Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Balança de "Precisão" Provisória

Interessante... alguém que tenha balança já testou a confiabilidade deste método?


É meio óbvio que a medida não vai chegar nem perto da precisão de uma digital, mas como esse método visa a dar uma noção um tanto melhorada sobre o peso, então tudo bem.

Não entendi o porque de estar em um xls, então vou postar aqui o screenshot.


Captura de Tela 2013-05-28 às 18.46.41.png
 
N sei se alguém ja teve essa ideia aqui mas veja no que pensei: com aquelas balanças de cozinha, acho q consigo pesar tipo 20g frescos (seria para uma 1ª trip no caso), daí dividindo por 10 temos o peso aproximado de secos, q é mais facil para dosar... Sla acho q n ia funcionar hehe


Também funciona é claro! Uma boa aproximação.

Na verdade pesar cogumelos nunca é algo preciso... a psilocibina e as outras substâncias ativas não se encontram distribuídas perfeitamente pelo tecido do fungo.

Somente para não exagerar, e levar um susto depois! :)
 
Eu fiz uma aqui, foi mais pra teste, então não repara :) sem querer invadir o tópico do amigo, mas acho que é melhor que fazer um novo.

Eu usei aqueles clips pra regular aonde fazer as marcas, no trabalho eu tenho uma balança de precisão, então pesei os clips e vi que cada tem 1gr. Só ir adicionando clips e fazendo as marcas.

Ou se você tem um objeto que tenha certeza que tem 5gr por exemplo, marca o 0, bota o objeto marca o 5, e divide a distância do 0 ao 5 por 5 e usa essa medida pra riscar os pontos intermediários (1,2,3,4)

Pra pesar os cogus eu boto uma sacolinha que pesa 1gr, então meu 0 é o 1 (n)

Eu ia usar arame como base, mas achei um ferrinho de limpador de vidro de carro aqui jogado e usei ele mesmo.
ArcSoft_Image2.jpgArcSoft_Image3.jpgArcSoft_Image4.jpg
 
Explica melhor essa engenhoca aí LinkiNN


Então o jeito mais simples de explicar é, consegue um arame ou no meu caso ferrinho de limpa vidro de carro, cola ele com super bonder ou algo do tipo em uma base (qualquer coisa dura, eu usei mdf de 3mm), eu colei ele entre aqueles sarrafinhos la no canto inferior esquerdo da primeira foto. Depois faz um pé ou encosta em algo reto pra deixar a base em pé, o arame vai abaixar, ali vai ser teu ponto 0gr, faz um risco.

Depois pega um objeto que tu tenha certeza quanto pesa (no meu caso um clips, 1gr cada), e pendura na ponta do arame que nem botei na ultima foto a tampa da caneta lá, e faz um risco, como você sabe quanto pesa o objeto, sabe que do 0 até onde o arame arcou tem aquele peso, no caso do clips botando 3clips eu sabia que do 0 até onde o arame arcou tinha 3gr.

Pra pesar os cogu eu penduro uma sacola aonde ta a tampa de caneta, e boto os cogu dentro. (sacola tem 1gr, esqueci de calcular isso, então meu 1gr acaba sendo meu 0).

Não sou muito bom pra explicar, é bem mais simples do que aparenta :whistle:
 
Então o jeito mais simples de explicar é, consegue um arame ou no meu caso ferrinho de limpa vidro de carro, cola ele com super bonder ou algo do tipo em uma base (qualquer coisa dura, eu usei mdf de 3mm)

Essa balança é uma furada.
 
O problema é que o uso deixará o metal viciado (com curvatura).
 
O problema é que o uso deixará o metal viciado (com curvatura).


Tens que pegar um que tenha resistência ao peso que tu pretende usar, um arame muito fino pra pesar 5gr deve curvar mesmo, como eu disse eu to usando um metal que imagino que seja aço inox bem fino, tirado de palheta de limpador de para-brisa.
 
