Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Assassinato do Velho Chico!

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
Ministro assina ordem para início da transposição do rio São Francisco

Com a licença ambiental liberada há quase dois meses e mais de duas semanas depois de medida provisória destinar dinheiro extra para as obras, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) assinou ontem ordem de serviço para iniciar a transposição do rio São Francisco.

Polêmico, o projeto é o que mais consome dinheiro dos impostos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento): R$ 5 bilhões até o final do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa do governo é inaugurar em 2010 os mais de 700 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio São Francisco a quatro Estados do Nordeste: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A ordem transfere R$ 26 milhões para o Exército, responsável pelos primeiros sete quilômetros da obra a partir dos dois pontos de captação de águas do São Francisco, nos municípios de Cabrobó e Petrolândia, ambos em Pernambuco.

Há mais de um mês, o Batalhão de Engenharia do Exército esperava pela assinatura do ministro da Integração.

Amanhã, o ministério receberá as propostas de empreiteiras nacionais que disputam a superlicitação de R$ 3,3 bilhões para a construção dos canais ao longo dos dois eixos do projeto. As obras foram divididas em 14 lotes.
O resultado do negócio deve ser anunciado em setembro, segundo o ministério.

Geddel Vieira Lima pretendia esperar o resultado da licitação para começar o trecho da obra sob responsabilidade do Exército, mas foi convencido a mudar de idéia pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), gerente do PAC. O argumento de Geddel era evitar que problemas na licitação provocassem nova paralisação do projeto.

O ministro avalia que o Exército deve ainda demorar "uns 50 dias" para iniciar as obras. O projeto, disse Geddel, não estaria a salvo de novas contestações na Justiça: "Não posso deixar de especular que pode aparecer obstáculo imprevisto".

MARTA SALOMON
da Folha de S.Paulo

Absurdo!!
reforço tudo o que disse no tópico "Meio Ambiente".

Barra, 21 de fevereiro de 2007
Quarta-feira de Cinzas

Caro Presidente Lula
Paz e Bem!
Escrevo-lhe hoje, dia em que a Igreja do Brasil lança a Campanha da Fraternidade 2007 sobre a Vida da Amazônia e toda a sua riqueza humana e natural.
O objetivo desta carta, amiga e fraterna, é retomar o diálogo que assumimos juntos por ocasião de nosso encontro no dia 15 de dezembro de 2005 em sua sala de trabalho no Planalto.
Agradeço pelas oportunidades que os representantes da sociedade brasileira e os representantes do governo tivemos de iniciar o debate sobre assuntos tão importantes como: Projeto de Revitalização do Rio São Francisco, Projeto de Transposição de águas do Rio São Francisco, Projeto de Desenvolvimento Alternativo para o semi-árido brasileiro, na busca de um consenso que soe em acontecer numa sociedade democrática.
Retomo o diálogo justamente quando a humanidade, estarrecida, toma consciência das conseqüências do aquecimento global, com impacto em todo o planeta, particularmente na vida de bilhões de seres humanos, inclusive na já historicamente oprimida e humilhada população nordestina.
Retomo o diálogo quando o Rio São Francisco, mais assoreado, sofre uma grande cheia e sua população ribeirinha, a quinhentos metros do rio, passa sede, como mostrou, nessa semana, o Jornal Nacional.
Retomo o diálogo quando uma menina morreu afogada em um dos canais que supre os perímetros irrigados de Petrolina -Pe, por ter ido “roubar” água para matar sua sede e de sua família.
Retomo o diálogo quando o senhor fala em iniciar as obras de transposição que irá consumir inicialmente 6,6 bilhões de reais, mais de 50% de todo o orçamento destinado a recursos hídricos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Retomo o diálogo quando o Tribunal de Contas da União (TCU) afirma publicamente, em seu relatório, que o Projeto de Transposição de Águas do São Francisco não beneficia o número de municípios e de pessoas que afirma atingir.
Retomo o diálogo quando o mesmo Tribunal , através do acórdão 2020/2006 determinou ao Ministério da Integração e ao Ministério da Defesa que não utilizem recursos públicos para execução de obra de transposição enquanto não houver decisão definitiva sobre a validade de licença prévia concedida pelo IBAMA.
Retomo o diálogo quando a Agência Nacional de Águas (ANA), organismo de Estado, criado para a gestão estratégica do uso da água no Brasil, propõe 530 obras para solucionar os problemas de abastecimento hídrico até 2015 em todos os núcleos urbanos acima de 5.000 (cinco mil) habitantes do semi-árido brasileiro até 2015. Essas obras beneficiariam as populações mais necessitadas, e custaria 3,6 bilhões de reais, portanto, mais baratas, mais abrangentes, mais eficientes que qualquer obra de transposição hídrica.
Em nosso encontro, acima referido, o senhor me disse que “não seria louco de levar essa obra à frente se apresentássemos uma alternativa melhor”. Agora, somando as obras propostas pela ANA juntamente com as iniciativas de captação, armazenamento e manejo de água de chuva desenvolvidos pela Articulação do Semi-Árido (ASA), o senhor tem uma chance de escolha muito melhor, pela qual seu governo ficará marcado para sempre na história do nordeste brasileiro, sua terra natal.
Não faltam alternativas. Falta uma decisão política mais lúcida.
Nosso pedido, senhor presidente, é que se retome o diálogo e que se garanta que seja amplo, transparente, verdadeiro e participativo, incluindo toda a sociedade do São Francisco e do Semi-Árido, conforme foi pactuado em Cabrobó em outubro de 2005 e renovado através de pedido formal por carta protocolada em 6 de fevereiro último.
Senhor presidente, sempre vestimos sua camisa. Ainda estamos vestidos nela. Nossa contribuição de fiel militante da causa do povo é para que o senhor seja verdadeiramente aquilo a que se propôs, o de ser o presidente de todo o povo brasileiro, especialmente dos pobres deste país, por serem os que mais necessitam de sua atenção.
Receba nossa saudação amiga e fraterna, com os votos de uma Feliz e Santa Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM
Bispo Diocesano de Barra - Bahia

