Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanitas em SC: onde?

flycker

Cogumelo maduro
Cadastrado
30/05/2006
2
67
Olá, colegas.
Li relatos de Amanitas no interior de São Paulo, região metropolitana de Curitiba, Rio Grande do Sul...
E em Santa Catarina? Alguem conhece algum relato de encontro das vermelinhas por aqui? Qual região do estado é possível encontrar?

[]s
flycker

hehe parece que em lugares com floresta nativa de pinheiros araucaria tem... mais pro centro oeste e oeste de SC!
És daqui? Eu so do litoral! To indo prá lá em julho!

hehe parece que em lugares com floresta nativa de pinheiros araucaria tem... mais pro centro oeste e oeste de SC!
És daqui? Eu so do litoral! To indo prá lá em julho!

Florestas com araucaria tem?
Sou de SC, estou a 70km do litoral norte.

[]s

Florestas com araucaria tem?
Sou de SC, estou a 70km do litoral norte.

[]s

Amigos, eu indicaria um lugar de caça, nos campos em cima da serra próximos a São Joaquim, Bom Jardim da Serra, enfim... nas matas próximas a Serra do Rio do Rastro. A temperatura nessa região é ideal para as amanitas.

Vale procurar muito, em reflorestamentos de pinus, mata ciliar e afins.

paz, luz e ótimas caçadas!!

Ai no alto vale tem! Um colega meu me trou-ce 2 :D prá lá de itajai!

sou de blumenau e aqui no inverno faz uma boa temperatura e ate que tem basatnte pinus,proximo ivnerno vou procurar melhor ke acredito que acho

sou de blumenau e aqui no inverno faz uma boa temperatura e ate que tem basatnte pinus,proximo ivnerno vou procurar melhor ke acredito que acho

Fala Psylotrance

Aqui no sul (RS) a temperatura nas últimas semanas é baixa, coisa nunca antes acontecida. Sempre no mes de novembro era verão, banho de rio e talz.
Esse ano está diferente, o inverno está se estendendo, inclusive hoje está frio e ventando.

Se por aí as condições climáticas estão parecidas com aqui no sul, nada impede que vc vá a caça de amanitas ainda neste final de semana, se puder.

Elas aparecem quando a temperatura permanece menor do que 18-20º por uns 10 dias.

Se tiver tempo, vale a pena procurar. Tomara que tenhas sorte.

sucesso na caçada!

Nunca achei amanitas em araucarias :confused:

Sou do interior do PR e aqui não é muito dificil de achar Amanitas...

Vou lhe dar uma dica..

Convide alguns amigos, não muitos.. e vão de carro circulando algumas rodovias
presta atenção aonde tem algumas plantações de Pinus, procura as que aparentam ser de pinus mais velhos e grandes, é ainda mais facil de achar aonde tem uma grande plantação, por que são de industrias grandes e compram sementes europeias em grande escala... Estas plantações são as mais faceis de achar por que vem grande quantidade de esporos junto... não só de amanitas,
Você ira encontrar varias espécies...

Nunca entre em plantações de pinus sem autorização do proprietario, quase me meti em uma encrenca essesdias :(

E fale a verdade para evitar que fiquem desconfiados...

Conte que é uma pesquisa sobre micologia e estára tudo certo

Algumas plantaçoes são mais dificeis de achar, tem grandes quantidades de folhas secas no chão, isso dificulta na busca, tem que olhar bem porque algumas ficam com um tom muito parecido com as folhas ...

Não sei na sua região como está o clima, mas aqui ja parou a temporada...

Mas vale a pena ir mesmo no verão, tem uma grande variedade de espécies ;)

Abrax

olha aki eh confuso

moro num vale,as vezes chove mto,as vezes chove nada,um dia ta bem frio,otro ta bem quente,otro ta ameno eh uma loucura

mas no inverno faz mto frio e no verao bastante calor

perfeito para psylos no verao e amanitas no inverno ja ke aki tem pinus e bastante pasto

Vale lembrar que nao é viável para consumo os Amanitas de fora de época.
Em algum tópico eu fiz observaçoes sobre os SENSORES.
cogumelos maiores que a media que servem pra MEDIR a temperatura e humidade, gravar isso em esporos e enviar de olta pra rede micelial.
Esses SENSORES sao cogumelos bem mais venenosos.
eles nao servem para consumo.
e pode-se matar um ring por isso(sensores ssao o meio que os amanitas usam pra renovar sua rede micelial e oferecer suporte a frutificaçao do proximo inverno.).

1 os que eu achei foram exatamente em rodovias mesmo hehe...

2 não entendi muito sobre sensores ai, mas creio q amanitas fora de época é muito dificil pois o calor a cada verão só aumenta!:rolleyes:

1 os que eu achei foram exatamente em rodovias mesmo hehe...

2 não entendi muito sobre sensores ai, mas creio q amanitas fora de época é muito dificil pois o calor a cada verão só aumenta!:rolleyes:
A regra PRINCIPAL na coleta de cogumelos é - afaste-se pelo menos 500 metros de rodovias e estradas de ferro para procurar os cogus.
eles absorvem metais pesados do ar (niquel, cobre, chumbo) e comer isso faz mal PRA CACETE.
nao uma ou duas vezes, mas o efeito cmulativo do chumbo ou niquel no corpo é horrendo.

A regra PRINCIPAL na coleta de cogumelos é - afaste-se pelo menos 500 metros de rodovias e estradas de ferro para procurar os cogus.
eles absorvem metais pesados do ar (niquel, cobre, chumbo) e comer isso faz mal PRA CACETE.
nao uma ou duas vezes, mas o efeito cmulativo do chumbo ou niquel no corpo é horrendo.

inad mais pra kem foi d epoca do metiolati

opa, qdo eu era pequeno nascia amanitas na minha casa.. vou escanear a foto amanhã e posto aqui pra alguem fazer o reconhecimento hahaha

qdo eu era menor nao passava um ano sem ver uma bela amanita.. mas eu nem sabia oq era, e mesmo assim elas sempre me atrairam a percepção.. minha mae é fotografa e sempre tirava umas fotos .. só axei uma revelada.

Amanita nasce em florestamento de Pinus
e deve ser das antigas pois vieram de outros paises e trouxeram os esporos junto.

amanita nao nasce em floresta original,
nao impossivel mas rarissimo

No oeste tem!
Bom, cresci em uma reserva florestal do IBAMA (floresta nacional de Caçador), durante toda a minha infancia sempre encontrava os amanitas nos talhoes de pinnus. Geralmente no inverno e lembro que meu avo falava: cuidado com os vermelhinhos, não tem gosto de maçâ! haiuahiauhaiuh

Back