo a situação' é necessário
quem busca a verdade, a acha, já dizia Jesus.
 
demorei, mas resolvi trabalhar!
acabei agora de escrever e enviar este e-mail para eles.

Bom dia, Nerds!
Meu nome é Rafael Beraldo, tenho 19 anos e sou grande apreciador do trabalho de vocês.
Estudo fotografia, mas tenho grandes estudos na área da consciência humana.
Sou ouvinte de nerdcast desde o ep100, mas por questões da vida, acabei ficando muito tempo sem ouvir semanalmente vocês.
Recentemente ouvi o nerdcast 302, notas mentais sobre neurociência.
E aqui vai uma canelada que pode fazer a cabeça de vocês explodirem em caleidoscópios cósmicos coloridos.
Neste nerdcast vocês começam a falar sobre um tal de chá de cogumelo. Gostaria de abrir uma porta para vocês, uma porta de conhecimento.
Este chá que vocês falam na verdade é a ingestão do cogumelo sagrado Psilocybe cubensis, encontrado nos pastos, por quem sabe caçar e identificar corretamente.
Para vocês terem uma noção do tamanho da canelada de vocês:
Este cogumelo é usado, em rituais xamânicos sagrados e de cura, pelos nossos ancestrais, antes de cristo ser concebido. Sendo cristo uma verdade ou não, estou falando de uma data.
Este cogumelo permaneceu desconhecido pelo homem branco até meados de 1950, quando um entusiasta (G.Wasson) em uma de suas excursões para o México, conheceu de perto o ritual do cogumelo sagrado, que é chamado de teonanácatl, que em quéchua significa carne dos deuses.
A partir daí o homem branco estudou e descobriu a psilocibina. Por alguns anos ela foi até usada entre os psicólogos para tratar assuntos gerais. Mas em pouco tempo isso saiu do controle das mãos dos médicos e o homem demonizou o cogumelo por sua falta de conhecimento, ignorou totalmente os ensinamentos dos nativos e se apavorou diante de tanto poder.
Nos anos 60, com o movimento hippie, o LSD, o cogumelo e outras substâncias psicoativas sofreram grande abuso. Até que, para dar um basta em todo o movimento da contracultura, tiveram que as torna-las proibidas.
Mesmo caso de: mescalina, psilocibina, Dimetiltriptamina, dietilamida do ácido lisérgico.
Veja bem: um cogumelo, que era considerado DEUS, por MILHARES de anos pelos nativos norte-americanos foi, em menos de 10 anos, considerado droga proibida. Um pouco estranho isso, hein? Mas isso é assunto político. E os líderes moralistas acreditam que estão salvando a nação das DROGAS... haha
Hoje em 2013, a história está melhor. Sabemos os efeitos da Psilocibina e os riscos à nossa saúde. Existem universidades com autorizações para fazerem estudos e a cada dia que passa o estudo dessa substância ganha mais espaço na comunidade científica. Os estudos comprovam que a psilocibina (principio ativo dos cogumelos mágicos) ajuda, e muito, a curar uma depressão, ou ansiedade de um paciente que está com câncer em fase terminal.
Aqui, segue um vídeo para vocês entenderem mais.
(só ativar as legendas)
Entendo, e muito, que o assunto "drogas" sofre uma carência na linguagem humana, quando vamos falar de estados alterados de consciência não temos vocabulário e bagagem cultural para nos expressarmos.
Estamos condicionados a abominar qualquer alteração se não aquela causada pelo álcool.
É um trauma cultural, estudado por muitos antropólogos e até mesmo neurocientistas.
Agora sobre a estória de um amigo de um amigo de um amigo seu, ou até mesmo meu.
Essa historia sempre existe, até pode ser real. É só ir à ala de internos na psiquiatria álcool e drogas e você facilmente acha alguém que está sofrendo por uma viagem ruim porque tomou um chá de cogumelo.
Isso acontece por muitos motivos, mas o mais fácil de solucionar é: A FALTA DE INFORMAÇÃO.
As pessoas só sabem contar mitos, estórias, rotular como droga, e se em algum momento alguém rebelde quiser experimentar essas estórias, ele vai entrar em uma experiência psicodélica com a mente programada, sabendo que ele está sofrendo o risco de enlouquecer para sempre.
Se ele tomar uma dose muito alta, ele pode realmente acreditar que está louco e ficar dias, meses, até anos, em um estado mental de dor e agonia, acreditando que ele está louco. Sim, um estado criado por ele mesmo, a própria pessoa cria uma ilusão.
E tudo isso porque usou uma planta sagrada de forma errada. Um Enteógeno.
Já é mais do que evidente que a psilocibina não pode nos machucar biologicamente, nem nosso corpo e como funcionam nossos órgãos. A atuação dela é na nossa mente.
A psilocibina altera a forma que percebemos o mundo, nossa percepção fica totalmente alterada. Disse alterada, não melhor nem pior, fica diferente.
Os xamãs usavam este estado para entrar em transe, ir para outros mundos. Para eles isso funciona porque eles têm experiência, sabem respeitar, dosar, e tem uma relação saudável com os cogumelos. Uma relação que alguns dizem ser tão antiga que data o paleolítico! SIM, o uso do cogumelo pode ser mais antigo do que a nossa escrita, por exemplo. Pois, para consumir este alimento você não precisa de nenhum preparo e ele é amplamente distribuído geograficamente no planeta.
Hoje em dia existem os psiconautas, que são estudiosos e entusiastas da consciência humana que estudam os rituais xamânicos, aprendem como respeitar e lidar com os Enteógenos e trazem isso para a nossa realidade como auto-cura, autoconhecimento, jornada na descoberta das faculdades de cada individuo e muitos outros benefícios que a consciência expandida nos proporciona.
A DMT é outro composto que sofre grande falta de informação pela massa. Mas quem estuda sabe que ela é um mistério ainda para a ciência, um mistério bom, algo capaz de proporcionar experiências visionárias e sem risco, se feito em um contexto consciente.
É disso que se trata! Consciência é saber o que se está fazendo, estudar, ler, aprender com a história dos antigos. E parar, de uma vez por todas, com o velho mito de "não voltar mais".
Sobre o cogumelo ser lipossolúvel: isso é uma mentira das boas. Um mito muito gostoso de acreditar e criado para manter ainda mais as pessoas longe da substância. Tipo uma teoria da conspiração. Faz sentido, mas na verdade é apenas um mito.
O que nos levaria acreditar que o risco é um flashback. Este mito ainda existe. O flashback na verdade é um processo de despertar. Depois que vivemos uma experiência psicodélica transformadora, você começa a ver o mundo de uma forma nova e começa a ter insights sobre a vida. Por um longo período de tempo pode ser que você se lembre de como eram interessantes as distorções visuais da experiência, mas vivenciar os efeitos físicos e mentais da psilocibina por inteiro, durante minutos ou horas, isso é mentira. Impossível. Quem acredita nisso pode até já ter sentido algo, mas é comprovado que o nosso corpo não é capaz de fazer isso.
Tanto é que existe uma tolerância. Se você ingerir LSD ou psilocibina, por exemplo, e em menos de três dias ingerir de novo a mesma substância, o efeito não funciona porque os nossos níveis serotoninérgicos estão voltando à normalidade.
E vale frisar que não existe overdose, muito menos dependência química com a psilocibina.
Também no podcast foi citado que: "quando mexemos com drogas, inibimos a comunicação entre neurônios, ou seja, ficamos com menor capacidade de aprendizado e estudo".
Outro grande mito. E mais ainda, uma carência na discussão. Vocês sabem muito bem que droga é desde aquele remédio da farmácia até o álcool do barzinho.
E já que estamos falando de cogumelos, deixo claro que a psilocibina, quando entra no nosso corpo, se transforma em psilocina, que é um ANÁLOGO da seratonina, ou seja, faz com que as nossas conexões fiquem ainda mais ativas. Por isso percebemos tanto as coisas e expandimos nossa percepção de cor, cheiros, sons e etc.
Enfim, me desculpe por ser longo, mas é que a carência de vocês neste assunto é muito grande.
Gosto muito do trabalho de vocês e espero que ouçam com atenção tudo que foi dito neste e-mail.
E parem de colocar todas as substâncias proibidas no mesmo saco chamado “DROGAS”, isso só piora a situação atual da nossa sociedade.
Parabéns ao recente Audio Drama – T-Zombii, espetacular, um trabalho impecável!
Espero que vocês continuem com estes áudios dramas, com o pessoal da dublagem e as historias de Yabu.
Segue, abaixo, uma série de links preciosos para sanar as duvidas de vocês.
Se gostarem da ideia, podemos nos reunir e eu chamo um amigo meu que é phd e neurocientista, e outros especialistas que conheço na área, e faríamos um programa sobre drogas psicodélicas e os avanços nessa área de estudo. Para informar e conscientizar esses nerd jovens.

