Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Buda e o Deva

Shankara

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/06/2008
214
62
Palhoça/Florianópolis SC
Do livro "Buda - Aquele que Despertou".

O Buda estava um dia no jardim de Anathapindika, na cidade de Jetavana, quando lhe apareceu um Deva (espírito da natureza) em figura de brâmane e vestido de hábitos brancos como a neve, e entre ambos se estabeleceu o seguinte "duelo":

O Deva:
- Qual é a espada mais cortante?
Ao que Buda respondeu:
- A palavra raivosa é a espada mais cortante.
- Qual é o maior veneno?
- A inveja é o mais mortal veneno.
- Qual é o fogo mais ardente?
- A luxúria.
- Qual é a noite mais escura?
- A ignorância.
- Quem obtém a maior recompensa?
- Quem dá sem desejo de receber é quem mais ganha.
- Quem sofre a maior perda?
- Quem recebe de outro sem devolver nada é o que mais perde.
- Qual é a armadura mais impenetrável?
- A paciência.
- Qual é a melhor arma?
- A sabedoria.
- Qual é o ladrão mais perigoso?
- Um mau pensamento é o ladrão mais perigoso.
- Qual o tesouro mais precioso?
- A virtude.
- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.
- O que atrai?
- O bem atrai.
- O que repugna?
- O mal repugna.
- Qual é a dor mais terrível?
- A má conduta.
- Qual é a maior felicidade?
- A libertação.
- O que ocasiona a ruína no mundo?
- A ignorância.
- O que destrói a amizade?
- A inveja e o egoísmo.
- Qual é a febre mais aguda?
- O ódio.
- Qual é o melhor médico?
- O Buda.

O Deva então faz sua última pergunta:
- O que é que o fogo não queima, nem a ferrugem consome, nem o vento abate e é capaz de reconstruir o mundo inteiro?

Buda respondeu:
- O benefício das boas ações.

Satisfeito com as respostas, o Deva, com as mãos juntas, se inclinou respeitosamente ante Buda e desapareceu.



sabedoria.

vivencie e aprenda por si própio,sua verdade eh você...
 
Muito bonito estes grandes ensinamentos em forma de parabola!


Paz e luz!
 
eh lindo,simples e basico

mas incorporar isso e ser isso KARALHO eh foda

pra mim eh anos de reencarnação e busca de evolucao pura

tenque passar uns trocentos obstaculos nas vidas que passamos para chegar nisso...

obviamente TODOS nós chegaremos a isso...essa eh a certeza de brahma
 
eh lindo,simples e basico

mas incorporar isso e ser isso KARALHO eh foda

pra mim eh anos de reencarnação e busca de evolucao pura

tenque passar uns trocentos obstaculos nas vidas que passamos para chegar nisso...

obviamente TODOS nós chegaremos a isso...essa eh a certeza de brahma

É vero amigo, estamos muito longe da perfeição, mas creio que pelo menos estamos no caminho certo....rs!
 
Muito bom mesmo...
É assimilando conhecimentos dessa grandeza que se caminha para frente.
 
- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.

Não posso negar que neste ponto o Deva ainda me pega... imortalidade em oposição a eternidade?

Minha Coerência ainda não tem resposta para a questão do Ser ou Não Ser... se Não Ser é o melhor para que é preciso Ser antes? Para que evoluir se no final a aniquilação é o prêmio? Ou será a existência uma coceira nos Deuses?
 
- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.

Não posso negar que neste ponto o Deva ainda me pega... imortalidade em oposição a eternidade?

Minha Coerência ainda não tem resposta para a questão do Ser ou Não Ser... se Não Ser é o melhor para que é preciso Ser antes? Para que evoluir se no final a aniquilação é o prêmio? Ou será a existência uma coceira nos Deuses?

nossa essência,espirito,consciencia é eterna e sempre sera

o nao ser eh destinado ao corpo material

o nao ser eh destinado a não singularidade da consciencia

tudo eh parte do tudo,o singular eh o todo...nao ah divisao

todos achamos que somos algo distinto...ai que entra o nao ser!
 
Interessante sua visão... obrigado.

Era algo que eu já tinha vislumbrado... mas é tão verdadeiro que beira a loucura.

Mas a carne é criada pela consciência? Como o Budismo coloca esta visão? Como foi criado o mundo???
 
O Homem muitas vezes procura respostas, quando as mesmas estão dentro do próprio.
O que faz um perfume especial não é sua compozição ou seu rótulo de fabricação, e sim sua essência.

Qual grande feito de grandes seres não foram chamados de loucura um dia?
Uma loucura deixa de ser loucura quando a mesma é verdadeiramente compreendida por outros seres.