sabe aonde tá o dedinho do lula?
NO RABO DELE.

TOOL - AENEMA (aenema é também o mesmo que SUPOSITORIO)
Dizem que o fim está proximo
Dizem que veremos logo veremos o armagedon
Eu certamente espero que sim
Assim eu poderia tirar ferias desse

Show bizarro de circo

Aqui nesse indefeso buraco que nos chamamos de Los Angeles
A unica maneira de concertar isso é dexar tudo isso ir pelo ralo
A qualquer hora, em qualquer dia
Aprenda a nadar,que eu vou ver tu se afogar nas aguas do Arizona

Morra pela sua imagem e
Morra pelo seu atraso e
Morra pelo seu pentiado e
Morra pelas suas leis e
Morra pelo seu prozac e
Morra pelo seu guia e
Morra pelo seu contrato e
Morra pelo seu carro

Isso é um Show bizarro de circo

Aqui nesse indefeso buraco que nos chamamos de Los Angeles
A unica maneira de concertar isso é dexar tudo isso ir pelo ralo
A qualquer hora, em qualquer dia
Aprenda a nadar,que eu vou ver tu se afogar nas aguas do Arizona

Tem gente que diz que um cometa vai cair do céu
Acompanhado de uma chuva de meteoros e de um dilúvio
Acompanhado de pecados que não podem ser deixados de lado
Acompanhado por milhões de bobagens amordaçadas

Ignorancia, stupidez

Uma grande ulcerade neon nos distraira
Essa é minha sugestão para manter voces ocupados

Aprenda a nadar

Mamae vai consertar tudo isso logo
Mamae esta vindo para colocar isso de volta onde deve estar

Aprenda a nadar

Foda-se L. Ron Hubbard e
Fodam-se todos esses clones e
Fodam-se todos esses tiros e
Essas bundas brancas dos gangsters

Aprenda a nadar

Foda-se essa retrospectiva de nada
Fodam-se suas tatoagens
Fodam-se todas as suas tralhas e
Fodam-se suas memorias curtas

Aprenda a nadar

Fodam-se essas sorridentes mãos abençoadas
Com agendas escondidas
Foda-se essa disfunção
Atriz insegura

Aprenda a nadar

Pois eu estou rezando pra que caia uma tempestade
E eu estou rezando por um dilúvio
Eu quero ver o chão desaparecer
Eu quero ver tudo isso ir abaixo
Mamae por favor jogue tudo isso pelo ralo
Eu quero ver isso ir direto para baixo
Eu quero ver isso ir direto
Ver voce jogar tudo isso pelo ralo

Esta na hora de botar tudo abaixo de novo
Só não me chame de pessimista
Esperimente ler entre as linhas

Eu não consigo imaginar porque voce não iria
dar boas vindas para qualquer mudança, meu amigo

Eu quer ver isso tudo ir abaixo
Sugue isso para baixo
Jogue isso pelo ralo

Muitos interesses estão por trás das medidas do governo, este projeto visa um abastecimento de água para futuros investimentos em plantio para desenvolvimento de biocombustíveis. Querem fazer do semi-árido nordestino um grande barril norte-americano! Isso tudo já estava previsto: foi concedido quando nosso presidente babaca conseguiu seu primeiro mandato e foi até o Bush e apertou a sua mão usando aquele velho bordão: "Companheiro"! Mais uma vez entramos naquele acordo: "Os EUA entram com o PAU e o Brasil entra com a BUNDA. (Desculpem os termos.)

