Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apareceu um ponto branco com cabelinhos em cima do substrato colonizado e no outro pote os grãos não parecem estar cobertos com o micélio

GnomoDrogado

Hifa
Cadastrado
10/06/2021
11
8
24
Como devo proceder com os casos? Devo descartá-los?
 

Anexos

  • IMG_20241015_090955.jpg
    IMG_20241015_090955.jpg
    961.1 KB · Visualizações: 7
  • IMG_20241015_095527.jpg
    IMG_20241015_095527.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 7
  • IMG_20241015_095522.jpg
    IMG_20241015_095522.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 7
A qualidade das fotos está meio baixa demais pra falar sobre esse "cabelinho" hahaha mas nunca vi nada assim nos meus potes de grão. Não parece ser crescimento rizomórfico de cubs, na minha opinião... Posso estar enganada. Espero que membros mais experientes possam te ajudar.

Esse outro pote parece que está com alguma infecção por bactéria, primeira coisa que eu penso quando se trata de grãos não totalmente colonizados.

Como você está preparando e inoculando esses potes? Há quanto tempo e em que condições (temp) eles estão? Grãos muito molhados têm dificuldade de ser colonizados pelo fungo. Infecção por bactéria pode ser esterilização incompleta, falha na sua técnica asséptica, utilização de cultura liquida contaminada, usar esporos direto no grão... uma infinidade de coisas. Descreva melhor o que você está fazendo e vai ser mais fácil de entendermos o que está acontecendo.
 
Upvote 0
Back
Top