Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Algumas fotos recentes

Sal

Esporo
Cadastrado
21/05/2024
4
2
Algumas fotos recentes. À esquerda monotub MDK, à direita monotub natalensis.
Detalhe pra última foto, sempre acho engraçado quando natalensis atravessa a contaminação.
natalensis em agarphoto_2024-06-25_01-31-14.jpgphoto_2024-06-25_01-31-13.jpgbolo MDK bolo natalensisphoto_2024-06-25_01-31-32.jpg
 
Conseguiu o esporo do p.nat ? <3
Que lindas fotos, fico no aguardo de mais.
Parabens pelo cultivo, está tudo muito lindo mesmo.
 
Conseguiu o esporo do p.nat ? <3
Que lindas fotos, fico no aguardo de mais.
Parabens pelo cultivo, está tudo muito lindo mesmo.
Sim! Eu consegui esporos de duas origens diferentes há um tempo agora já tenho culturas prontas aqui, cultura líquida, etc.

Coisa linda!
Poderia compartilhar sua receita de agar?
Claro! Eu faço assim:
500ml de água
10g de ágar de boa qualidade (aqui no Brasil eu uso a marca Gelialgas e dois sachês de 4g são suficientes).
7.5g de extrato de malte claro seco (nas primeiras transferências pode usar 4g, ou até menos).
Dissolva os ingredientes na água e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver.
Quando ameaçar transbordar desligue o fogo e despeje num pote de vidro. Eu uso aqueles potes de molho de tomate.
Pode adicionar 4 gotas de corante alimentício gel (opcional).
Coloque a tampa no pote mas não a rosqueie toda para não criar pressão. Depois cubra a tampa e a boca do pote com um pedaço de papel alumínio (isso ajuda a tampa a não cair durante o cozimento e a manter a esterilidade quando retirar o pode da panela para terminar de apertar).
Cozinhe na pressão por 25 minutos. Só conte o tempo após pegar pressão (15PSI por 25 minutos).
Deixa a panela perder a pressão naturalmente, mas assim que isso acontecer retire o pote e aperte bem a tampa (use um pano ou luvas).
Despeje a mistura em condições assépticas nas suas placas ou potinhos PP5 esterilizados assim que o pote não estiver quente demais para trabalhar.
 
Claro! Eu faço assim:
500ml de água
10g de ágar de boa qualidade (aqui no Brasil eu uso a marca Gelialgas e dois sachês de 4g são suficientes).
7.5g de extrato de malte claro seco (nas primeiras transferências pode usar 4g, ou até menos).
Dissolva os ingredientes na água e leve ao fogo, mexendo sempre até ferver.
Quando ameaçar transbordar desligue o fogo e despeje num pote de vidro. Eu uso aqueles potes de molho de tomate.
Pode adicionar 4 gotas de corante alimentício gel (opcional).
Coloque a tampa no pote mas não a rosqueie toda para não criar pressão. Depois cubra a tampa e a boca do pote com um pedaço de papel alumínio (isso ajuda a tampa a não cair durante o cozimento e a manter a esterilidade quando retirar o pode da panela para terminar de apertar).
Cozinhe na pressão por 25 minutos. Só conte o tempo após pegar pressão (15PSI por 25 minutos).
Deixa a panela perder a pressão naturalmente, mas assim que isso acontecer retire o pote e aperte bem a tampa (use um pano ou luvas).
Despeje a mistura em condições assépticas nas suas placas ou potinhos PP5 esterilizados assim que o pote não estiver quente demais para trabalhar.

Muito obrigado por compartilhar! Acho que vou testar com malto.
Sou iniciante com agar e tenho feito minhas placas com 6% de farinha de arroz, elas tem ficado igual as imagens abaixo, talvez seja a quantidade de farinha ou porque essas são segundas transferências de uma placa de esporos, mas não consigo fazer minha culturas ficarem igual as suas, as minhas ficam sempre fofas/algodoadas.
Com relação a essa cor marrom acredito que talvez seja o micélio comendo o corante azul e deixando a cor normal da mistura.

mic.JPGmic2.JPG
 
Muito obrigado por compartilhar! Acho que vou testar com malto.
Sou iniciante com agar e tenho feito minhas placas com 6% de farinha de arroz, elas tem ficado igual as imagens abaixo, talvez seja a quantidade de farinha ou porque essas são segundas transferências de uma placa de esporos, mas não consigo fazer minha culturas ficarem igual as suas, as minhas ficam sempre fofas/algodoadas.
Com relação a essa cor marrom acredito que talvez seja o micélio comendo o corante azul e deixando a cor normal da mistura.

View attachment 214406View attachment 214407
Estão boas! Coisas que promovem crescimento rizomorfo são baixa nutrição e fazer as transferências corretamente.
Uma dica que posso dar é não fazer as transferências muito cedo. Espera o micélio chegar mais próximo das beiradas, assim vc consegue uma boa placa num menor número de transferências (e economiza). Também não precisa ficar perseguindo muito essa questão. Quando as placas estão limpas, pode mandar bala. Mas eu gosto de selecionar.
 
@Sal @orion00 só por curiosidade, estou apreciando as dicas de vocês.
Vocês tem fluxo laminar ou é tudo em SAB ?
 
@Sal @orion00 só por curiosidade, estou apreciando as dicas de vocês.
Vocês tem fluxo laminar ou é tudo em SAB ?
Eu tenho uma caixa de fluxo laminar que eu mesmo fiz, mas como é pequena eu só uso pra fazer transferências, inoculações. Pra preparar muitas placas eu uso a boa e velha SAB.
 
Estão boas! Coisas que promovem crescimento rizomorfo são baixa nutrição e fazer as transferências corretamente.
Uma dica que posso dar é não fazer as transferências muito cedo. Espera o micélio chegar mais próximo das beiradas, assim vc consegue uma boa placa num menor número de transferências (e economiza). Também não precisa ficar perseguindo muito essa questão. Quando as placas estão limpas, pode mandar bala. Mas eu gosto de selecionar.
Hmmm entendo, eu estava transferindo bem cedo porque estava com uma seringa de esporos meio duvidosa, vou dar uma diminuída na nutrição e esperar mais tempo, muito obrigado!

@Sal @orion00 só por curiosidade, estou apreciando as dicas de vocês.
Vocês tem fluxo laminar ou é tudo em SAB ?

Eu faço tudo em uma SAB, deixo o quarto todo fechado para evitar corrente de ar e antes de fazer qualquer coisa sempre limpo bem com álcool 70% a SAB, durante o processo esterilizo a agulha com isqueiro toda vez antes de inocular uma placa/pote, até agora minha média é de cada 10 placas apenas 1 contamina e costuma ser por erro meu na hora de inocular.
Antes eu usava placas de petri mas tava pesando no bolso, R$30 em 10 e ainda eram descartáveis, agora comprei 10 potes de 150ml pp5 por R$10 e posso usar varias vezes, ainda estou testando eles, deixei 5 na gaveta sem colonizar pra ver se iriam contaminar, até agora estão limpos e já fazem mais de duas semanas.

Receita de agar com farinha de arroz integral que eu uso:
400ml de água
9g agar
2, 4 ou 6 gramas de FAI

Pote que estou usando.
ee.png
 
Back
Top