Eu estou pensando em fazer essa:



Sabemos que a cada 1 mililitro de água em temperatura ambiente temos aproximadamente 1 grama de massa. A ideia dessa balança eh usar uma quantidade água pra saber exatamente o valor da massa situado no prato.

O sistema teria uma haste curva simétrica, de um lado uma seringa de 100ml e no outro um prato de massa pequena(de preferência de plástico). Primeiramente deve-se colocar uma quantidade de água na seringa para equilibrar a balança. Digamos que a seringa tenha 10g de massa, e o prato 20g de massa. Logo a seringa precisaria de 10ml de agua para equilibrar. Como estamos construindo a balança ainda não teremos esses valores bem determinados. Para calibrar a balança, basta encher a seringa completamente (100ml) e depois ir esvaziando ela lentamente ate que a balança atinja o equilíbrio. No caso a leitura final da seringa seria de 10ml.



Feito isso, qualquer massa de 0 a 90g colocada no prato será possível de ser medida.
Vamos supor que uma massa de 32,2g seja colocada no prato, para sua massa seja medida. Para determinar a massa, é só realizar o mesmo procedimento anterior. Encha a seringa totalmente e depois vá esvaziando ela ate que atinja o equilíbrio. Logo a leitura final da seringa seria de 42,2ml(10ml+32,2ml).



Esses valores que coloquei são totalmente aleatórios. Na parte de regular a balança o valor de equilíbrio será em função dos materiais que for usar. Por exemplo, se com 19,5ml de água a sua balança esteja calibrada, vc terá que subtrair 19,5 na leitura final da seringa para determinar o valor de uma massa a ser medida. Esse é um sistema bem simples e acredito q seja bem eficiente. Ainda não testei pq não tenho a seringa.

Obs: quanto mais leve forem os componentes da balança, maior será a precisão da medida. O prato deve ter a massa maior ou igual a massa da seringa para que seja possível calibrar a balança.
obs2: 1kgf = 1 quilograma força. A cada quilograma(kg), temos uma força peso de 1 quilograma força (ou 9,8 newtons aproximadamente). Em 1 mililitro de água, temos 1g de massa, que exerce na haste uma força de 0,001kgf.
Sem título.pngSem título2.pngSem título3.png
 
Última edição por um moderador:
Salve galera,


E falando em balança, vcs tem alguma recomendação?
Tenho uma de cozinha desta branquinhas e olha...é uma porcaria... não tem como precisar , ora pega 0 ora 3 , ora 0 próximo é 7...

Preciso melhorar este controle...

Abraço
 
Salve galera,


E falando em balança, vcs tem alguma recomendação?
Tenho uma de cozinha desta branquinhas e olha...é uma porcaria... não tem como precisar , ora pega 0 ora 3 , ora 0 próximo é 7...

Preciso melhorar este controle...

Abraço
Aquelas que cozinha não servem, no nosso "ramo" precisamos de balanças de precisão.

O modelo como sempre depende de quanto você pode gastar. No Mercado Livre, digitando esse nome, você vai encontrar vários modelos chineses genéricos que no geral funcionam pra pequenas doses e mostram pelo menos 1 casa depois da vírgula. Nem sempre a calibragem vem perfeita, mas quebra um galho.

Se quiser algo mais preciso, combina a busca com o termo "pólvora" ou "munição". Existem umas balanças pra recarga de bala que são mais caras e acertam 3 casas depois da vírgula com precisão.

Mas se tiver apertado e quiser algo barato, pesquisa por "balança dosadora de café". Tenho uma da marca "Pressca" que mostra o mesmo resultado da versão digital sem precisar de pilhas, a desvantagem é que só mede de grama em grama e despreza as frações entre elas.
 
Última edição:
O)brigado @MarceloHirosse !!

No fim acabei optando pela manual mesmo a Pressca , não pelo valor, mas pq não será um uso tão grande assim , então não acho válido gastar muito ... e essa acertando de grama em grama, já fica beeeeem melhor de controlar.
 
Back
Top