Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo não completou 100%

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
Dia a todos cultivadores.

Esse bolo já está a mais de 15 dias do mesmo jeito. O micélio estagnou ali e não seguiu mais adiante.


CEA4F477-DFC5-490D-8AC5-CBF017119780.jpeg308DB3DD-B614-4940-BE51-D780C3F6A940.jpeg

Sem paciência eu resolvi cortar essa parte que não colonizou. Esterilizei com álcool a faca e cortei o pedaço fora.

75A8BC2A-8EC1-4606-B43E-190275E10868.jpeg

Fiz um dunk e mandei pra geladeira. Amanhã vou colocar ele em um terrário separado pra ver se o micelio cobre essa parte que cortei.
 
Ansioso demais esse @Rico kkkkkk
Recentemente tive um copo de pftek que estagnou de um jeito esquisito, não tenho fotos do aniversário, mas ficou um cilindro perfeito, da espessura de uma caneta, sem colonizar trespassando o bolo. Daí ao invés de esperar ou descartar, resolvi botar no terrário e olha a surpresinha que tive ontem:

04 - M2020_5_05.jpeg

Depois de 2 flushes, o bolo simplesmente explodiu de dentro pra fora.
Foram 24 horas entre um case aparentemente saudável e essa pasta azeda brotando na superfície kkkkk

Se for possível botar o seu pote pra frutificar sozinho, talvez seja uma boa mano
tô curioso pra ver no que vai dar!
 
Ansioso demais esse @Rico kkkkkk
Recentemente tive um copo de pftek que estagnou de um jeito esquisito, não tenho fotos do aniversário, mas ficou um cilindro perfeito, da espessura de uma caneta, sem colonizar trespassando o bolo. Daí ao invés de esperar ou descartar, resolvi botar no terrário e olha a surpresinha que tive ontem:

View attachment 205034

Depois de 2 flushes, o bolo simplesmente explodiu de dentro pra fora.
Foram 24 horas entre um case aparentemente saudável e essa pasta azeda brotando na superfície kkkkk

Se for possível botar o seu pote pra frutificar sozinho, talvez seja uma boa mano
tô curioso pra ver no que vai dar!
kkkkkk Ansioso é pouco né.

Cara explodiu mesmo. Que coisa.

Então eu resolvi cortar aquele pedaço e fiz o dunk. Amanhã vou por ele separado e ir observando.

Esse é um pote dos com farinha de quibe. O outro já está no terrário desde ontem. Esperando ansioso os frutos e ver se tem diferença pra farinha de arroz.
 
Dia a todos cultivadores.

Esse bolo já está a mais de 15 dias do mesmo jeito. O micélio estagnou ali e não seguiu mais adiante.


View attachment 205028View attachment 205029

Sem paciência eu resolvi cortar essa parte que não colonizou. Esterilizei com álcool a faca e cortei o pedaço fora.

View attachment 205030

Fiz um dunk e mandei pra geladeira. Amanhã vou colocar ele em um terrário separado pra ver se o micelio cobre essa parte que cortei.

Aparência de contaminado, até porque se não colonizou já é sinal de contaminação.
Mas estou falando pela coloração e a textura do micelio.
Está amarelado e não está nem com sinais de expansão, ficou bem delimitado

Se é por experiencia e curiosidade, coloca pra frutificar normal.
Se já tem cogumelos sobrando, enterra que a chance de frutificar é maior (mas só 1 flush)

Nesses casos eu não faria dunk, porque ele enfraquece um pouco o micelio (que se estiver saudável é benefico)
Mas se tiver contaminante, pode ser que essa 'infusão" de agua faça o contaminante expandir, assim como também pode carregar contaminante para partes que não tinham.
 
Aparência de contaminado, até porque se não colonizou já é sinal de contaminação.
Mas estou falando pela coloração e a textura do micelio.
Está amarelado e não está nem com sinais de expansão, ficou bem delimitado

Se é por experiencia e curiosidade, coloca pra frutificar normal.
Se já tem cogumelos sobrando, enterra que a chance de frutificar é maior (mas só 1 flush)

Nesses casos eu não faria dunk, porque ele enfraquece um pouco o micelio (que se estiver saudável é benefico)
Mas se tiver contaminante, pode ser que essa 'infusão" de agua faça o contaminante expandir, assim como também pode carregar contaminante para partes que não tinham.
Valeu pela dica. Achei muito estranho também a aparência do micélio. Ele está como sentisse uma capa dura ao redor do bolo.

Faz total sentido essa de espalhar a contaminação no dunk. Vou tirar e por separado dos outros ele pra ver o que vai dar. Vou deixar na lavanderia em outro terrário para nao ter chance de contaminar os outros.
 
Dia a todos cultivadores.

Esse bolo já está a mais de 15 dias do mesmo jeito. O micélio estagnou ali e não seguiu mais adiante.




View attachment 205030

Fiz um dunk e mandei pra geladeira. Amanhã vou colocar ele em um terrário separado pra ver se o micelio cobre essa parte que cortei.

Nessa foto, esse é o aspecto da região colonizada pelo micélio dentro do bolo. Só na área externa é que forma a "casca" micelial.

Bem, se você tirou com sucesso o contaminante, indo alguns centímetros adentro de onde ele era sensível ao toque, o micélio resultante fica sendo de cubensis e pode frutificar.

Ansioso demais esse @Rico kkkkkk
Recentemente tive um copo de pftek que estagnou de um jeito esquisito, não tenho fotos do aniversário, mas ficou um cilindro perfeito, da espessura de uma caneta, sem colonizar trespassando o bolo. Daí ao invés de esperar ou descartar, resolvi botar no terrário e olha a surpresinha que tive ontem:

View attachment 205034

Depois de 2 flushes, o bolo simplesmente explodiu de dentro pra fora.
Foram 24 horas entre um case aparentemente saudável e essa pasta azeda brotando na superfície kkkkk

Se for possível botar o seu pote pra frutificar sozinho, talvez seja uma boa mano
tô curioso pra ver no que vai dar!
Que doidera! Explodiu! Kct...

Aparência de contaminado, até porque se não colonizou já é sinal de contaminação.
Mas estou falando pela coloração e a textura do micelio.
Está amarelado e não está nem com sinais de expansão, ficou bem delimitado

Sim, além do aspecto do substrato colonizado pelo contaminante, tem ainda o amarelado da secreção micelial nos pontos de contato com o contaminante, fruto da luta pela sobrevivência.
 
Back
Top