Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Arroz mole depois de esterilizar

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Galera eu fiz um pftek com arroz integral moído e um pouco inteiro. Deu problema na minha panela de pressão e tive que interromper a esterilização, que estava com 30 minutos.
Agora ao trocar de recipiente minha mistura (pra poder caber na panela sem dar problema de novo) notei que o arroz estava mole. Devo descartar?
 
Se você pensa que a quantidade de água do substrato foi alterada pela panela de pressão acredito que terá que fazer algo, ou arruma ou joga fora.

Geralmente a abrir a panela com pressão ainda faz com que os copos suguem a água que está dentro da panela.

Qual o tamanho dos potes/copos que está usando?
 
Ao passar pra outro pote vi que ainda está apenas úmido. O que me preocupa é a textura do arroz. Li em um tópico aqui que o grão tem que estar duro.

Não sei se qnd esteriliza o arroz amolece, já que fica mais de 1h no vapor quente.
Não está totalmente mole, como quando cozinhamos pra comer. Mas esta mole mesmo assim.
[automerge]1554687453[/automerge]
Também não abri a panela com pressão ainda. Eu desliguei e deixei de um dia pro outro pra abrir.
Se eu usar essa mistura ainda, creio que o arroz amolecera ainda mais, estou certo?
 
Ao passar pra outro pote vi que ainda está apenas úmido. O que me preocupa é a textura do arroz. Li em um tópico aqui que o grão tem que estar duro.

Não sei se qnd esteriliza o arroz amolece, já que fica mais de 1h no vapor quente.
Não está totalmente mole, como quando cozinhamos pra comer. Mas esta mole mesmo assim.
[automerge]1554687453[/automerge]
Também não abri a panela com pressão ainda. Eu desliguei e deixei de um dia pro outro pra abrir.
Se eu usar essa mistura ainda, creio que o arroz amolecera ainda mais, estou certo?

Se está cozido não é problema, e quando falam que o grão tem que estar duro provavelmente não estão falando de pfktek, se um grão de milho por exemplo estiver mole não é um bom sinal.

Qual o tamanho dos potes/copos que está usando?
 
Então ta de boa, digo, não tem perigo de “azedar”?

E os potes tinham cerca de 500ml, agora estão divididos em 2 copos de 200ml e um de 100ml.
E inoculados amanhã.
Posso guardar o substrato esterilizado por um dia?
[automerge]1554687995[/automerge]
O que já está esterilizado posso guardar na geladeira?
 
Então ta de boa, digo, não tem perigo de “azedar”?

E os potes tinham cerca de 500ml, agora estão divididos em 2 copos de 200ml e um de 100ml.
E inoculados amanhã.
Posso guardar o substrato esterilizado por um dia?
[automerge]1554687995[/automerge]
O que já está esterilizado posso guardar na geladeira?

Pedi o tamanho dos potes, pois dependendo do tamanho deixá-los em contato com a água dentro da panela de pressão pode fazer com que água vá pra dentro do pote, porque a água se move violentamente antes de virar vapor...

Os seus potes por acaso ficaram em contato com o fundo da panela?

O ideal é utilizar o substrato o mais rápido possível, já usei substrato que ficou um dia na geladeira e contaminou tudo.
 
Os potes ficam em cima de um guardanapo de pano.
Bom. Não vou conseguir esterilizar hoje. Então terei 1 pote com a mistura já esterilizada na geladeira, mais 3 potes “pre-esterilizados” na geladeira também.
Cara eu to com medo agora pq é meu último carimbo, está bem fraquinho por sinal.
Acha melhor eu descartar td?
 
Os potes ficam em cima de um guardanapo de pano.
Bom. Não vou conseguir esterilizar hoje. Então terei 1 pote com a mistura já esterilizada na geladeira, mais 3 potes “pre-esterilizados” na geladeira também.
Cara eu to com medo agora pq é meu último carimbo, está bem fraquinho por sinal.
Acha melhor eu descartar td?

Não sei o que opinar.

Siga o seu instinto, não tenha medo apesar desse ser o seu último carimbo ainda existem muitos no mundo,
 
Se o arroz foi cozido pode dar certo sim, embora as chances de sucesso sejam menores, pois se estiver muito úmido é possível que o micélio não colonize nessas partes. Eu tenho um diário que relata uma experiência onde 1 copo meu tombou dentro da PP durante a esterilização e entrou água dentro do copo deixando o arroz quase que uma papa. O micélio até que se apresentou neste copo, porém, na parte onde o arroz estava bem mole e úmido, feito papa, ele não colonizou... massssss, este copo foi o que me rendeu meus primeiros cogumelinhos hehehe

De qualquer forma, o ideal seria preparar um novo material para maior seguridade do seu cultivo, poder aproveitar com maior chance de acerto o final do seu carimbo.
 
Back
Top