Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caleidoscópio dos Psicodélicos: Ciência, Saúde e Sociedade

Barratorta

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
17/09/2015
344
2
55
Galera, fiquei sabendo deste evento que vai rolar no inicio da semana que vem (dias 21 e 22 de novembro, segunda e terça) no Centro de Convenções da Unicamp em Campinas. Ele é gratuito, mas precisa realizar uma incrição no site.

Pra quem não é de Campinas e segundo respostas que deram no evento do facebook, parece que também vai rolar uma trasmissão ao vivo das palestras e, acredito eu, que vão disponibilizar futuramente esse conteudo.

O site do evento com mais informações é: Fórum: "Caleidoscópio dos Psicodélicos: Ciência, Saúde e Sociedade"
Evento no facebook: Caleidoscópio dos Psicodélicos: Ciência, Saúde e Sociedade

A programação passa por temas interessantes e acho que pode ser de interesse de muita gente aqui.

Não tenho mais informações, não possuo nenhum tipo de vinculo com eles. Qualquer duvida perguntem diretamente no evento ou por e-mail.

Achei o evento muito bom, variado nos seus eixos (música, HQ, redução de danos, farmacologia, religião, fins terapêuticos etc), com gente boa falando e tal. Dá pra perceber que as grandes vedetes do momento são a ayahuasca e o MDMA. A psilocibina vem bem depois... talvez porque já tenham feito mais estudos dela anteriormente.

Uma palestra que esperava para ver era do responsável pela Anvisa, porque tenho críticas quanto a atuação deles e gostaria de saber mais. Entretanto fez parte do último bloco, que não abriu para perguntas pois estava em cima da hora do encerramento (brincadeira o local ser um centro de convenções e ter que fechar 17h30!!!)...

E achei ótimo que uma universidade pública tenha bancado um congresso com este tema – oferecendo inclusive alguns coffee breaks sem regular nada! rs

Última edição por um moderador:
Não consegui assistir pois tive compromissos. No evento do facebook vi o pessoal falando que tava dificil ouvir as palestras pela internet.

Também achei bem legal a universidade ter dado espaço a esse tema e é uma pena o fato da psilocibina vir tão "atrás" das outras substancias. Acredito que pelo próprio numero de usuários e talz. A Ayahuasca está num momento peculiar, muita gente procurando e até um turismo forte vinculado à substancia. O MDMA eu acredito que tem um interesse derivado da "bala", recentemente também tem tido algumas tentativas de estudos mais bem desenvolvidos e talz que acabaram chamando a atenção pra substancia e seus possiveis usos.

Além disso, acho que a psilocibina sofre um preconceito muito forte. Pelo menos pra quem é de grades centros urbanos cogumelos são coisas muito distantes. Não é uma coisa que alguém conhece alguém que toma. Eu NUNCA havia ouvido falar de alguém que realmente tomasse cogumelos até começar a procurar pela internet e talz. Até então a minha impressão era de uma coisa extremamente asquerosa e nojenta, tipo um chá de fita de hippie comedor de bosta de vaca. A "brisa eterna" era a unica informação que eu tinha sobre os cogumelos.

Querendo ou não, essa é a visão de grande parte da população sobre os cogumelos e, consequentemente, sobre a psilocibina.

Se eles divulgarem as palestras em vídeo, seria interessante colocar o link aqui.

EDIT:
Parece que os videos ainda vão passar por edição, então deve demorar um pouco, mas depois serão disponibilizados aqui: Fórum Pensamento Estratégico (PENSES)

Última edição:
Back