Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caçadas: Como analisar o micélio em dejetos?

EuViGnomo

Esporo
Cadastrado
09/01/2020
40
3
29
Boa tarde amigos do fórum!

Estou abrindo este tópico para compartilhar algumas experiências, e tentar aprender um pouco mais sobre as caçadas.

Eu já completei umas 12 caçadas aqui na região de sp, tive sucesso em 2. Somente encontrei pans. mas as de sucesso foram todas ano passado.
Nas últimas caçadas que fui, andei váários KM em pastos e não encontrei absolutamente nada. Nem os não psicoativos. Choveu e fez calor aqui, mas pelo visto não foi o suficiente para eles aparecerem. Não digo isso desanimado nem nada, pq as caçadas em si rendem aventuras bem legais e me levam a lugares lindos.

Enfim, na falta de cogumelos decidi parar para analisar o dejeto das vacas em busca de micélio. Porém, a identificação do micélio ainda está um pouco confusa pra mim, digo no dejeto em si, pois muitas vezes dejetos antigos tem uma descoloração branca, que lembra muito um micélio. Então, decidi deixar algumas fotos aqui, pra pedir ajuda de alguém mais experiente que possa me ajudar a entender se são micélios ou não.

Essas duas são de um esterco de vaca, com essa camada branca por cima. Tinham muitas desse jeito. Por isso no fim estava acreditando q era só dejeto não colonizado

IMG_20201024_165714 - Copia.jpgIMG_20201024_165719 - Copia.jpg

Este era dejeto de cavalo. Parece ser algum tipo de micélio. O que acham?

IMG_20201024_170419 - Copia.jpg

Algumas paisagens do caminho
IMG_20201024_172333 - Copia.jpgIMG_20201024_173111 - Copia.jpgIMG_20201024_173830 - Copia.jpg
 
Fala mano, lindo o lugar! Também adoro passear pelos pastos, mesmo sem achar nada.

Acho que identificar micélio em um esterco é uma coisa, identificar micélio de Cubensis ou Panaeolus é outra, a qual eu diria impossível a olho nú.
Sinceramente se não está nascendo nenhuma espécie de cogumelos por ai é por que o clima não ta favorável.. Remexer no esterco colonizado só vai atrapalhar o crescimento do possível micélio ai.. O que você pode fazer pra ajudar é preparar uma solução com esporos, por num borrifador e andar borrifando pelo pasto, na época vão ter mais.

Enfim, pelas fotos alguns pontos parecem micélio mesmo, mas do que eu não sei te dizer...
Eles não crescem somente por baixo, tem por dentro do esterco tb
 
É,imaginei que não seria possível saber se esses micélios são realmente de pans ou cubensis. Vou esperar chover alguns dias diretos e vou procurar de novo, já encontrei 3 pans nesse pasto no ano passado. Mas só de saber que realmente são micélios já é mais animador, só falta o clima p descobrir quem são mesmo

E curti a ideia do borrifador, com certeza vou fazer isso haha perto de casa tem vários pastos, mas nunca achei nada neles (esse aí é um pouco longe). Será que tem pastos que são totalmente inativos ?

Tô preparando tudo pra um próximo cultivo, quando tiver colhido vou pegar a água que fica no fundo do terrário e vou sair borrifando por aí kkkkk aquela água fica escura de tantos esporos


Enfim, Valeu mano pelas dicas ✌️
 
Back
Top