Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanitas 2015

Dodox

Primórdia
Membro Ativo
13/11/2013
87
27
44
Cunha-SP
Paz e Luz à todos!!!
Compartilhando com vcs as fotos das vermelhinhas da minha região.
Caçada (23/05/2015).
Colhi 20 e poucos cogumelos, se fosse colher tudo que tinha lá daria uns 60 e poucos!!!
Sempre deixando os bebes e os anciãos mortos.
Natal no hemisfério sul chegou!!! Hohoho...Feliz Natal!!!!
 

Anexos

  • IMGP0002.JPG
    IMGP0002.JPG
    254.1 KB · Visualizações: 134
  • IMGP0004.JPG
    IMGP0004.JPG
    203.9 KB · Visualizações: 139
  • IMGP0009.JPG
    IMGP0009.JPG
    239.2 KB · Visualizações: 129
  • IMGP0008.JPG
    IMGP0008.JPG
    244 KB · Visualizações: 135
  • IMGP0004.JPG
    IMGP0004.JPG
    140.3 KB · Visualizações: 144
  • IMGP0021.JPG
    IMGP0021.JPG
    146.5 KB · Visualizações: 126
Aquele cogu ali quase nasceu no tronco, foi um belo achado.
Parabéns mano, muito massa!:eba::eba::fotos::fotos:
 
Última edição:
Belos exemplares de Amanita muscaria.
Gostaria, algum dia estar num local como o da foto e ve-los espalhados pelo solo.
 
Então gente, nessa terça feira vou ao encontro de possiveis amanitas, li muitas coisas nos fórums e gostaria de confirmar se o consumo só pode ser feito depois de secos, pois eu estava afim de comer assim que chegar em casa.
Li também que (me corrijam se estiver errado) o principio ativo está só no chapéu e no caule está maior concentração de veneno, confere?

Desde já agradeço.
 
Então gente, nessa terça feira vou ao encontro de possiveis amanitas, li muitas coisas nos fórums e gostaria de confirmar se o consumo só pode ser feito depois de secos, pois eu estava afim de comer assim que chegar em casa.
Li também que (me corrijam se estiver errado) o principio ativo está só no chapéu e no caule está maior concentração de veneno, confere?

Desde já agradeço.
A estipe seca tmb tem principio, mas bem menos que o píleo.
Se eu fosse vc não comería fresca.
 
A estipe seca tmb tem principio, mas bem menos que o píleo.


Pode ser melhor quantificar esse bem menos. No quote abaixo:


Achei um artigo com análise dos princípios ativos nas partes dos cogumelos:

Changes in Concentration of Ibotenic Acid and Muscimol in the Fruit Body of Amanita muscaria during the Reproduction Stage

Koujun TSUNODA; Noriko INOUE; Yasuo AOYAGI; Tatsuyuki SUGAHARA (

Abstract: Ibotenic acid (IBO) and muscimol (MUS) in the fruit body ofAmanita muscaria during the reproduction stage were investigated. The mean levels of IBO and MUS throughout the fruit were x: 343ppm and x: 22ppm, respectively; most was detected in the cap of the fruit (IBO x: 519ppm, MUS x: 30ppm), then in the base (IBO x: 290ppm, MUS x: 20ppm), with the smallest amount in the stalk (IBO x: 253ppm, MUS x: 17ppm).



Veja que os autores preferiram dividir o fruto em três partes: chapéu, base (a haste em si) e o talo (o bulbo, mais próximo ao solo). E mesmo o talo tem princípios ativos.

View attachment 70584

Links: http://astp.jst.go.jp/modules/search/DocumentDetail/0015-6426_34_1_Changes+in+Concentration+of+Ibotenic+Acid+and+Muscimol+in+the+Fruit+Body+of+iAmanita+muscaria%2Fi+during+the+Reproduction+Stage_N%2FA e https://www.jstage.jst.go.jp/article/shokueishi1960/34/1/34_1_18/_pdf (este último link é do artigo completo, mas está em japonês. Entretanto dá para ver as tabelas).


Vi outro artigo bem menos favorável à ocorrência de princípios ativos na haste (Analysis of hallucinogenic constituents in Amanita mushrooms circulated in Japan) - mas esse é baseado em exemplares dessas espécies em circulação no "drug market" Japão, e podem inclusive serem exemplares velhos. Esse eu salvei e postei na área de artigos: Analysis of hallucinogenic constituents in Amanita mushrooms circulated in Japan
 
Então gente, nessa terça feira vou ao encontro de possiveis amanitas, li muitas coisas nos fórums e gostaria de confirmar se o consumo só pode ser feito depois de secos, pois eu estava afim de comer assim que chegar em casa.
Li também que (me corrijam se estiver errado) o principio ativo está só no chapéu e no caule está maior concentração de veneno, confere?

Desde já agradeço.

Como foi sua caçada amigo? Encontrou e ingeriu?
 
Back
Top