Nada é criado apenas por uma única coisa" sempre á varias outras coisas formando uma outra ainda maior...
Uma sopa não é sopa se só tiver água em um prato...

formigueiros não são formigueiros se neste não estiver formigas, ele seria apenas buracos no chão coisa que as minhocas também fazem e um amontoado de terra na superficie como qualquer outro ser que cave faz...
 
Não entendo quase nada de essências...

Para mim o perfume é apenas sensação, laços químicos que transmitem mensagens estranhas.

A loucura é todo pensamento alienígena aos nossos... o que você diz faz todo o sentido.

Podemos ver do que somos feitos, mas tudo parece tão diferente de nós... existe Consciência em cada célula? Será que elas imaginam que nos formam?

O que nós formamos???
 
Sentir não é o mesmo que entender. você pode sentir frio mas pode não entende-lo.
Os seres agem porque entendem ou por que sentem?

Formarmos muita coisa, que por sua vez formam outras ainda maiores, a também outras que nos formam etc isto não quer dizer que tudo isto funciona ou se entende de uma mesma maneira ... você sabe!
Uma boa sopa não é feita com um igrediente só, cada ingrediente nela tem uma boa função para com meu paladar, meu corpo etc...
 
Interessante sua visão... obrigado.

Era algo que eu já tinha vislumbrado... mas é tão verdadeiro que beira a loucura.

Mas a carne é criada pela consciência? Como o Budismo coloca esta visão? Como foi criado o mundo???

"Buda deu o seguinte exemplo: se um indivíduo, ferido por uma flecha envenenada, fosse levado por seus amigos e parentes a um cirurgião e dissesse: "não deixarei extrair essa flecha antes de saber quem a disparou, se um ksatrya, ou um brahmana, um vaisya, ou sudra, qual seu nome, qual o nome de sua família, se é alto, baixo ou de estatura mediana, qual a cor de sua tez, de que aldeia ou cidade veio. não permitirei extrair essa flecha antes de saber com que espécie de arco foi disparada, antes de saber que corda foi empregada nesse arco, antes de saber que penas foram usadas na flecha, antes de saber de que material foi feita a ponta da flecha", como terminaria isso, monges? esse homem morreria certamente sem saber todas essas coisas. assim também, Malunkyaputra, quem disser: "não levarei a vida pura sob a direção do Sublime até que ele me explique se o universo é ou não eterno etc, etc..." certamente morrerá sem que o Mestre lhe tenha explicado essas questões.
Buda explicou a Malunkyaputra que a vida espiritual não depende de opiniões metafísicas.
"não esclareci se o universo é eterno, ou não é, etc... porque não é útil e não está fundamentalmente relacionado com a vida espiritual, não conduzindo ao desapego, à cessação, à tranquilidade, à penetração profunda, à realização, ao Nirvana."

do livro "budismo: psicologia do autoconhecimento", Dr. Georges da Silva & Rita Homenko.
 
"Buda deu o seguinte exemplo: se um indivíduo, ferido por uma flecha envenenada, fosse levado por seus amigos e parentes a um cirurgião e dissesse: "não deixarei extrair essa flecha antes de saber quem a disparou, se um ksatrya, ou um brahmana, um vaisya, ou sudra, qual seu nome, qual o nome de sua família, se é alto, baixo ou de estatura mediana, qual a cor de sua tez, de que aldeia ou cidade veio. não permitirei extrair essa flecha antes de saber com que espécie de arco foi disparada, antes de saber que corda foi empregada nesse arco, antes de saber que penas foram usadas na flecha, antes de saber de que material foi feita a ponta da flecha", como terminaria isso, monges? esse homem morreria certamente sem saber todas essas coisas. assim também, Malunkyaputra, quem disser: "não levarei a vida pura sob a direção do Sublime até que ele me explique se o universo é ou não eterno etc, etc..." certamente morrerá sem que o Mestre lhe tenha explicado essas questões.
Buda explicou a Malunkyaputra que a vida espiritual não depende de opiniões metafísicas.
"não esclareci se o universo é eterno, ou não é, etc... porque não é útil e não está fundamentalmente relacionado com a vida espiritual, não conduzindo ao desapego, à cessação, à tranquilidade, à penetração profunda, à realização, ao Nirvana."

do livro "budismo: psicologia do autoconhecimento", Dr. Georges da Silva & Rita Homenko.

Obrigado pela lição! Gostei de conhecer essa opinião, realmente não sabia.

(Mas no fundo me soa um bocado 'truncada')
 
Obrigado pela lição! Gostei de conhecer essa opinião, realmente não sabia.

(Mas no fundo me soa um bocado 'truncada')


Ainda mais porquê, ao contrário da opinião dos budistas, essa coisas podem estar relacionadas à vida espiritual.

Mas eu entendo a importância de se ater a um foco. Todos esses assuntos podem ser uma distração, ao invés de um caminho.
 
Back
Top