Eu estou pensando em fazer essa:
Sabemos que a cada 1 mililitro de água em temperatura ambiente temos aproximadamente 1 grama de massa. A ideia dessa balança eh usar uma quantidade água pra saber exatamente o valor da massa situado no prato.
O sistema teria uma haste curva simétrica, de um lado uma seringa de 100ml e no outro um prato de massa pequena(de preferência de plástico). Primeiramente deve-se colocar uma quantidade de água na seringa para equilibrar a balança. Digamos que a seringa tenha 10g de massa, e o prato 20g de massa. Logo a seringa precisaria de 10ml de agua para equilibrar. Como estamos construindo a balança ainda não teremos esses valores bem determinados. Para calibrar a balança, basta encher a seringa completamente (100ml) e depois ir esvaziando ela lentamente ate que a balança atinja o equilíbrio. No caso a leitura final da seringa seria de 10ml.
Feito isso, qualquer massa de
0 a 90g colocada no prato será possível de ser medida.
Vamos supor que uma massa de 32,2g seja colocada no prato, para sua massa seja medida. Para determinar a massa, é só realizar o mesmo procedimento anterior. Encha a seringa totalmente e depois vá esvaziando ela ate que atinja o equilíbrio. Logo a leitura final da seringa seria de 42,2ml(10ml+32,2ml).
Esses valores que coloquei são totalmente aleatórios. Na parte de regular a balança o valor de equilíbrio será em função dos materiais que for usar. Por exemplo, se com 19,5ml de água a sua balança esteja calibrada, vc terá que subtrair 19,5 na leitura final da seringa para determinar o valor de uma massa a ser medida. Esse é um sistema bem simples e acredito q seja bem eficiente. Ainda não testei pq não tenho a seringa.
Obs: quanto mais leve forem os componentes da balança, maior será a precisão da medida. O prato deve ter a massa maior ou igual a massa da seringa para que seja possível calibrar a balança.
obs2: 1kgf = 1 quilograma força. A cada quilograma(kg), temos uma força peso de 1 quilograma força (ou 9,8 newtons aproximadamente). Em 1 mililitro de água, temos 1g de massa, que exerce na haste uma força de 0,001kgf.