Eu não consigo entender como uma pessoa pode se vender assim tão facil!!!
Se ele custeasse obras de poços artesianos em cada casa de familia sairia mais barato e não acabaria com rio, fauna e flora local!!!
Isso me deixa muito revoltado!!!
Ainda to com o plano de invadir brasilia deixar todo mundo preso lá e começar as dar as ordens!!!
filhos da mãe!!

Dizem que o fim está proximo
Dizem que veremos logo veremos o armagedon
Eu certamente espero que sim
eu tambem!!!

Eu não consigo imaginar porque voce não iria
dar boas vindas para qualquer mudança, meu amigo
Eu to dentro, quero ver todo mundo pegando fogo!!!

... Me reservo ao silêncio e a tristeza !!!

Eles esquecem que a natureza vai reagir! Imagina, chega alguém em sua casa, o põe pra fora, mas arruma outro lugar pra você morar! Você não ficará satisfeito, iria querer sua casa de volta. É isso que estão fazendo com o Rio! Que Deus nos proteja da fúria da natureza!

Jejuo também por democracia real

O governo mente quando diz que vai levar água para 12 milhões de sedentos. É um projeto que pretende usar dinheiro público para favorecer empreiteiras

Dom Luiz Flávio Cappio

Acusam-me de inimigo da democracia por estar em jejum e oração combatendo um projeto do governo federal autoritário, falacioso e retrógrado, que é o da transposição de águas do rio São Francisco.

Meu gesto não é imposição voluntarista de um indivíduo. Fosse isso, não teria os apoios numerosos, diversificados e crescentes que tem tido de representantes de amplos setores da sociedade, inclusive do próprio PT.

Vivêssemos uma democracia republicana, real e substantiva, não teria que fazer o que estou fazendo.

Um dos mais graves males da "democracia" no Brasil é achar que o mandato dado pelas urnas confere um poder ilimitado, aval para um total descompromisso com o discurso de campanha, senha para o vale-tudo, para mais poder e muito mais riquezas. Tráficos de influências, desvios do erário, porcentagens em obras públicas e mensalões são práticas tradicionais na política brasileira, infelizmente, pelo visto, ainda longe de acabar. A sociedade está enojada e precisa se levantar.

Há políticos - e, infelizmente, não são poucos - que, por onde passaram na vida pública, deixaram um rastro de desmandos, corrupção, enriquecimento ilícito etc. Como ainda funcionam o clientelismo eleitoral, a mitificação de personagens, as falsas promessas de campanha, o "toma-lá-dá-cá" e mais deseducação que educação política do povo, esses políticos conseguem se reeleger e galgar posições de alto poder em governos, quaisquer que sejam as siglas e as alianças.

Na campanha do candidato Lula, o tema crucial da transposição era evitado o máximo possível. Mas as campanhas eleitorais, à base do marketing e das verbas de "caixa dois" das empresas, são tidas e havidas como grandes manifestações do vigor de nossa democracia, que, com urnas eletrônicas, dá exemplo até aos EUA...

O projeto de transposição não é democrático, porque não democratiza o acesso à água para as pessoas que passam sede na região Semi-Árida, distante ou perto do rio São Francisco.

O governo mente quando diz que vai levar água para 12 milhões de sedentos. É um projeto que pretende usar dinheiro público para favorecer empreiteiras, privatizar e concentrar nas mãos dos poucos de sempre as águas do Nordeste, dos grandes açudes, somadas às do rio São Francisco.

A transposição não tem nada a ver com a seca. Tanto que os canais do eixo norte, por onde correriam 71% dos volumes transpostos, passariam longe dos sertões menos chuvosos e das áreas de mais elevado risco hídrico. E 87% dessas águas seriam para atividades econômicas altamente consumidoras de água, como a fruticultura irrigada, a criação de camarão e a siderurgia, voltadas para a exportação e com seríssimos impactos ambientais e sociais.

Esses números são dos Estudos de Impacto Ambiental/Relató<WBR>rio de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIAs-Rima), públicos por lei, já que, na internet, o governo só colocou peças publicitárias.

O projeto de transposição é ilegal e vem sendo conduzido de forma arbitrária e autoritária: os estudos de impacto são incompletos, o processo de licenciamento ambiental foi viciado, áreas indígenas são afetadas e o Congresso Nacional não foi consultado como prevê a Constituição.

Há 14 ações que comprovam ilegalidades e irregularidades ainda não julgadas pelo Supremo Tribunal Federal. Mas o governo colocou o Exército para as obras iniciais, abusando do papel das Forças Armadas, militarizando a região. A decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, de Brasília, em 10/12 deste ano, obrigando a suspensão das obras, é mais uma evidência disso.