Em anexo, segue uma monografia sobre cogumelos mágicos, vale a pena ler!
Trailer do filme DMT
Filme DMT
Entrevista sobre Drogas com especialista
Estados alterados
Experiência do estudioso Stanislav Grof http://youtu.be/0pfKh93rHfc
Documentário LSD da NatGeo em 5 partes http://youtu.be/pm1qOuDV2JU
Dartiu Xavier http://www.youtube.com/watch?v=vaK_2STMvCo
Maior centro de estudos www.maps.org

Obrigado.
 
eu achei eles nerds ridículos, na verdade não sei se eles se auto-proclamam nerds, mas eu não os consideraria... caso se sim, são arrogantes então; podem saber 'superficialmente' sobre muitas coisas mas o que não cairia bem é eles serem ignorantes da própria insubstancialidade que têm sobre assuntos que não são especialistas. por exemplo, o cara se fudeu quando começou a falar que drogas produzm menos neurotransmissores e por isso a gente tem um déficit de aprender etc etc etc...
 
Acabei de escutar isso ai sobre o jovemnerd. Isso ai é bom cara, uma peneira, esses caras são famosos no youtube, isso ajuda a diminuir o número de jovens indo aos pastos, sem maturidade alguma, e comendo qualquer cogumelo, ou mesmo comendo 40 cubensis e surtando.

Sempre bom uma peneira.
 
Já escutei muito esse podcast, hoje escuto mais o WeRgeeks.
A temática é a mesma, mas eles se preocupam em levar alguns especialistas no assunto, quando possível. Coisa que o Jovem Nerd não cogita e ainda critica os comentários que solicitam isso.

No mais é um podcast divertido para quem espera pelo apocalipse zumbi. :)

Abraços!
 
Back
Top