O mais revoltante, porque chega a ser cruel, é que o governo insiste em chantagear a opinião pública, em especial a dos Estados pretensos beneficiários, com promessas de água farta e fácil, escondendo quem são os verdadeiros destinatários, os detalhes do funcionamento, os custos e os mecanismos de cobrança pelos quais os pequenos usos subsidiariam os grandes, como já acontece com a energia elétrica. Os destinos da transposição os EIAs/Rima esclarecem: 70% para irrigação, 26% para uso industrial, 4% para população difusa.

Temos um projeto muito maior. Queremos água para 44 milhões de pessoas no semi-árido. Para nove Estados, não apenas quatro. Para 1.356 municípios, não apenas 397. Tudo pela metade do preço previsto no PAC para a transposição.

O Atlas Nordeste da Agência Nacional de Águas (ANA) e as iniciativas da Articulação do Semi-Árido (ASA) são muito mais abrangentes, têm prioridade no abastecimento humano e utilizam as águas abundantes e suficientes do semi-árido.

Fui chamado de fundamentalista e inimigo da democracia porque provoquei que o povo se levantasse e, disso, os "democratas" que me acusam têm medo. Por que não se assume a verdade sobre o projeto e se discute qual a melhor obra, qual o caminho do verdadeiro desenvolvimento do semi-árido? É nisso que consiste a nossa luta e a verdadeira democracia.

Após 23 dias, bispo em greve de fome desmaia e é internado

Após 23 dias em greve de fome, o bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, desmaiou e foi internado nesta quarta-feira (19) por decisão do médico Klaus Finkam em acordo com os familiares do religioso e com autorização do próprio Cappio. Segundo o médico, a internação pôe fim ao jejum iniciado no último dia 27. A Comissão Pastoral da Terra da Bahia (CPT) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNNB), no entanto, negam a informação e dizem que d. Cappio irá decidir quando estiver consciente.

"Ele está semiconsciente, com o estado geral comprometido e será internado por determinação minha para evitar possíveis danos permanentes", afirmou o médico. Uma ambuância levou o religioso a um hospital em Petrolina (PE), a 50 quilômetros de Sobradinho.

"Muito abalado", segundo sua assessoria, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar as obras, Cappio desmaiou na tarde desta quarta enquanto discutia uma nota para repercutir o julgamento. "É um desalento muito grande", disse o bispo antes de desmaiar, de acordo com o coordenador da Pastoral da Terra, Rubens Siqueira.

Entrando no 23º dia em greve de fome, d. Cappio, que tem 61 anos, emagreceu mais meio quilo e pesa agora 63,5 quilos. Desde o início do jejum, ele emagreceu 9 quilos. No boletim médico divulgado mais cedo, pelo frade franciscano e clínico geral Klaus Finkam, d. Cappio havia se queixado de dores em todo o corpo, no início da noite da última terça, mas conseguiu dormir.

Em duas decisões nesta quarta-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar imediatamente a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco. As decisões foram dadas em caráter liminar e o mérito da reclamação ainda precisa ser julgado pelo STF, ainda sem data para ocorrer.

Na primeira, o ministro Carlos Alberto Direito atendeu a uma reclamação da Advocacia-Geral da União que contestava a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, na semana passada, que alegava que o governo não teria cumprido todos os requisitos legais para dar continuidade à obra.

Na segunda, por seis votos a três o STF negou o pedido do Ministério Público para paralisar a obra de transposição do Rio São Francisco, em caráter liminar. Assim como a primeira decisão, o julgamento vale até que o STF aprecie o mérito da ação civil, em data ainda não definida. Prevaleceu no julgamento a tese de que o governo está tomando todos os cuidados e cumpriu todos os pré-requisitos necessários para a liberação da obra.

Na noite de terça-feira (18), o bispo enviou ao presidente Lula, em Brasília, uma contraproposta para interromper sua greve de fome. A primeira de oito exigências listadas no documento é a suspensão das obras de transposição do Rio São Francisco, com a retirada das tropas do Exército.

No entanto, o Palácio do Planalto rejeitou as duas principais exigências feitas pelo bispo. Por volta de 17 horas, a assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou por telefone à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que o governo rejeitava a suspensão das obras de transposição do rio São Francisco e a mudança no projeto oficial, com a redução do volume de água para os Estados de Pernambuco e Paraíba. (Estadão Online)

Triste ver notícias como essa.

Espero que eu esteja errado, mas o povo brasileiro está iludido de que isso irá dar certo, principalmente os que estão na situação de "beneficiados" com a transposição.

Pena que não foi feito pensando no povo, mas nas muitas terras de pessoas do governo que estão no novo curso do rio...

:( Nada a ver.. triste ver isso

Back